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Saiba como organizar o atendimento ao cliente do seu escritório de advocacia

Algar Telecom | 24 de abril de 2020

Ainda hoje é grande o número de escritórios de advocacia que encaram o atendimento ao cliente como algo de pouca relevância. Ainda há dificuldades em compreender a relação entre a perda de oportunidades de negócio e a falta de um atendimento de qualidade.

Esse é um claro equívoco, pois, mesmo sendo profissionais gabaritados em suas áreas, os advogados dependem diretamente do fechamento de novos contratos para o sucesso de seus escritórios. E um bom atendimento ao cliente é o primeiro passo para a conquista de excelentes resultados nesse sentido.

Porém, a tarefa pode não ser tão simples, principalmente para um setor com pouco histórico sobre o assunto. Por isso, preparamos este artigo com dicas de como organizar um ótimo atendimento ao cliente no seu escritório de advocacia. Continue com a gente e confira!

Prepare o seu escritório para atender todos os clientes

O profissional da área nem sempre percebe, mas um escritório de advocacia pode ser intimidador num primeiro momento, ainda mais se for a primeira vez que o cliente necessita desse tipo de serviço.

É importante entender que a preparação do escritório deve ser feita para receber pessoas comuns, com diversos níveis de conhecimento sobre advocacia. O ambiente precisa ser agradável e receptivo a todos.

Quanto mais à vontade o cliente se sentir no primeiro contato, mais fácil tende a ser o diálogo e maior a chance de fechamento de contratos.

Leia também: ATENDIMENTO AO CLIENTE – POR QUE OFERECER UM SERVIÇO DIFERENCIADO

Mantenha um diálogo acessível

Como dito, o público de um escritório de advocacia é bastante diverso. Em um mesmo dia, o advogado pode atender um cliente com pleno conhecimento sobre o assunto e outro com zero entendimento sobre a sua causa.

Por isso, é necessário sempre adotar um diálogo com transparência e de fácil entendimento. Não há como negar que alguns termos técnicos são necessários, mas é preciso garantir que o cliente está tendo total compreensão sobre os temas abordados.

Mostre-se um profissional gabaritado, mas não corra o risco de perder o cliente apenas por não conseguir manter um diálogo acessível.

Utilize conceitos de vendas

Mesmo que a discussão sobre vendas na área jurídica ainda pareça um tabu, a verdade é que um escritório de advocacia vende os seus serviços profissionais. Se o número de fechamentos de contratos é alto, significa que ele está sendo bem-sucedido no seu objetivo.

Diante dessa constatação, nada melhor que utilizar técnicas de vendas a partir do atendimento ao cliente. Não é preciso descrever detalhes e mais detalhes sobre produtos ou algo parecido. Com os conceitos de venda, você pode trabalhar ideias mais eficazes, por exemplo:

  • identificação da dor e das necessidades do seu cliente;
  • explicação das consequências de uma não decisão;
  • apresentação de uma solução.

Lembre-se de que não é necessário pressioná-lo. Essas reflexões são o suficiente para que ele entenda o quanto o seu serviço é essencial naquele momento.

Automatize o seu atendimento ao cliente

Todo cliente deseja ser tratado com respeito e eficiência, seja em qual área for. Se ele precisar reiniciar o atendimento toda vez que entrar em contato com o seu escritório, em algum momento chegará à conclusão de que não está recebendo o melhor serviço.

Esse tipo de situação acontece muito porque alguns advogados ainda utilizam anotações em blocos de notas ou outras ferramentas ultrapassadas para realizar o atendimento. Com isso, todo o histórico do caso do cliente ou alguns detalhes importantes acabam se perdendo.

Ao automatizar o seu serviço de atendimento ao cliente, tudo muda. Implementando soluções tecnológicas você garante um suporte completo e constante para os seus usuários. Com plataformas em nuvem, o serviço fica ainda melhor, pois você consegue desenvolver seu trabalho até mesmo fora do escritório.

Como se sabe, os profissionais de escritórios de advocacia atuam em um mercado bastante disputado. Hoje, mais do que nunca, não basta ter apenas conhecimento técnico da área para ser bem-sucedido.

Sem um atendimento ao cliente diferenciado, as chances de sucesso diminuem consideravelmente. Por isso, implemente essas dicas e garanta uma importante estratégia competitiva para o seu negócio.

Para entender ainda mais sobre o assunto, veja por que é necessário oferecer um serviço diferenciado de atendimento ao cliente!

gestão de atendimento

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