Dificilmente encontramos uma pessoa que não ouve o seu celular tocar, olha o número, rejeita a chamada e reclama: “odeio esses números desconhecidos e aleatórios, não param de me ligar!”. O fato é que essas ligações tradicionais do telemarketing saturaram e, por isso, algumas empresas acabam não apostando nesse modelo de marketing porque pensam que não é mais eficaz.
Se você também pensa assim, saiba que o telemarketing não morreu! No entanto, é preciso evoluir e apostar em algumas técnicas diferenciadas. Vamos aprender algumas delas? Venha conosco!
Convenhamos: ninguém quer receber uma ligação de venda às 7 horas da manhã em um dia cheio de trabalho, você concorda? Por isso, ter bom senso é fundamental.
O ideal é que você invista em ligações de segunda a sexta das 10 às 21 horas e no sábado das 10 às 13 horas — inclusive, há um projeto de lei que determina esses horários.
No entanto, essas são regras gerais. O mais importante é você contar com um bom sistema em telefonia que gere relatórios inteligentes. Dessa forma, você terá dados reais que apontam qual é o melhor horário que tem mais conversão para a sua empresa, de acordo com as informações coletadas do seu público.
É sempre muito importante ter uma base de contatos atualizada. Isso significa que, se o cliente não quer mais receber as suas ligações, você precisa respeitar.
Contatos inativos (inválidos ou inexistentes) também prejudicam o fluxo de trabalho. Além disso, jamais insista nos contatos que já recusaram a sua oferta.
Leia também: Saiba o que é marketing de afiliados
A tecnologia é a sua aliada na hora de promover boas práticas de telemarketing. Ela auxilia com diversos recursos. Por exemplo, é possível acompanhar o cliente durante a jornada de compra e fazer uma ligação no momento em que ele está decidindo se vai (ou não) investir no seu produto.
Sistemas como Customer Relationship Management (CRM) ajudam a gerenciar as suas campanhas de telemarketing e ainda evitam que a sua empresa receba algum processo judicial.
Diversificar os canais utilizados também é uma ótima alternativa para captar clientes. Afinal, existem pessoas que realmente não gostam de falar ao telefone (preferem uma mensagem no WhatsApp, um contato por e-mail ou um SMS). Então, diversifique os canais utilizados, personalizando a jornada de acordo com as preferências do seu cliente.
É muito importante ter uma boa gestão de desempenho, contando com a ajuda de indicadores inteligentes que promovam insights valiosos sobre onde a sua empresa está acertando e onde precisa melhorar.
Assim, avaliando os relatórios e realizando uma análise mais completa, fica mais fácil criar um planejamento de telemarketing.
Os scripts de venda são interessantes para nortear as ligações. No entanto, é importante que o vendedor não se atenha somente a esse recurso. Afinal, é preciso criar conexões sinceras com o seu cliente para que ele se sinta confortável em expor o seu problema — sendo que, estrategicamente, você tem a solução ideal.
Se você pensou que o telemarketing morreu, saiba que está enganado! Com o advento das novas tecnologias, ele está mais vivo do que nunca. Contudo, é importante que a sua empresa fique de olho nessas boas práticas, para conquistar mais clientes e ter sucesso nas ligações.
Gostou de aprender mais sobre as práticas de telemarketing que dão certo? Então, leia também quais são as 5 melhores estratégias de vendas para implementar na sua empresa!
Deixe seu comentário