A reinvenção do call center: o simples que funciona

Escrito por humanos

Os estudos sobre telefonia começaram no início do século XX pelo dinamarquês e matemático Agner Krarup Erlang. Contudo, o que funcionava naquela época certamente não é a mesma coisa que dá certo hoje, concorda? Por isso, se você tem um call center precisa saber se reinventar.

Afinal, o advento da tecnologia tornou o processo de vendas muito mais otimizado e a sua empresa precisa ficar de olho nessas inovações e tendências para se destacar e conquistar clientes promotores.

Vamos aprender mais sobre essa temática tão importante? Venha conosco!

Como era o call center antigamente?

A telefonia era vista apenas como uma maneira para se comunicar com outras pessoas por meio de chamadas de voz a distância. Foi somente nos anos de 1970 que o empreendedor Henry Ford criou o call center para fins profissionais.

No entanto, precisamos considerar que na época os recursos eram muito limitados. Com o passar do tempo surgiram inovações que permitiram melhorar os atendimentos, como o telemarketing profissional, o SAC e o Código do Consumidor.

Como é o call center atualmente?

Felizmente, hoje podemos contar com uma gama completa de ferramentas e serviços que tornam a gestão do call center mais otimizada. Veja alguns desses recursos:

  • gerenciamento de chamadas em tempo real;
  • unidade de resposta audível (URA);
  • horários personalizados;
  • gravação de chamadas;
  • ramais virtuais;
  • discador automático;
  • bina inteligente;
  • espera telefônica personalizada;
  • reuniões por telefone e videoconferência;
  • relatórios de ligações por ramal;
  • monitoramento de ligações;
  • e muito mais!

Tudo isso mostra que as empresas precisam ter excelência em telefonia. Afinal, ela é uma ferramenta que proporciona bons negócios. Então, se a sua organização quer sobreviver nesse cenário tão competitivo, saiba que é fundamental ter uma boa gestão de atendimento.

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Como promover uma boa gestão de call center?

Agora que você aprendeu que é preciso acompanhar o universo do call center para trazer mais produtividade para a sua empresa, vamos avaliar como promover uma boa gestão? Confira!

Invista em treinamento e capacitação da equipe

A equipe precisa estar preparada para não atender o seu cliente de uma forma robotizada. Cada atendimento precisa ser personalizado e útil para o cliente, ou seja, é necessário resolver as suas dores.

Por isso, os treinamentos são essenciais para capacitar a equi   pe. Neles, o time aprende a desenvolver técnicas incríveis para encantar o consumidor.

Não deixe de lado a motivação

Aplicar pesquisa de satisfação interna é fundamental para avaliar o clima e propor ações baseadas em dados reais do seu negócio. Ouvir as objeções e as dificuldades do time é necessário para criar um plano de motivação que realmente seja eficaz.

Afinal, se o funcionário está desmotivado, certamente não atenderá o seu cliente tão bem quanto deveria, você concorda?

Promova o reconhecimento e a qualidade de vida no trabalho

Reconhecer boas ações e ideias é fundamental. Por isso, promova o reconhecimento sempre que o time alcançar resultados positivos. Investir em ações que promovam a qualidade de vida também é uma dica interessante para melhorar a rotina. Você pode fazer isso por meio, por exemplo, de:

  • viagens;
  • gamificação;
  • gincana;
  • eventos e confraternizações;
  • ginástica laboral.

É preciso compreender que os tempos mudaram e que a sua empresa precisa se atualizar, reinventando o setor de call center para torná-lo cada vez mais competitivo. Com o investimento em recursos tecnológicos no setor de telefonia, em conjunto com ações positivas para os colaboradores, temos certeza de que a sua empresa se destacará da concorrência e terá muito sucesso.

Você gostou de aprender mais sobre a reinvenção do call center? Então, aproveite para conferir também o que é, quais são os tipos e como implementar a URA na sua empresa!

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