Artigos Algar Telecom | 27 de abril de 2020

O impacto da colaboração interna na fidelização de clientes

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que fica muito mais fácil fidelizar clientes quando existe colaboração interna? Afinal, é o alinhamento, a parceria e a integração entre os colaboradores que vão garantir uma boa experiência de atendimento.

Para os consumidores, nada pior do que ficar horas na linha para ter seus problemas resolvidos porque os atendentes não conseguem se entender.

Continue lendo para saber mais sobre a importância da colaboração interna, como ela ajuda a aumentar a fidelização e qual é a melhor solução para evitar a insatisfação dos clientes.

Por que valorizar a colaboração interna?

Quando se trata de atendimento ao cliente, a comunicação clara é uma das ferramentas mais importantes. Ao entrar em contato com uma empresa, ninguém quer ter que lidar com atendentes confusos e ser “jogado” de um lado para o outro – o que infelizmente ainda é algo bastante comum.

Para que isso não aconteça, é preciso que haja colaboração interna. Isso significa que as informações e os procedimentos devem estar igualmente claros para os atendentes. Todos precisam estar familiarizados com os possíveis problemas enfrentados pelos clientes e sobretudo saber trabalhar em conjunto.

Ainda que estejam na ponta do processo, os atendentes devem sempre ter acesso às informações necessárias para conseguir prestar um atendimento objetivo e ágil, sem enrolações. Além disso, o ideal é que eles saibam resolver os problemas mais recorrentes e também busquem soluções rápidas para os novos casos.

Portanto, uma empresa é capaz de transformar o serviço de atendimento ao cliente a partir da colaboração interna. Mas fique sabendo que essa é uma atitude que precisa ser trabalhada aos poucos, até que ela se torne parte integral da cultura da empresa.

Leia também: Como lidar com clientes e fornecer alternativas durante a epidemia do coronavírus

Qual a relação entre colaboração e satisfação?

Oferecer um atendimento de qualidade é uma das melhores maneiras de fidelizar clientes. Sendo assim, se o objetivo é aumentar a fidelização, o grau de satisfação do consumidor com a experiência de atendimento precisa ser uma das principais preocupações da empresa.

É aqui onde entram os benefícios da colaboração interna. Quando os atendentes trabalham como uma verdadeira equipe, eles se tornam capazes de resolver os diferentes tipos de problema com agilidade, superando as expectativas dos clientes.

Isso porque, além do melhor desempenho, eles passam a ter mais motivação para realizar suas tarefas, já que a colaboração interna cria um clima de trabalho mais agradável. E isso é mais importante do que muitas empresas imaginam, pois a experiência positiva no ambiente de trabalho impacta diretamente a experiência do cliente.

Como aumentar a colaboração?

Uma das melhores práticas de atendimento é o uso de soluções tecnológicas que profissionalizam o atendimento telefônico da sua empresa e, ao mesmo tempo, ajudam a aumentar a colaboração interna da equipe. Sabe de que forma?

Com uma solução de Gestão de Atendimento, você consegue gerenciar todos os atendimentos em uma única plataforma online. Por meio dela, é possível administrar chamadas em tempo real, configurar mensagens customizadas, desfrutar de uma URA (Unidade de Resposta Audível), gravar os áudios e armazená-los na nuvem. Além disso, você também tem acesso a relatórios e análises completas.

Dessa maneira, sua equipe pode contar com os recursos necessários para otimizar o trabalho e dar aquele empurrão na colaboração interna, fazendo a empresa ser capaz de fidelizar cada vez mais clientes.

Que tal aproveitar para saber se você está no caminho certo? Descubra agora como está o atendimento da sua MPE!

gestão de atendimento

Deixe seu comentário