Empreendedor Labs Algar Telecom | 3 de junho de 2020

NPS® para pequenas empresas na prática

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas vezes, o empreendedor foca tanto em aumentar o faturamento que acaba investindo em ssoluções pouco estratégicas e esquecendo da importância de garantir a satisfação do cliente.. Este é um erro frequente nas empresas, mas que pode ser evitado com a adoção do mensurador NPS®

O cliente, sem dúvida, é a base para qualquer marca, pois sem ele é impossível manter a continuidade da empresa. Por essa razão, o melhor caminho é entender o nível de satisfação dele antes de realizar novos investimentos. É um raciocínio lógico: quanto maior a satisfação do usuário, maior tende a ser o ROI em cada estratégia.

Mas, afinal, o que é NPS®? Como ele funciona na prática? Quais são os benefícios para a sua empresa? Para entender mais sobre essa importante ferramenta, continue lendo e confira o nosso artigo completo!

O que é o NPS® (Net Promoter Score)?

Criado em 2003 por Fred Reichheld, NPS® é uma métrica que permite que uma empresa avalie o nível de satisfação do seu consumidor com seus produtos e serviços. É a sigla para Net Promoter Score, que, em tradução livre, significa Rede de Pontuação do Promotor.

Em geral, é uma métrica de simples aplicação, mas muito eficaz para identificar os clientes mais fiéis, bem como aqueles mais insatisfeitos.

Em um mundo globalizado, como o atual, onde a tecnologia permite o surgimento e o crescimento de várias empresas ao mesmo tempo, medir o NPS® pode trazer vantagem competitiva e fortalecer a sua marca em relação à concorrência.

Leia também: A experiência do cliente na Transformação Digital

Como funciona o NPS na prática?

Como dito, a aplicação do NPS® é bem simples. O que o diferencia de outras métricas é, principalmente, o seu funcionamento prático. Basicamente, você faz uma pergunta direta para o seu cliente e realiza uma análise a partir da resposta. O questionamento é o seguinte:

“Em uma escala de 0 a 10, quais as chances de você indicar a nossa marca para um familiar ou amigo?”

Com a resposta obtida, o próximo passo é classificá-la dentro de uma escala de categorias, tal como:

  • Notas 9 ou 10 = clientes promotores;
  • Notas 7 ou 8 = clientes neutros;
  • Notas de 0 a 6 = clientes detratores.

Os clientes promotores são aqueles que estão bastante satisfeitos e tendem a ser fiéis e propagadores da sua marca. Os neutros são aqueles que estão satisfeitos, mas podem mudar para a concorrência a qualquer momento.

Já os detratores são aqueles que demandam maior preocupação. Eles estão de fato insatisfeitos com a sua empresa, necessitando de um trabalho específico da sua equipe para identificação dos pontos negativos e aplicação de novas estratégias.

O NPS® é fundamental justamente por esse feedback imediato. Não há burocracia ou fórmulas mirabolantes para entender a relação entre consumidor e empresa. É tudo rápido, fácil e prático. Mas lembre-se: como você utilizará o feedback colhido é o que determinará ou não o sucesso do Net Promoter Score.

Quais as vantagens de usar o NPS® em pequenas empresas?

Você já entendeu como o NPS® funciona na prática. Mas quais as vantagens dele para pequenas empresas? Entenda a seguir!

Facilidade na implementação

A simplicidade na aplicação é, sem dúvida, uma das maiores vantagens do NPS®. Diferentemente de outras métricas, que demandam maior expertise técnica por parte do empreendedor, o Net Promoter Score pode ser implementado pela maioria dos profissionais sem grandes dificuldades.

Isso permite que mesmo as pequenas empresas, que não apresentam infraestruturas abrangentes, consigam entender e se aproximar com mais eficiência de seus clientes.

Dados mais reais

O NPS® é rápido e direto. A pergunta realizada não apresenta nenhuma complexidade de resposta, possibilitando que o cliente responda de forma sincera. Para a sua empresa, isso é interessante, pois se trata de informações transparentes e com baixíssima taxa de erro.

Ajuda na tomada de decisão

O objetivo do NPS® é simples: entender o nível de satisfação do seu cliente. Uma meta clara que dinamiza a tomada de decisão em relação às informações obtidas.

O NPS® com certeza é uma metodologia que vale a pena ser considerada por sua empresa, independentemente do ramo de atuação. Ao aplicá-la corretamente, você aumentará as chances de sucesso no investimento de ferramentas e na criação de estratégias. Lembre-se: um bom número de clientes fiéis garante não só ótimos retornos no faturamento, mas também vantagem competitiva no mercado.

Continue se aprofundando no assunto e veja agora como criar uma pesquisa de satisfação!

https://www.algartelecom.com.br/empresas?utm_source=blog&utm_medium=banner&utm_campaign=algarempresa

Deixe seu comentário