Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

29/out
Cristina Cruz
LAN to LAN: quais são as vantagens em adotar a solução?

Na era da transformação digital, muitas tecnologias nos ajudam no dia a dia, mas também existem alguns riscos que podemos correr. Entre eles está a falta de segurança na troca de dados, que para a sua empresa pode ser algo extremamente perigoso. É por isso que a solução LAN to LAN está sendo amplamente adotada pelas empresas.

Você já conhece o modelo de conexão LAN to LAN? Então, veja agora qual a definição desse tipo de rede e quais são os benefícios que essa solução pode trazer para a sua corporação.

O que é a solução LAN to LAN?

Hoje, é preciso ter nas empresas um sistema de transporte de dados, que conecte as unidades e filiais através de uma rede exclusiva, segura e rápida. Quando pensamos em uma rede com essas características, a primeira opção que surge é o modelo LAN, sigla para Local Area Network, que representa a rede local. Ou seja, todo lugar que possui uma estrutura de ambiente própria está utilizando uma LAN.

Mas o detalhe é que esse modelo só pode ser adotado em ambientes menores, como o escritório de uma empresa. A LAN é formada pelos cabos Ethernet que conectam as máquinas e os equipamentos.

A ideia do LAN to LAN é ter essas mesmas características de um ambiente local, mas levando isso para a conexão entre as redes das filiais. É a melhor maneira de conectar várias unidades, em locais diferentes, mantendo essas características importantes. E isso é feito com as infraestruturas de fibra óptica já existentes hoje em dia.

O que diferencia a LAN to LAN da WAN?

Quando falamos do modelo LAN to LAN, é comum existir uma confusão com outro modelo de rede, que é a tecnologia WAN. Na prática, a WAN — sigla para Wide Area Network, ou seja, rede de longa distância — é o modelo que cria uma rede própria muito maior e complexa, que pode ir de conexões entre cidades até conexões entre países.

A grande diferença desse modelo é a capacidade de cobrir uma área geográfica bem maior do que apenas uma LAN. Contudo, para colocá-lo em prática, existe uma série de desvantagens.

É justamente pelo fator geográfico que fica inviável para as empresas investirem no modelo WAN. Seria necessário arcar com custos muito altos para ter um cabo de rede próprio ou até mesmo adquirir um sinal de longa distância.

Isso significa que vale muito mais a pena utilizar o LAN to LAN, principalmente depois de conhecer os benefícios que a solução pode trazer.

Quais os benefícios de adotar a solução LAN to LAN?

Velocidade de conexão

Devido ao seu tamanho maior, as redes WAN são sempre mais lentas que uma LAN. Quanto maior a distância, mais lenta a rede. É por isso que a LAN to LAN traz o benefício da velocidade. Você consegue manter toda a qualidade desse modelo mesmo tendo a conexão com outras unidades distantes.

Menor custo

Como vimos, uma das grandes desvantagens da WAN é o seu alto custo. Ter uma WAN privada é muito caro devido à tecnologia necessária para conectar dois locais remotos. Em contrapartida, o modelo LAN to LAN proporciona o grande benefício de redução de custos.

Conheça a melhor solução LAN to LAN para sua empresa

Com o foco em trazer para as empresas a melhor opção de conectividade entre as unidades do seu negócio, a Algar Telecom disponibiliza a solução LAN to LAN. Ela foi desenvolvida para que você consiga conectar suas unidades de negócio com todos os benefícios que vimos até aqui.

Como diferencial, a solução LAN to LAN da Algar possui características exclusivas que vão fazer ainda mais diferença para o seu negócio, como:

  • Performance do serviço: Alta disponibilidade e qualidade de tráfego diferenciada em relação a outras soluções de conectividade: baixa latência, menos overhead de protocolos, menor fila e menos buffering.
  • Controle e transparência: Transparência com relação às aplicações do cliente devido à característica de sua arquitetura.
  • Confiabilidade operacional: Gerenciamento em casos de “não conformidade” com efetividade nas pesquisas de falha e soluções de problemas.

E agora, percebeu a importância de implementar a solução LAN to LAN na sua empresa? Aproveite a oportunidade e agende já uma visita de um de nossos consultores.

Deixe seu comentário