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Como um atendimento premium pode ajudar na gestão de TI

Cristina Cruz | 18 de abril de 2016

Em um mundo cada vez mais tecnológico, o meio corporativo não pode ficar de fora e, por isso, as empresas estão cada vez mais imersas no ambiente virtual. Data centers, cloud computing, hostings dedicados e monitoramento são alguns dos termos que se tornam cada vez mais comuns dentro das organizações. Com isso, muitos dados são gerados e a infraestrutura de rede precisa dar conta de todas as informações, além de deixá-las disponíveis para todos os setores da empresa, de forma segura e sem riscos.

Um dos grandes desafios dos gerentes de TI é conseguir acompanhar esse fluxo e ter um parceiro que esteja atento à sua estrutura de rede, que entenda e consiga oferecer uma análise do uso dela, de sua segurança e utilidade para os negócios. É nessa hora que surge a oportunidade de contatar seu parceiro de TI e Telecom para verificar a possibilidade de um atendimento personalizado, especializado e dedicado, para o acompanhamento de rede do cliente. Nesse contexto, é comum ouvir falar de monitoramento de rede. Mas, afinal, do que se trata? O que  são NOC e SOC? Como funciona o atendimento  premium? Como esse serviço ajudaria a minha gestão? Essas são algumas questões que  vamos responder no texto de hoje.

O que é monitoramento de rede?

Como o próprio termo diz, monitorar é acompanhar a rede, observar suas condições e verificar se ela está funcionando de acordo com o necessário. Por meio de monitoramento, é possível oferecer suporte e soluções para possíveis problemas, até mesmo antes de eles serem percebidos pela empresa na qual está inserido o sistema monitorado. Isso ajuda a dimensionar os recursos ligados em rede de forma correta, para não prejudicar o desempenho dos dispositivos ou a troca de dados por meio deles.

O processo de gestão da rede pode ser feito de várias formas, uma delas é por meio do uso de ferramentas de automação. Em geral, quando um provedor oferece a solução de monitoramento, há uma equipe especializada para fazer esse acompanhamento, que pode ser feito de duas formas: por gerenciamento das redes de comunicação pública ou privada de uma organização (NOC) e pela reação a incidentes de segurança virtual (SOC). Cada uma delas, tem desafios e funções diferentes.

Diferença entre NOC e SOC

O NOC, sigla para Network Operations Center (em português, Centro de Operação de Rede), é uma central de gerenciamento que utiliza ferramentas para monitorar e identificar as condições de risco dos equipamentos ligados em rede: computadores, roteadores, gateways e até ERPs. Com esse acompanhamento, a equipe que fica no NOC consegue apontar, de forma pró-ativa, as falhas que possam comprometer o funcionamento de outros dispositivos ou atrapalhar o desempenho dos negócios e buscar a melhor forma de resolver essas questões, e todas as informações de monitoramento são repassadas ao cliente por meio de relatórios gerenciados.

Já o SOC, Security Operations Center (Centro de Operações de Segurança), é um serviço de reação a incidentes que envolvam a segurança de dados em rede. Dessa forma, as principais atividades de uma equipe de SOC é, por meio do monitoramento, identificar as principais ameaças e buscar formas de solucioná-las, analisar relatórios de brechas digitais e saber como driblá-las e se preparar para reagir de forma rápida em caso de ataques virtuais e problemas graves. Assim, uma operação responsável por monitoramento SOC deve ter sistemas de alertas, coleta de informações, armazenamento de relatórios e análise dos dados da monitoria, para entender e encontrar a melhor forma de corrigir essas vulnerabilidades e garantir a segurança.

O ideal é que as equipes de NOC, que acompanham o desempenho da rede, e SOC, que avaliam as condições de segurança, trabalhem em conjunto, para que o monitoramento de rede seja completo e traga benefícios ainda maiores para a empresa. É importante ressaltar que ambos os serviços são recomendáveis, pois, como as corporações trocam grandes quantidades de dados e trabalham com vários sistemas, é preciso garantir desempenho e segurança para que nada seja perdido e nenhum negócio seja prejudicado.

O que é atendimento premium?

Agora que você entendeu o que é monitoramento de rede e o que são as operações NOC e SOC, é hora de entender o que é o atendimento premium e qual a relação dele com esses assuntos.

Na Algar Telecom, as operações de NOC e SOC são um serviço oferecido aos clientes com o conceito de atendimento premium. Funciona da seguinte forma: o cliente contrata um serviço de TI e Telecom, ou um dos dois, e tem a chance de optar por um atendimento dedicado e personalizado, que, além de atender diretamente e solucionar dúvidas e problemas, irá gerenciar e monitorar o desempenho de todos os serviços contratados.

Para oferecer uma solução ainda mais qualificada, a equipe é composta por profissionais que se dividem entre os clientes e oferecem assistência como um todo, já que passam a conhecer cada parte do negócio deles e a entender suas necessidades. Esse profissional recebe o nome de Service Delivery Manager (SDM) e, além de ser responsável por monitoramento de rede, acompanhamento de serviços e atendimento exclusivo ao cliente. A equipe também se compromete a manter reuniões mensais com seus clientes, a fim de apresentar relatórios de desempenho e oferecer possíveis melhorias.

A proposta de um atendimento Premium, que funciona não apenas como SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor), mas também como suporte tecnológico, surgiu de feedbacks da própria base de clientes. Por ser uma empresa que tem como valor o atendimento próximo e personalizado, com índice de satisfação dos clientes corporativos de 87%, a Algar Telecom busca sempre oferecer novas formas de relacionamento e serviços personalizados para contribuir com o negócio dos clientes. Assim, por meio do atendimento premium, sua empresa estará sempre atenta, com um estrutura sempre impecável e você cada vez mais tranquilo. Afinal, com uma equipe por conta de gerenciar sua rede e monitorar sua segurança, sua gestão de TI fica muito mais dinâmica e você terá sempre à mão todos os relatórios que comprovam a eficiência.

O que acha de conhecer um pouco mais o Atendimento Premium da Algar Telecom? Entre em contato e converse com um consultor especializado.

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