Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como retomar o movimento após as vendas de fim de ano

Algar Telecom | 20 de março de 2020

É muito comum o fim do ano trazer um boom de vendas para as empresas, fazendo os indicadores de desempenho subirem com muita facilidade. Para você ter uma ideia, houve um crescimento de 9,5% das vendas natalinas em 2019 — considerado o melhor desde 2014.

No entanto, quando o ano começa, os empreendedores ficam assustados. Afinal, o primeiro trimestre costuma ter uma queda significativa na maioria das organizações.

Se você se identificou e está preocupado com a queda nas vendas, não se preocupe! Continue a leitura e confira dicas incríveis para melhorar os resultados no ano que está apenas começando! Vamos lá?

Invista em promoções para melhorar as vendas

Convenhamos: quem não adora uma boa promoção, não é mesmo? Então, primeiramente faça um levantamento de estoque. Confira quais são as mercadorias que estão paradas há algum tempo e quais estão com o prazo de validade apertado.

Depois, monte kits e faça promoções com esses produtos. Mesmo que a sua margem de lucro diminua com essas ofertas, o aumento das vendas faz com que as mercadorias girem e o seu cliente permaneça perto da sua marca. Além disso, ao perceber que você investe em estratégias benéficas para o consumidor, ele vai se fidelizar com mais facilidade.

Esteja presente na vida do cliente

Um dos segredos mais valiosos para aumentar as vendas é se fazer presente na vida do seu cliente. Afinal, você deve conhecer o ditado “quem não é visto, não é lembrado”, certo?

Então, mostre ao cliente que você está sempre lá, gerando conteúdo e informações de valor que superem as expectativas e solucionem as dores do seu público. Veja algumas opções:

  • envie SMS no aniversário do seu cliente, parabenizando-o pela data;
  • publique conteúdo rico e diversificado pelo menos três vezes por semana nas redes sociais;
  • não se esqueça das datas comemorativas para criar campanhas inteligentes;
  • envie newsletter com conteúdo interessante;
  • envie promoções pelo WhatsApp (com moderação);
  • invista também na mídia offline;
  • promova uma parceria com algum digital influencer do seu segmento para dar mais visibilidade para o seu negócio.

Organize um evento na sua loja

Os eventos são ótimas oportunidades para vender mais e tornar a sua marca mais conhecida na sua região de atuação. Então, organize um workshop na sua loja, convidando alguma personalidade ou um expert no seu segmento — que pode, inclusive, ser um funcionário da empresa.

O mais importante é ter um bom planejamento estratégico: é preciso apresentar um assunto criativo, inteligente e do interesse do seu público. Convide a imprensa e autoridades e aproveite o momento para fazer promoções e divulgar melhor os seus produtos.

Não se esqueça, ainda, de fazer uma cobertura ao vivo nas redes sociais e divulgar as promoções também para quem não estiver presente naquele momento. Essa é uma oportunidade de turbinar o comercial e se tornar referência no assunto.

Sabemos que retomar o movimento após as vendas de fim de ano é uma preocupação que atinge a maioria dos empreendedores. No entanto, com um bom planejamento e seguindo as nossas dicas, temos a certeza de que a sua empresa lucrará mais neste primeiro trimestre de 2020.

Agora que você aprendeu como retomar o movimento após as vendas de fim de ano, que tal aprender 5 maneiras de motivar a sua equipe? Boa leitura!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: