Gestão Algar Telecom | 5 de outubro de 2020

Como otimizar a Gestão Fiscal do seu negócio?

Tempo de leitura: 5 minutos

A legislação tributária no Brasil é considerada uma das mais complexas do mundo, estando entre as principais razões para que pequenas empresas fechem as portas antes de completar 5 anos. Uma realidade que mostra o quanto a gestão fiscal influencia diretamente no sucesso ou fracasso de um negócio.

Mas a dificuldade sentida por muitos empreendedores não é à toa. Quanto mais complexa uma tarefa, mais trabalho ela demanda. E manter as obrigatoriedades fiscais em dia sem uma boa gestão ou ferramentas compatíveis é praticamente impossível.

Então, para ajudar que a sua empresa não passe por esses contratempos, a seguir, apresentaremos algumas dicas essenciais de como realizar uma gestão fiscal de sucesso. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Não negligencie as suas obrigatoriedades tributárias

As empresas que acabam se complicando na questão tributária e fechando as portas em um curto período de tempo não iniciam suas trajetórias devendo ao Fisco. Todo dificuldade tem um começo, e é exatamente esse “pontapé inicial” que você deve evitar.

Para uma gestão fiscal de qualidade é preciso ter em mente que o cumprimento das obrigatoriedades fiscais é um fator macroambiente, ou seja, não é possível negligenciá-lo ou modificá-lo. A única maneira de evitar problemas é segui-lo à risca.

Sendo assim: não adie os pagamentos fiscais para “fechar outras contas”. Além de trazer complicações para a sua empresa, a ilegalidade tributária pode resultar em ações judiciais contra os proprietários.

Faça um planejamento tributário de acordo com a realidade da sua empresa

Outro ponto que a gestão fiscal deve se atentar é a construção de um planejamento tributário dentro da realidade do negócio. É uma questão essencial, que refletirá em maiores ou menores gastos para a empresa no futuro.

É a partir de um planejamento tributário bem construído que o seu negócio consegue diminuir a carga fiscal, escolhendo, por exemplo, o regime tributário mais adequado e definido os ordenamentos jurídicos a serem tomados naquele ano.

Mas para que isso aconteça é importante uma análise interna, entendendo a realidade fiscal da empresa e quais informações devem ser levantadas ou validadas antes de buscar quaisquer oportunidades oferecidas pela lei.

Use a tecnologia a favor da gestão fiscal

Por mais que você entenda a importância do controle fiscal na sua empresa, não há como negar que se trata de uma tarefa complexa. Uma conformidade praticamente impossível de ser realizada sem a ajuda de uma solução tecnológica.

Isso é ainda mais verdade hoje em dia, quando o próprio governo já conta com suas plataformas digitais e exige que várias informações e dados sejam enviadas de maneira online. Sem uma ferramenta que contemple essa demanda, a sua empresa, basicamente, entra em dificuldades.

Mas não vale a pena investir em uma ferramenta aleatória. A solução adquirida precisa ser completa e se tornar, de fato, indispensável de maneira imediata. É preciso um sistema de alto padrão como a Gestão Fiscal da Algar Telecom.

A Gestão Fiscal é um software completo de consultoria tributária. Ele permite que o usuário acesse rapidamente mais de 20 milhões de regras fiscais do sistema tributário brasileiro e esclareça dúvidas sobre o assunto

Funciona da seguinte forma: o usuário busca por uma norma ou informação referente e a inteligência artificial da ferramenta apresenta os resultados imediatamente. É um sistema completamente online, permitindo acesso a qualquer hora e de qualquer lugar.

Além de trazer dados sobre as leis tributárias, a Gestão Fiscal oferece vantagens como:

  • agilidade na apuração e pagamento correto de tributos;
  • monitoramento de regras tributárias e alíquotas.

Enfim, a conformidade tributária não é uma tarefa simples. Porém, com planejamento e soluções tecnológicas completas, como a Gestão Fiscal, é possível mitigar esse peso e manter a sua empresa em estabilidade. Tenha em mente que não se trata apenas de uma questão legal, uma boa gestão fiscal é importante para que a sua empresa mantenha a boa reputação com parceiros, clientes e mercado em geral.

Entre em contato e saiba como a Gestão Fiscal pode ajudar a sua empresa.

Deixe seu comentário