Gestão Algar Telecom | 22 de dezembro de 2020

Como fazer uma gestão de pedidos eficiente usando a tecnologia?

Tempo de leitura: 5 minutos

 

A gestão de pedidos é um conceito que se autodescreve, pois, assim como o próprio nome aponta, trata-se dos cuidados que uma empresa deve tomar em relação ao ciclo de vida dos seus itens. Porém, ainda que a descrição seja simples, o trabalho prático demanda muita atenção, conhecimento e implementação tecnológica.

Quando essa gestão é bem realizada, a sua empresa não só garante números de venda como também assegura que tudo aconteça com o menor custo possível. Em outras palavras, você alcança as expectativas do cliente, mantendo uma boa saúde financeira da empresa. Um equilíbrio praticamente perfeito.

Quer entender mais sobre a importância da gestão de pedidos e saber como a tecnologia pode ajudar sua empresa a ser bem-sucedida nesse objetivo? Então, continue lendo e confira a nossa postagem completa sobre o assunto.

Boa leitura!

Qual é a importância de fazer a gestão de pedidos?

O ciclo de vida de um pedido passa por etapas como atendimento, processamento, seleção de item, embalagem, envio e, quando necessário, troca. Isso tudo enquanto há uma atualização do banco de dados para a próxima compra.

Para as empresas que atuam com varejo é fundamental que todas essas etapas sejam desenvolvidas como o esperado, pois, em geral, elas trabalham com uma margem de lucro bem estreita. Qualquer falha pode significar um grande prejuízo para o negócio.

Mas, como garantir que tudo funcione corretamente quando o ciclo de vida de um produto inclui vários estágios? É aí que entra a importância da gestão de pedidos.

É através desse trabalho que a sua empresa passa de uma gestão “instável” para uma gestão concreta. Com um gerenciamento próximo não há surpresas ou “torcidas” por bons trabalhos, mas sim um acompanhamento passo a passo de cada pedido.

A partir daí, você consegue assegurar a margem de lucro inicial e ainda diminuir os custos operacionais – o que impulsiona a parte financeira da empresa.

Como a tecnologia pode transformar a sua gestão de pedidos?

Você já sabe que a gestão de pedidos é essencial para a sua empresa garantir a margem de lucro de cada pedido vendido. No entanto, ao chegar nessa conclusão, você perceberá que há outra decisão estratégica que não pode ser evitada: o investimento tecnológico.

É simples: o objetivo maior da gestão de pedidos é possibilitar que o gestor acompanhe as etapas do ciclo de vida de cada item, otimizando toda a operação de compra e entregando uma experiência acima da média para os clientes.

Mas a verdade é que não há como fazer esse acompanhamento detalhado através de anotações ou mesmo ligações. Em algum ponto, um erro vai acontecer e você não ficará sabendo. Um gestor de pedidos não pode ser pego de surpresa.

Essa realidade leva à clara a necessidade da participação tecnológica. Somente um software de gestão é capaz de oferecer o acompanhamento completo que a sua empresa precisa dentro dessa estratégia.

Mas é claro que não estamos falando de um investimento em ferramentas aleatórias. Um software de gestão de pedidos precisa facilitar o controle das etapas do ciclo de vida, bem como favorecer em outras frentes, tais como: divulgação nas redes sociais, comunicação com cliente e acompanhamento de envio. Vamos entender melhor.

Divulgação nas redes sociais

Para que o ciclo de vida do produto aconteça é preciso que o cliente inicie a sua compra. E para estreitar os laços entre o consumidor e o produto da sua empresa nada melhor do que a divulgação nas redes sociais.

Por isso, é importante que o seu novo software apresente esse diferencial. Assim, você não só atrai mais consumidores como também começa o acompanhamento a partir desse ponto.

Canal exclusivo de comunicação com o cliente

O seu investimento tecnológico também deve favorecer a comunicação com o cliente, trazendo um cenário mais favorável para a gestão de pedidos. Por exemplo: ainda que você não identifique rapidamente algum problema, o próprio comprador conseguirá fazê-lo de maneira direta.

Acompanhamento de envio

Quando o cliente realiza o pagamento, a única coisa que o interessa a partir daquele ponto é saber onde se encontra o item comprado. Com um software que permita o acompanhamento do envio, você mantém o controle dessa etapa e ainda pode nutrir o consumidor com informações relevantes.

Além desses benefícios, uma gestão de pedidos bem desenvolvida pode fazer muita diferença em datas promocionais como a Black Friday ou o Natal. São nesses momentos de grande apelo que algumas empresas perdem o controle de suas vendas e acabam tendo mais dores de cabeça do que bons resultados. Por isso, vale a pena tanto ter uma gestão mais estratégica quanto contar com um software que assegure o controle de todo o ciclo de vida do seu produto.

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