Artigos Algar Telecom | 3 de julho de 2020

Como criar uma campanha de vendas de sucesso?

Tempo de leitura: 5 minutos

Ter uma boa gestão de campanha de vendas é essencial para manter a equipe sempre motivada e proativa. Afinal, quanto mais os colaboradores estiverem satisfeitos, mais facilmente conquistam os melhores resultados para a sua organização.

No entanto, criar uma campanha de vendas exige muito planejamento. É preciso ter regras claras para tornar o processo justo, implementar uma gestão transparente e criar ações interessantes para que o colaborador se mantenha engajado.

Vamos aprender um passo a passo para criar uma campanha de vendas de sucesso? Venha conosco!

1. Defina metas claras, desafiadoras e alcançáveis

Primeiramente, é preciso considerar que as metas devem ser desafiadoras, mas alcançáveis. Uma técnica muito interessante para aplicar aqui é a metodologia SMART, que determina os seguintes requisitos para o estabelecimento de metas e objetivos:

  • Specific (específico): o objetivo precisa ser claramente definido
  • Measurable (mensurável): o objetivo deve ser mensurável e concreto
  • Attainable (atingível): os resultados precisam ser atingíveis e reais
  • Relevant (relevante): as metas precisam ser relevantes e fazer sentido
  • Time based (temporal): a campanha deve ter um prazo definido.

2. Crie um regulamento para orientar a equipe de vendas

Depois de criar o planejamento estratégico da campanha, baseado na metodologia SMART, crie um regulamento para que todos os colaboradores compreendam a campanha.

Nele, devem ser explicados com clareza fatores como:

  • quais são as metas e os objetivos;
  • como a campanha vai funcionar;
  • qual é o prazo;
  • qual é a forma de mensuração;
  • como será a premiação.

Assim, a campanha de vendas se torna muito mais justa, ética e transparente. Também é importante agendar uma reunião com o time para explicar como funcionará a campanha. Outra boa prática é abrir um espaço para que os colaboradores tirem todas as suas dúvidas.

Leia também: Estratégias de vendas para micro e pequenas empresas em 2020

3. Utilize indicadores para avaliar o desempenho da campanha

Para saber se a equipe está atingindo (ou não) os resultados da campanha, você pode utilizar os indicadores de desempenho.

É importante que você possa analisá-los em tempo real. Assim, se há algo que precisa ser aperfeiçoado durante a campanha, é possível readequar as estratégias de vendas para que os colaboradores alcancem os objetivos.

Os indicadores devem ser baseados nos objetivos da sua campanha. Alguns exemplos são:

  • ticket médio;
  • número de negócios fechados;
  • número de leads gerados;
  • ciclo de venda;
  • custo de aquisição de cliente (CAC);
  • número de leads qualificados;
  • taxa de conversão.

4. Estabeleça prêmios e incentivos para os vendedores

Para incentivar a participação na campanha de vendas, é importante oferecer prêmios interessantes. Afinal, eles servem para motivar o time a alcançar os resultados esperados.

Dessa forma, os prêmios servem de combustível para que os colaboradores se empenhem ao máximo para atingir as metas estipuladas e conquistem o prêmio pelo seu esforço e dedicação.

5. Crie um canal de comunicação para a sua campanha de vendas

Para promover uma ótima gestão de vendas, é muito importante ter um canal de comunicação aberto entre a gerência e o time. Esse espaço é essencial para tirar dúvidas, ouvir sugestões e entender o que está dando certo e o que precisa ser aperfeiçoado na campanha.

A comunicação também serve para a gerência estimular a participação dos colaboradores, enviando mensagens motivacionais e se mantendo à disposição para ajudar o time de vendas.

6. Promova encontros de premiação para a campanha de vendas

Invista em uma boa comemoração, tanto para valorizar a participação dos colaboradores quanto para incentivar o empenho nas próximas ações. Para isso, é interessante criar um momento especial para a entrega da premiação.

Esse momento pode ser um evento interno, um jantar, um passeio ou um happy hour. Aqui, vale a pena ser criativo e proporcionar um encontro único e que promova ainda mais o engajamento do time.

Também é importante que todos os colaboradores se sintam especiais e valorizados. Então, mesmo que você tenha um prêmio ótimo para os primeiros colocados, tenha sempre um presente de participação para todos. Assim, todos se sentem motivados a se dedicar mais em uma próxima campanha.

Gostou de aprender mais sobre o assunto? Agora que você já sabe como criar uma campanha de vendas de sucesso, confira como implementar um processo de vendas eficiente na sua empresa! Boa leitura!

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