Gestão Algar Telecom | 20 de abril de 2020

As melhores dicas de livros para empreendedores

Tempo de leitura: 5 minutos

Ver o próprio negócio ir para frente dá uma satisfação única, não é mesmo? Porém, empreender também significa enfrentar todos os tipos de desafios. Com algumas dicas de livros, você vai descobrir ótimas maneiras de superar as dificuldades.

Além de conhecer bons modelos de negócio e teorias de gestão, os empreendedores precisam ter contato com outros conhecimentos importantes relacionados a comportamento, relacionamento, inovação, negociação, entre outros temas.

As sugestões de leitura que você encontra a seguir são excelentes para trazer esses assuntos para a sua vida. Pronto para conferir?

7 dicas de livros para empreendedores

1. O lado difícil das situações difíceis: Como construir um negócio quando não existem respostas prontas, de Ben Horowitz

O autor do livro, Ben Horowitz, tenta desconstruir a imagem glamourizada do empreendedor de sucesso. Para isso, ele conta sobre as próprias experiências no ramo da tecnologia, oferecendo conselhos para os novos empresários lidarem com os problemas mais difíceis, sem esquecer de relatar os fracassos que fazem parte dos negócios.

2. Inovação em Modelo de Negócios (Business Model Generation)

Esta é uma das dicas de livros que vão ajudar você a administrar a sua empresa. Escrito por centenas de pessoas, o livro funciona como um verdadeiro guia de modelos de mercado que podem ser interpretados e aplicados a diferentes contextos.

3. Mindset: A nova psicologia do sucesso, de Carol Dweck

Você provavelmente já ouviu falar em “mindset” antes, não é? Bem resumidamente, a autora do livro – que é professora de psicologia na Universidade de Stanford – usa a palavra para falar sobre o modo como encaramos a vida e como ele determina nosso desenvolvimento pessoal e profissional.

4. A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Diferentemente das outras dicas de livros, esta obra foi escrita há muito tempo, mais precisamente no século IV a.C. No livro, o general chinês Sun Tzu mostra a importância do planejamento a partir da perspectiva da guerra. Assim como é preciso ter um bom plano para vencer uma batalha, o empreendedor deve ter uma estratégia adequada para vencer a concorrência.

5. O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

Um sucesso de vendas no mundo inteiro, este livro trata da importância de manter hábitos positivos. O autor passou duas décadas estudando o assunto para entender como os hábitos funcionam e como é possível transformá-los. Segundo ele, esse é o segredo para o sucesso.

6. Resiliência: Competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional, de Paulo Yazigi Sabbag

Em um momento em que tanto se fala de resiliência, esta é mais uma das dicas de livros que todo empreendedor precisa conhecer. Mais do que abordar essa competência, o autor explora os principais fatores associados a ela. Para ilustrar melhor cada tema, ele apresenta casos de pessoas famosas.

7. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman

Este livro escrito na década de 1990 mudou para sempre o significado de inteligência no mundo dos negócios. O autor fala sobre o quanto a consciência em relação às emoções é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e como a incapacidade de lidar com os sentimentos pode acabar com uma carreira.

Qual dessas dicas de livros mais chamou a sua atenção? Tente tirar um tempo na semana para fazer essas leituras. Mais do que apresentar reflexões interessantes, relatos e experiências, os aprendizados contidos nesses livros podem contribuir bastante para o sucesso do seu negócio.

Sabia que também é possível aprender a partir de outros meios? Conheça 7 podcasts sobre empreendedorismo e negócios para você ouvir!

Deixe seu comentário