TI Algar Telecom | 17 de abril de 2020

Terceirização de TI: qual é a hora certa para contratar?

Tempo de leitura: 5 minutos

Não há dúvidas de que toda empresa, nos dias de hoje, deve se adaptar à transformação digital para entregar serviços e atendimento de alta qualidade aos clientes. A grande questão é que muitos empreendedores não sabem por onde começar, tendo em vista que os seus serviços de TI são quase inexistentes internamente.

Infelizmente, essa é uma situação comum no Brasil. Há o entendimento da importância da transformação digital, mas são poucos os recursos. A boa notícia é que a terceirização de TI é capaz de resolver esse impasse e trazer grandes benefícios para os negócios.

Quer entender mais sobre a terceirização de TI e saber qual é a hora certa para adotar essa estratégia na sua empresa? Então, continue com a gente e confira este post completo que preparamos para você!

O que é e como acontece a terceirização de TI?

Você já deve saber que terceirizar significa direcionar um serviço, um processo ou uma operação para outro profissional ou empresa especializada. É uma estratégia bastante utilizada na Europa e nos Estados Unidos, e que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. É possível terceirizar atividades de diversas áreas, como atendimento e TI.

Em TI, a terceirização acontece quando uma parceira especializada assume o controle da sua parte tecnológica – tanto para indicar ou implementar novas soluções como para gerenciar as existentes. Assim, toda a parte de softwares, hardwares e dados passa a ser gerenciada pela terceirizada.

A partir disso, você conta com a expertise de uma empresa técnica, com capacidade de resolver problemas em relação à tecnologia – dos mais corriqueiros até os mais complexos. Assim, a sua empresa não estará apenas se inserindo na transformação digital, mas fazendo isso com inteligência e eficiência.

Leia também: OUTSOURCING DE TI: CONHEÇA AS VANTAGENS DA TERCEIRIZAÇÃO

Qual é a hora certa para contratar a terceirização de TI?

Apesar de entenderem a importância da terceirização de TI, muitos empreendedores ainda têm dúvidas sobre o momento ideal para adotar essa estratégia.

Para aqueles que pouco trabalham com tecnologia, o questionamento é ainda maior – afinal, sem um parâmetro real, é difícil fazer qualquer medição.

Mas não se preocupe. Para ajudar, confira as nossas dicas de como identificar a hora certa para a terceirização de TI!

Sem expertise para iniciar a terceirização de TI

Como dito, a identificação das fraquezas tecnológicas de uma empresa é algo comum para muitos gestores. Há um entendimento de que o negócio precisa melhorar nesse sentido, mas falta conhecimento real para começar.

Esse é o momento exato de contar com a terceirização de TI. Uma terceirizada é capaz não só de oferecer serviços especializados, como também de apontar as verdadeiras necessidades da sua empresa. Com isso, você aumenta as chances de sucesso e minimiza custos com implementações desnecessárias.

Necessidade de maior competitividade

Muitos serviços foram criados ou otimizados a partir da evolução tecnológica. Com praticamente toda a sociedade tendo fácil acesso a essas novas soluções, as empresas precisam se adaptar a fim de manter o alto nível de competitividade.

Se a falta de novas tecnologias é a principal razão para a sua marca estar perdendo espaço no mercado, você deve considerar a contratação de um serviço de TI terceirizado. Seria algo até mesmo emergencial, para evitar o risco de seu negócio se tornar obsoleto.

Falta de conhecimento para o gerenciamento dos recursos de TI

Imagine que a sua empresa até conta com algumas soluções tecnológicas, mas não consegue alcançar os resultados pretendidos por meio delas. Na verdade, pode até acontecer que o número de problemas só esteja aumentando e há poucas perspectivas de melhora.

Com esse cenário, podemos afirmar que você passou da hora de contar com a terceirização de TI. Ao utilizar softwares com pouco conhecimento, a sua empresa corre o risco de comprometer a segurança das informações, iniciar processos indevidos e ainda ter as licenças expiradas por falta de gerenciamento. Não vale a pena arriscar.

Quais os benefícios da terceirização de TI?

Como vimos, os momentos adequados para a terceirização de TI são vários. Mas muitos gestores ainda ficam receosos em adotar a estratégia em razão dos custos, não conseguindo entender como essa contratação pode diminuir os gastos da empresa.

Logicamente, como qualquer outra iniciativa dentro do setor corporativo, a terceirização de TI demanda um custo inicial. Para ter um serviço de qualidade, é preciso investimento.

Porém, como vimos no tópico anterior, ignorar as suas necessidades tecnológicas pode custar muito mais caro. Além de perder espaço no mercado, você aumenta os seus problemas e diminui os bons resultados. O serviço de TI é capaz de melhorar esse cenário, permitindo um aumento dos lucros em longo prazo. Além disso, há outras vantagens, como:

  • foco nas atividades principais da empresa;
  • maior segurança das informações;
  • acesso à tecnologia avançada;
  • diminuição de riscos e falhas.

Além de todos esses benefícios, é importante entender que hoje não há nem mesmo a necessidade da montagem de grandes estruturas. Mesmo a sua empresa sendo pequena ou de médio porte, a terceirização de TI pode ser feita através de soluções em nuvem e controle remoto. Manter os seus dados seguros e aumentar a sua eficiência produtiva nunca foi tão simples.

Gostou do artigo? Que tal agora entender como funciona o Outsourcing, a ferramenta capaz de proteger os seus dados de maneira on-line?

Multicloud

Deixe seu comentário