1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. Acessibilidade e a importância da inclusão digital


Gestão Escrito por Algar Telecom | 22 de junho de 2020

Acessibilidade e a importância da inclusão digital

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

Você concorda que o advento da internet trouxe uma série de benefícios para a população? O rápido acesso à informação, a melhoria na comunicação e as oportunidades das novas tecnologias são alguns exemplos. Nesse cenário, precisamos conversar sobre a inclusão digital; afinal, nem todos têm acesso à tecnologia.

A inclusão digital é uma ação que visa garantir que todas as pessoas possam se beneficiar das vantagens que a tecnologia traz. Tornar as tecnologias da informação e da comunicação mais acessíveis é essencial para que as pessoas não fiquem à margem dos fenômenos, das mudanças, das oportunidades e das facilidades que a tecnologia traz em larga escala.

Então, vamos refletir mais sobre esse assunto? Continue a leitura!

Afinal, quais são os benefícios da inclusão digital?

Primeiramente, precisamos conversar sobre a importância de ter responsabilidade social. Na área corporativa ela acontece quando você investe, de forma voluntária, em ações que promovem o bem comum para mudar o mundo.

Uma empresa que investe na responsabilidade social trabalha com mais ética, transparência e impulsiona o desenvolvimento sustentável daquela região. Isso acontece porque são criadas ações para preservar os recursos naturais e também diminuir as desigualdades sociais.

Nesse aspecto, a acessibilidade e a inclusão digital são alternativas para promover a responsabilidade social na empresa, além de trazerem diversos benefícios. Vamos analisar: uma pessoa que está incluída no universo digital tem a oportunidade de realizar diversas ações, por exemplo:

  • fazer cursos profissionalizantes;
  • denunciar problemas sociais;
  • conferir oportunidades de emprego;
  • realizar diversas operações bancárias;
  • realizar compras on-line;
  • estudar e pesquisar sobre diversos assuntos;
  • transmitir o seu conhecimento com facilidade.

Portanto, promover a acessibilidade e compreender a importância da inclusão digital é essencial para que todas as pessoas, incluindo as de baixa renda, possam ter acesso às informações e às facilidades trazidas pelo uso da tecnologia. Assim, é possível criar um mundo mais solidário, com cultura e mais humano.

Leia também: Por que a transformação digital deve garantir a segurança de dados?

Como promover a inclusão digital?

Como vimos, a inclusão digital é um esforço para que mais pessoas tenham acesso à tecnologia. Muitas empresas têm os seus próprios programas e ações para promover a acessibilidade na sua região. Diversas ações interessantes podem ser realizadas nesse sentido, tais como:

  • baratear computadores;
  • fazer campanhas de arrecadação de computadores para doar para entidades carentes;
  • facilitar o acesso aos dispositivos e às conexões com a internet;
  • encontrar alternativas para inserir a população de baixa renda em uma cultura tecnológica;
  • contratar pessoas com deficiência;
  • oferecer as condições necessárias para que pessoas com deficiência possam ter uma boa experiência com a empresa (tanto os clientes quanto os colaboradores);
  • oferecer oficinas para que pessoas com deficiência possam ser incluídas no mundo digital;
  • promover cursos para idosos.

Vale ressaltar que a inclusão digital não se resume somente em promover a acessibilidade para pessoas de baixa renda. Aqui, podemos citar também os idosos e as pessoas com deficiência.

Como a Algar Telecom apoia a inclusão digital?

Com o objetivo de contribuir para a melhoria da comunidade, a Algar Telecom apoia essa ideia e oferece algumas possibilidades, como o programa de inclusão digital.

Somos parceiros do Governo Federal na implementação do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e também do Governo Estadual de São Paulo e de Goiás na implementação do Plano Banda Larga Popular (PBLP) para atender clientes residenciais.

Por meio desses programas, oferecemos planos e condições bem acessíveis. Além disso, temos ótimos planos para micro e pequenas empresas.

Você gostou de aprender sobre a acessibilidade e a importância da inclusão digital? Então, aproveite também para entender sobre o impacto digital nos pequenos negócios. Boa leitura!

Deixe seu comentário