Gestão Algar Telecom | 28 de maio de 2020

6 dicas de livros para superar crises em negócios

Tempo de leitura: 5 minutos

Você sabia que conferir algumas dicas de livros pode ajudar a superar crises? Esses momentos são turbulentos e sempre trazem inúmeras incertezas. Por isso, é preciso muita estratégia e conhecimento para avaliar a situação e promover ações que revertam os quadros negativos.

E todas as empresas (tanto de pequeno quanto de grande porte) estão suscetíveis a crises. Em diversos casos, uma crise pode ser prevista, como quando há problemas no fluxo de trabalho ou quando profissionais não qualificados são contratados. No entanto, ela também pode chegar de surpresa — como é o caso da pandemia que vivenciamos na atualidade.

Então, buscar conhecimento nos livros e ideias para se inspirar é sempre uma alternativa interessante para sair da crise da melhor maneira possível. Vamos conhecer 6 dicas de livros que podem ajudar nessa situação? Venha conosco!

1. Empresas feitas para vencer — Jim Collins

O livro tem como subtítulo “Por que algumas empresas alcançam a excelência… e outras não?”. Nesse sentido, o autor traz reflexões sobre como algumas organizações (boas, medianas ou até mesmo ruins) atingem uma qualidade duradoura.

Jim Collins também apresenta alguns exemplos interessantes e mostra ideias para que as empresas alcancem a excelência.

2. Lee Iacocca: uma autobiografia — Lee Iacocca

Lee Iacocca é muito conhecido no setor automobilístico dos Estados Unidos. Ele foi o responsável pela criação do Ford Mustang e do Ford Pinto.  Subiu rapidamente na hierarquia e tornou-se presidente da Ford em 1964. Durante sua gestão, defendeu o altamente bem-sucedido Mustang, mas entrou em choque com o chefe da companhia, Henry Ford II, que o demitiu em 1978 após 32 anos na empresa.

Após esse episódio, recebeu outro desafio: tirar a Chrysler da falência. O melhor de tudo é que ele conseguiu. Por isso, escreveu a autobiografia para inspirar as pessoas, mostrando que, com trabalho e dedicação, tudo é possível.

Ele é autor ou co-autor de vários livros, incluindo Iacocca: Uma Autobiografia (com William Novak ) e Onde estão todos os líderes foram?

 

3. Quem pensa enriquece — Napoleon Hill

Napoleon Hill tinha o objetivo de descobrir a fórmula para a riqueza. Por isso, entrevistou em torno de 16.000 pessoas (incluindo os milionários mais importantes da sua época), trazendo as conclusões no seu livro Quem pensa enriquece.

De acordo com a análise, a maioria dessas pessoas segue um passo a passo para obter o sucesso. E é exatamente isso que ele apresenta na sua obra.

4. O livro de ouro da liderança — John C. Maxwell

John C. Maxwell é palestrante, especialista em liderança e internacionalmente reconhecido. Na sua obra, ele descreve a sua jornada, que iniciou aos 17 anos. Aos 22, assumiu o seu primeiro cargo como líder. Com o passar do tempo, desenvolveu duas grandes paixões: estudar e ensinar a liderança.

Na sua obra O livro de ouro da liderança, ele mostra alguns relatos, dá conselhos e aborda ensinamentos essenciais para quem almeja se tornar um líder.

5. Vencendo a crise — Robert H. Waterman Jr. e Thomas J. Peters

O livro traz algumas práticas utilizadas pelas organizações americanas durante a crise que aconteceu na década de 80, quando o setor industrial dos Estados Unidos estava perdendo espaço para empresas japonesas.

A obra apresenta uma pesquisa rica com princípios imprescindíveis para as empresas aplicarem.  Tais princípios, apesar de sensatos, na maioria das vezes, s não são vivenciados na prática, observam seus autores. Valorizar o desempenho do elemento humano e prender-se mais ao bom senso do que a políticas empresariais são dois dos pontos relevantes nesta obra.

6. Oportunidades disfarçadas — Carlos Domingos

Oportunidades disfarçadas é mais uma das nossas dicas de livros. A obra apresenta alguns casos reais de empresas que enfrentaram fortes crises e que conseguiram se sobressair com soluções inovadoras e criativas.

O livro é muito motivador, pois mostra que, mesmo em períodos difíceis, há alternativas para fortalecer a marca e sair na frente da concorrência.

Gostou de conferir algumas dicas de livros para superar crises nos negócios? Se sim, aproveite para ler também 5 dicas de livros sobre recuperação econômica e financeira! Bons estudos!

Deixe seu comentário