Gestão Algar Telecom | 11 de agosto de 2020

5 dicas para otimizar a gestão financeira da sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

Em tempos de dificuldade, muitos proprietários pensam em cortar gastos e diminuir as despesas de suas empresas. A decisão é óbvia, mas dificilmente funciona quando não há um trabalho estável feito pela gestão financeira.

Otimizar o departamento financeiro não significa apenas melhorar a rotina de um único setor. Por ser responsável pelo controle das finanças do negócio, o setor financeiro precisa levar em conta o aperfeiçoamento de toda a empresa. Isso não só trará bons frutos no futuro, como garantirá proteção em momentos de dificuldade.

Por isso, independentemente do cenário, é sempre importante investir em iniciativas para a otimização da gestão financeira. Quer conhecer algumas boas ações? Então, continue com a gente e confira a seguir!

1. Controle todas as receitas e despesas

Otimizar a gestão financeira significa gerir com inteligência e eficiência todos os processos que impactam o caixa do seu negócio. Para isso, você precisa ter controle total das receitas e despesas da empresa.

Assim, você adequa corretamente os gastos em relação às receitas, garantindo que todas as dívidas sejam pagas e que os investimentos sejam feitos de acordo com o faturamento gerado.

Ao não ter conhecimento completo sobre as entradas e saídas de dinheiro, você acaba se precipitando nas decisões ou projetando cenários que não existem ou jamais existirão de fato. Além de ser algo frustrante, isso coloca em risco a saúde financeira do negócio.

2. Faça um planejamento e acompanhe os relatórios

Para a gestão financeira, um planejamento é como um mapa para a conquista do “tesouro” – que pode ser, essencialmente, a estabilidade financeira do negócio. Já sem um planejamento, a gestão não consegue identificar os objetivos nem os passos que devem ser tomados.

Por isso, é essencial que você construa um planejamento estratégico para o fortalecimento do setor. Para isso, é preciso apresentar objetivos de curto e longo prazo, assim como metas claras e dentro da realidade da empresa.

Para garantir que tudo seja seguido corretamente, é importante também definir indicadores e acompanhar relatórios semanais, quinzenais ou mensais. Esse acompanhamento dará base para realizar mudanças de forma mais segura, caso sejam necessárias.

Leia também: Otimize sua gestão empresarial com as soluções Algar Telecom

3. Avalie e reduza custos

Com o controle das receitas e um bom planejamento, você consegue construir novas estratégias para a redução de custos. Isso é possível, pois a avaliação sobre as finanças da empresa se torna mais fundamentada.

Uma redução de gastos, feita de maneira eficiente, abre um novo leque de possibilidades para o negócio. E, ainda que a empresa não esteja passando por nenhuma crise ou problemas financeiros, esse tipo de gestão é altamente positivo.

Assim, não é preciso mexer em fatores vitais para o negócio, como equipamentos ou mão de obra, sendo possível criar campanhas para a redução de custos rotineiros, por exemplo:

  • diminuição de desperdício de materiais;
  • maior utilização da luz solar;
  • uso consciente da água.

4. Atente-se à legislação fiscal

Alguns gestores se esquecem ou ignoram isso, mas a conformidade fiscal tem tudo a ver com uma boa gestão financeira. Afinal, quando você comete erros na questão tributária, acaba tendo que pagar multas e outras punições.

Para evitar problemas com o fisco, é preciso ter em mente que o sistema nacional conta com milhões de normas fiscais. Por isso, contar com a ajuda da tecnologia é imprescindível para uma boa gestão..

Para isso, você pode investir em uma solução como a Gestão Fiscal – uma ferramenta completa que conta com mais de 18,5 milhões de regras fiscais para resoluções de dúvidas.

A Gestão Fiscal é capaz de garantir que a sua empresa sempre esteja em dia com as regras fiscais e com as auditorias, possibilitando até mesmo que você reduza os custos ao escolher os regimes mais adequados para o negócio.

5. Tenha um sistema de gestão financeira

Todas as dicas apresentadas anteriormente são importantes e, se aplicadas corretamente, trazem um retorno satisfatório. Porém, não há como negar que a gestão financeira é algo complexo e praticamente inviável de ser realizada de forma manual ou com ferramentas obsoletas.

Por isso, a otimização da sua gestão deve passar pelo aperfeiçoamento das soluções utilizadas pela empresa. Para isso, você pode adotar a Gestão Financeira.

Trata-se de um software da Algar Telecom, que funciona como um suporte avançado para o gerente financeiro. Uma plataforma de alto desempenho, que trabalha com tecnologia em nuvem e permite o gerenciamento remoto. Além do controle financeiro total da empresa, o gestor conta com vantagens como:

  • otimização da emissão de NF-e;
  • responsividade e segurança;
  • produtividade.

Como você viu, não há dúvidas que manter um controle sobre todas as movimentações da empresa garante um cenário muito mais tranquilo. Uma gestão financeira precisa ser segura e estável para que os outros departamentos trabalhem com maior confiança.

Conheça a Gestão Financeira, a solução completa da Algar Telecom! Clique no banner abaixo!

Deixe seu comentário