1. Home
  2. /
  3. Finanças
  4. /
  5. Use a tecnologia para melhor organizar as finanças da sua empresa


Finanças Escrito por Algar Telecom | 26 de março de 2021

Use a tecnologia para melhor organizar as finanças da sua empresa

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Organizar as finanças é um fator importante para qualquer empresa, independentemente do tamanho. Só com equilíbrio financeiro o seu negócio consegue realizar investimentos sem comprometer o próprio fluxo de caixa.

Porém, mesmo que essa ideia seja unânime, no dia a dia, nem sempre é fácil colocá-la em prática. Em pequenas e médias empresas é ainda mais complicado, pois muitos gestores nem sempre apresentam prática ou expertise no assunto. E basta um deslize para trazer desiquilíbrio completo.

Pensando nisso, criamos este artigo com algumas ótimas dicas de como organizar as finanças da sua empresa. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Separe as contas empresarias e as contas pessoais

Se você é dono ou gestor de uma micro ou pequena empresa, provavelmente, já deve ter escutado bastante essa dica ao buscar conhecimento de como organizar as finanças.

Mas essa repetição não é à toa. Infelizmente, na intenção de facilitar ou agilizar processos dentro do negócio, muitos gestores acabam misturando as finanças pessoais com as da empresa. E ainda há aqueles que gastam os valores do negócio com contas pessoais.

É um grande erro, e você deve ter isso em mente a todo o momento. As fontes de renda devem ser geridas de forma separada, jamais se misturando aleatoriamente. Para isso, é importante:

  • registrar todas as movimentações no setor financeiro;
  • movimentar os valores em contas separadas;
  • utilizar cartão corporativo.

Crie um orçamento empresarial

A sua empresa não pode encarar o mercado sem um planejamento pré-definido, principalmente na parte financeira. E esse desafio é superado a partir da criação de um orçamento empresarial.

É nessa elaboração que você define, considerando a situação atual da sua empresa, o volume de recursos que será destinado para cada setor ou processo, por exemplo:

  • novos investimentos;
  • parceiros;
  • salários.

O orçamento não só ajuda a organizar as finanças, como também traz mais confiança para funcionários, parceiros e investidores. Há uma certeza de que a parte financeira do negócio está sendo bem gerida.

Busque a redução dos custos

Com um orçamento financeiro bem definido você consegue saber bem para onde estão indo os recursos da sua empresa. Com isso, abre-se brecha para um novo trabalho: a diminuição dos gastos desnecessários.

Sim, porque organizar as finanças também é assegurar que bons investimentos. Gastos elevados não ajudam em nada e tendem a trazer complicações em longo prazo, forçando a empresa a tomar decisões emergenciais.

Então, aproveite as informações destacadas dentro do orçamento e defina os pontos que podem sofrer uma redução de custos sem prejudicar o negócio. Por exemplo:

  • inúmeros fornecedores do mesmo tipo de produto;
  • gastos elevados com luz, água, internet;
  • investimentos em itens de baixo giro.

Utilize a tecnologia para organizar as finanças

Todas as dicas anteriores são essenciais para organizar as finanças da sua empresa. Mas, não há como negar que esse controle não é simples de fazer. Por mais organizado que você seja, esse é um trabalho que necessita do apoio da tecnologia.

A boa notícia é que hoje ninguém precisa mais quebrar a cabeça fazendo contas em anotações de papel e ficar atualizando constantemente uma planilha Excel.

Com softwares completos, como o Gestão Financeira da Algar Telecom, você tem o controle do seu negócio de forma dinâmica e segura, acompanhando documentos fiscais, registro de compras e vendas, estoque e lançamentos em tempo real.

Assim, você tem mais facilidade para identificar os gargalos financeiros e trabalhar em soluções em um curto espaço de tempo.

Enfim, o equilíbrio financeiro do seu negócio só depende de você. Seguindo as nossas dicas e mantendo as disciplinas em relação aos gastos, você conseguirá organizar as finanças e ainda trabalhar com muito mais tranquilidade no dia a dia.

Gostou do artigo? Não pare agora, continue no nosso blog e conheça outras 5 dicas para otimizar a gestão financeira da sua empresa.

Deixe seu comentário