É fato que o ano de 2020 jamais será esquecido pelos empresários. Mas, com a retomada gradativa das atividades, é hora de olhar para frente e recuperar ao máximo os números que foram perdidos durante a pandemia. E, para uma recuperação mais segura, uma gestão financeira estável é essencial.
Com o comércio sendo uma das áreas mais afetadas, as empresas do setor tiveram que amargar prejuízos e refazer seus planos. Por isso, no pós-pandemia, o trabalho deve ser pensado de forma estratégica, com a gestão financeira trazendo a segurança que as outras áreas precisam.
Para entender mais sobre a relação entre uma boa gestão financeira e o sucesso da sua empresa no pós-pandemia, confira o nosso artigo completo sobre o assunto.
Boa leitura!
Um estudo recente do Sebrae mostrou que foi grande o número de empresas brasileiras atingidas pelos impactos negativos da pandemia. Porém, o mesmo estudo reforça que muitas conseguiram se manter em funcionamento por causa de um trabalho mais estratégico da gestão financeira.
Com corte de custos e renegociação de contratos, por exemplo, o setor financeiro trouxe a estabilidade que as empresas precisavam no momento mais adverso e permitiu até mesmo que muitas delas mantivessem os empregos dos funcionários.
Isso deixa claro que a gestão financeira é a base para que um negócio mantenha suas atividades mesmo durante as crises. E agora, diante de uma retomada econômica, não é diferente. Ao cuidar do seu setor financeiro, você garante mais respaldo para um passo mais incisivo.
Para retomada dos negócios , veja algumas dicas que podem ser consideradas pela sua gestão financeira!
A pandemia certamente trouxe algumas dificuldades financeiras para o seu negócio e contratempos que não estavam nos seus planos, não é?
Por isso, antes de qualquer tomada de decisão mais direta, é preciso “arrumar a casa”. Faça uma análise do cenário financeiro da empresa, identificando os números reais do dinheiro em caixa, dos lucros e dos prejuízos.
A partir daí, você deve traçar planos de ação de curto e longo prazo, considerando a realidade do seu negócio bem como o momento do mercado.
No início do ano, você certamente tinha metas mais ousadas para a sua empresa, com a equipe de vendas preparada para superar as expectativas. Mas tudo isso ficou para trás, e ficar lamentando pelo que passou não vai ajudar.
O trabalho da gestão financeira agora deve focar em recalcular as possibilidades da equipe de vendas, readequando as metas para o momento atual. O intuito principal é gerar receita para manter o negócio funcionando sem grandes sustos.
Por mais que falemos em análise de números, estudo de cenário e reavaliação de metas, sabemos que essas ações não são simples de serem realizadas de maneira manual.
Mas o fato é que uma empresa que deseja ser minimamente competitiva não pode gerir o seu setor financeiro de forma manual ou com ferramentas obsoletas.
Independentemente de crise, você precisa contar com ferramentas que otimizem os processos e tragam maior segurança para o trabalho das equipes. E, para o momento atual, isso se torna vital.
Portanto, invista em um sistema de gestão financeira que permita o controle total do fluxo financeiro do seu negócio e facilite a execução de iniciativas como as que foram citadas nos tópicos anteriores. Em um mundo cada vez mais digital, o sucesso do seu negócio passa muito pela utilização de um software de alta qualidade.
Para servir de inspiração, conheça alguns empreendedores que com algumas ações conseguiram impedir o encerramento de suas empresas durante a pandemia.
A empresária e chef Ana Paula Boquadi, dona do restaurante Buriti Zen, percebeu que não conseguiria manter a mesma rotatividade de clientes por causa das medidas de restrição durante a pandemia.
Para evitar maiores prejuízos, a chef fortaleceu o modelo de marmitas no restaurante e implementou o serviço delivery. Claro, para que a estratégia funcionasse foi preciso melhorar a comunicação nos canais de atendimento e aperfeiçoar o modelo de entregas.
No final, o Buriti Zen conseguiu se manter forte e até igualou a média de vendas que já tinha antes da pandemia.
O setor de lazer e entretenimento também sofreu grande impacto nesse período – com alguns empreendimentos proibidos de funcionar até hoje. O Clube de Remo Brasília passou por isso e viu a renda com aluguel de equipamentos e realização de atividades chegar perto de zero.
Para não fechar as portas, os proprietários André Luiz Correia e Mônica Augusta tiveram que readaptar completamente os serviços oferecidos no local, investindo na preparação e entrega de café da manhã e almoço. Mas, antes disso, tiveram que realizar uma redução drástica nos gastos e um estudo de gestão financeira para identificar algumas possibilidades.
Com tudo resolvido, as vendas passaram a ser feitas de maneira on-line e as entregas no modo delivery. Assim, houve possibilidade de manter o estabelecimento principal, ainda que de portas fechadas, até a liberação das atividades.
Enfim, o mundo voltou a girar, e aqueles que ainda estão olhando para o passado tendem a ficar para trás. Como vimos, por mais que o cenário não seja dos mais favoráveis, é possível trabalhar uma gestão financeira que traga mais estabilidade e segurança para a retomada dos negócios. Então, analise as dicas apresentadas e mantenha a sua empresa sempre em alta no mercado.
Continue no nosso blog e confira agora 5 dicas para otimizar a gestão financeira da sua empresa.
Deixe seu comentário