Finanças Algar Telecom | 11 de maio de 2021

Como melhorar seu controle de custos e relatórios de lucros

Tempo de leitura: 5 minutos

Como está a gestão financeira da sua empresa? Os relatórios estão em dia? Será que você está fazendo um controle de custos eficiente? Podem parecer perguntas simples, mas ao se deparar com elas, alguns proprietários e gestores acabam percebendo que suas empresas não estão tão equilibradas quanto imaginavam.

A verdade é que controle de custos não se resume a cortar gastos. Porém, ao implantar algumas medidas dispersas e aleatórias, alguns profissionais acabam caindo na “armadilha das aparências”. Um grande equívoco, pois controle nesse sentido está ligado a uma gestão eficiente e a uma política de gastos sustentável.

Quer entender melhor por que é tão importante fazer o controle de custos e ainda conhecer dicas de como desenvolvê-lo corretamente na sua empresa? Então, continue lendo e confira o artigo que preparamos para você.

Boa leitura!

Qual a importância de fazer o controle de custos na sua empresa?

Por mais óbvia que seja essa pergunta, a verdade é que muitos empresários só se dão conta da sua relevância quando estão em “apuros” – isso está muito voltado à característica humana: tendemos a nos preocupar com algo importante só quando não há outra medida a ser tomada. Um grande erro.

Se tratando de Brasil, o equívoco fica ainda maior, pois a taxa de mortalidade de empresas aqui é consideravelmente alta – e isso pode aumentar por causa da pandemia. E uma das principais causas para o fechamento de negócios é justamente um controle financeiro ineficiente.

Quando você gasta mais do que arrecada, logicamente, ficará no prejuízo. E se não há medidas eficientes para mudar esse quadro, o fechamento acaba se tornando um processo natural.

Em resumo, realizar o controle de custos não deve ser algo ocasional ou mesmo uma diferenciação da sua marca. A medida precisa ser encarada como um processo contínuo e crucial para a sobrevivência da sua empresa, do seu sonho.

Saiba como uma gestão financeira pode ajudar você na redução de custos.

Como melhorar o seu controle de custos e relatórios de lucros?

Se a falta de gerenciamento de custos pode comprometer a estabilidade da sua empresa, o melhor caminho é adotar medidas que permitam um acompanhamento eficaz e saudável.

Confira algumas dicas.

Implemente uma política sustentável de gastos

O primeiro ponto que você deve entender é que nenhum resultado acontece por mágica. Empresas precisam investir e pagar suas contas fixas e variáveis. Dizer que vai simplesmente “cortar custos” não funciona. O que você precisa é de uma política sustentável.

Isso começa por mudanças de hábitos. Mudanças que devem partir dos gestores para os colaboradores. Cada setor deve se empenhar a acabar com os desperdícios e reduzir gastos que não impactam na produtividade de suas rotinas.

Além disso, você não deve inflar os gastos quando as metas não estão sendo alcançadas. Ser sustentável, neste caso, significa gastar de acordo com os lucros obtidos. Os investimentos e outras iniciativas devem acompanhar o fluxo financeiro do negócio.

Mensure regularmente os resultados

Outro ponto que já mencionamos neste texto é o equívoco de alguns gestores em realizar o controle de custos de maneira esporádica. Agindo dessa forma, a chance de erro é grande.  

Não só o acompanhamento como também a mensuração dos números precisa ser constante. O controle de custos deve fazer parte da rotina de equipes e gestores, entendendo se a sustentabilidade financeira está acontecendo de fato.

Nesse sentido, não abra mão dos relatórios. São eles que lhe informarão todos os números que você precisa acompanhar e analisar. Quanto mais detalhados e atualizados, melhor para o gerenciamento.

Utilize um sistema de gestão financeira

Acompanhar todos os números financeiros da sua empresa, sem dúvida, é essencial para um controle de custos eficiente. Mas, não há como negar que se trata de uma tarefa complexa. Quanto maior o fluxo financeiro da sua empresa, mais desafiador é o gerenciamento.

Por isso, uma boa política de controle de custos precisa contar com um sistema de gestão financeiro. Uma solução tecnológica que gerencie por completo a parte financeira do seu negócio e forneça relatórios de gastos e de lucros.

Hoje em dia é praticamente impossível fazer esse tipo de acompanhamento de maneira manual – pelo menos se você deseja ser eficaz e minimamente competitivo.

Enfim, não deixe que a sua empresa entre para uma estatística negativa. Com uma política de controle de custos correta e soluções tecnológicas que facilitem o gerenciamento, você garante uma cobertura total e um equilíbrio financeiro essencial nos dias de hoje.

Gostou do artigo? Então saiba mais sobre Gestão Financeira no link abaixo.

Clique na imagem e saiba mais sobre o Gestão Financeira da Algar Telecom.

Deixe seu comentário