Como aumentar as vendas durante a Black Friday é uma das dúvidas mais recorrentes entre os pequenos e médios empresários brasileiros. E isso não é à toa. A data já se tornou uma das mais importantes em termos de faturamento para diferentes setores.
Porém, assim como pode ser altamente benéfica, a promoção pode ser frustrante caso não haja um planejamento correto por parte da empresa. Afinal, todos querem aproveitar a data, mas só aqueles que se preparam corretamente conseguem extrair bons resultados.
Para ajudar você a ter sucesso, preparamos algumas dicas de como aumentar as vendas de pequenas e médias empresas em uma Black Friday. Continue com a gente e confira!
Entenda como aumentar vendas utilizando marketplaces
Os marketplaces são conhecidos como shoppings virtuais. Basicamente, tratam-se de plataformas digitais em que empresas e vendedores profissionais se encontram exclusivamente para oferecer produtos e serviços para os seus clientes.
Como o comércio virtual é um dos mais impactados positivamente pela Black Friday, é interessante que essa estratégia esteja na sua cartilha de como aumentar as vendas nessa data.
O primeiro passo para garantir sucesso é realizar um planejamento tático e operacional. Comece o trabalho com antecedência — em torno de meses antes da promoção — e escolha um marketplace que tenha a ver com o perfil do seu negócio.
Além disso, no planejamento devem ser definidos fatores que fazem toda diferença durante uma Black Friday, tais como:
- preços promocionais;
- produtos e imagens;
- divulgação;
- estoque.
Ao mesmo tempo, você deve estudar a questão operacional a fim de garantir que a distribuição das mercadorias aconteça da melhor maneira possível. Esse ponto é essencial para a fidelização de futuros clientes.
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Trabalhe as redes sociais para impulsionar as vendas
Hoje, as redes sociais são ótimos exemplos de como aumentar vendas de maneira inteligente e sem gastar muito. Os canais são chamarizes naturais de público, e o seu trabalho é saber direcionar os usuários para as promoções da sua empresa.
Aqui, a estratégia também deve começar de maneira antecipada. O público que frequenta as suas redes deve ficar ciente sobre os preços promocionais trabalhados no seu site, e-commerce ou marketplace.
Faça postagens apresentando seus principais produtos e serviços e crie um senso de urgência para atrair um maior número de consumidores para os outros canais. E o mais importante, utilize os recursos da plataforma para entender quais são os melhores períodos para esse tipo de postagem.
Crie ofertas marcantes e competitivas
Ao mesmo tempo em que a popularidade da Black Friday cresce, também se intensifica o trabalho dos órgãos fiscalizadores. Por isso, tenha em mente que participar da data é se comprometer a oferecer preços e promoções diferenciadas.
Não caia no erro de apresentar ofertas que apenas ludibriam o cliente. Acima de qualquer fiscalização, está o prestígio e a credibilidade da sua marca.
Nesse sentido, estude a concorrência e garanta que os preços trabalhados por sua empresa sejam competitivos e atrativos. Faça a sua parte para que o cliente experiencie uma verdadeira promoção de Black Friday.
Crie uma ótima experiência de compra
Por mais que a Black Friday seja uma iniciativa focada nos preços, a preocupação com a experiência do usuário talvez seja o fator mais importante dentro das práticas para aumentar as vendas.
A verdade é que se você ofereceu uma jornada diferenciada na edição anterior da promoção, certamente o cliente voltará para realizar uma nova compra, ou pelo menos uma nova análise, no seu site.
Além disso, não adianta oferecer bons preços e não se atentar a dificuldades que outras etapas da jornada de compras podem apresentar. Por isso, antes de colocar todo aparato à disposição do consumidor, verifique:
- o nível do suporte técnico do seu site;
- o estoque disponível para venda;
- as formas de pagamento.
Em suma: para entender como aumentar vendas é preciso ouvir e conhecer em detalhes o perfil do seu cliente, seja na Black Friday ou em qualquer outra época do ano.
Não abra mão de coletar informações pertinentes sobre as expectativas dos usuários junto a sua marca. Além disso, se alie a empresas que possam oferecer um bom suporte técnico, ajudando o seu negócio a faturar alto nessas datas especiais.
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