Artigos Algar Telecom | 2 de março de 2021

Gestão de inovação: o que sua empresa pode aprender com as startups?

Tempo de leitura: 5 minutos

É verdade que nos últimos anos a tecnologia tem se desenvolvido cada dia mais e consigo, trazendo novos projetos e ideias que busquem otimizar a vida das pessoas. É o caso de startups como Zé Delivery com um aplicativo de entrega de bebidas e com preço de atacado ou a Nubank, um banco 100% on-line que garante praticidade em todos os processos que seriam feito em agências e com filas absurdas.

Mas você deve estar se perguntando “Como implantar novas ideias e projetos na minha empresa?”. Não se preocupe, estamos aqui para ajudar a entender a importância da gestão de inovação e como aprender com as startups a pensar fora da caixa, garantindo domínio no mercado. Continue a leitura e não perca nenhum passo!

Gestão de inovação: afinal, o que é?

A área de Gestão da inovação tem como finalidade garantir que os processor inovadores sejam ativos nas empresas, trabalhando com planejamento, organização, gerenciamento e controle. Além de focar na sustentabilidade empresarial, avalizando valor para o seu negócio. Para sua concretização é necessário estipular 3 métodos:

Começo: Onde ocorre a entrada de novas ideias, aderindo as informações para que sejam analisadas e aprovadas, dando início ao próximo passo.

Meio: Aqui é onde ocorre o gerenciamento dos processos, trabalhando os métodos inovadores e entender qual a sua eficácia.

Fim: No último passo ocorre a entrega das soluções confeccionadas, além de certificar-se que estão dando êxitos nas resoluções dos problemas.

A inovação nas startups

De acordo com estudiosos, as startups, por se tratarem de empresas novas e com grande potencial de crescimento por trabalharem principalmente com tecnologia, são projetadas para alcançar mercados globais.

Para que ocorra esse progresso é preciso utilizar métodos imprescindíveis, como a oferta de um serviço escalável e totalmente inovador, isto é, ter custos de produção baixo e a geração do lucro em um curto período.

Outro fator para que a empresa seja reconhecida no mercado é o investimento de empresas maiores.  A exemplo disso temos a Loggi, empresa especializada em entregas, que recebeu cerca de 150 milhões de dólares.

Outras vantagens para o investimento na gestão da inovação são:

  • Valorização da marca
  • Abertura de novos mercados
  • Maior engajamento dos colaboradores
  • Organização dos processos
  • Atração de talentos

Como desenvolver a gestão de inovação?

Agora que explicamos um pouco mais sobre a gestão de inovação, assim como suas vantagens e como é o seu comportamento dentro das startups, saiba como estruturar sua empresa a artir disso para também ter resultados eficazes!

Crie um ambiente amigável

Busque sempre trazer um ambiente que seja favorável para todas as áreas, isso porque funcionários felizes geram resultados melhores e tem prazer em trabalhar, além de garantir uma maior produtividade e estimular a criatividade.

Invista no brainstorming

É importante ressaltar que a empresa está aberta para a criação de novas ideias, contribuindo para que os colaboradores pensem e tragam sugestões que possam ser discutidas e trabalhadas. Mas não se esqueça, não desvalorize nenhuma ideia, por se tratar de um brainstorming, todas as opiniões precisam ser ouvidas. A inovação aberta é um excelente caminho para que se obtenha ótimos resultados.

Além disso, procure ainda trabalhar com cursos, treinamentos ou palestras com pessoas que tenham domínio no assunto e, assim, dar início a um processo a longo prazo.

Crie um plano de metas e estruturação

De acordo com Peter Drucker, “O que não se mede, não é gerenciado” e é fundamental estipular as metas que pretende alcançar, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. Além disso, o papel do gestor é imprescindível para que se acompanhe prazos e estimule a equipe a entregar no tempo correto, sem ocasionar atrasos na entrega do projeto.

Com isso, entendemos o quão importante é a gestão de inovação para o crescimento e desenvolvimento das empresas trabalharem para que as ideias saiam do papel e sejam colocadas em práticas, engendrando valor para a sociedade e a instituição.

Gostou do conteúdo? Então, que tal falar com um os nossos consultores para entender como a Algar pode ajudar a sua empresa!

Deixe seu comentário