Artigos Algar Telecom | 8 de fevereiro de 2021

Expectativas para o mercado brasileiro e crescimento econômico pós-pandemia em 2021

Tempo de leitura: 5 minutos

Não há como negar o quanto a pandemia causou um grande prejuízo para toda a sociedade, tanto em termos de saúde quanto econômicos. Mas, passado o primeiro grande impacto de 2020, agora ficam as expectativas para o mercado neste novo ano de 2021.

Ainda mais considerando a previsão de vacinação mundial e o controle real da doença, há maior empolgação por parte de muitos. Por outro lado, deve-se ter em mente que a retomada será cheia de desafios, com mudanças e tendências fortes para o mercado.

Para ajudar você a entender melhor esse período pós-pandemia, a seguir, falaremos sobre as tendências para 2021 e quais são as expectativas para o mercado nacional. Continue com a gente e confira.

Boa leitura!

Quais as principais tendências para 2021?

Um dos principais desafios para o mercado no mundo pós-pandemia é justamente a adaptação às mudanças que foram impostas em razão da Covid-19. Por meses tivemos que transformar nossos hábitos e aprender coisas novas, e com as empresas não foi diferente.

Uma adaptação rápida e eficaz a esse novo cenário representa um passo importante na retomada. E uma ótima maneira para não errar é ficar atento às tendências. Confira algumas das principais.

Reconfiguração dos espaços empresariais

Como sabemos, uma das ações mais recomendadas para prevenir a proliferação do Coronavírus é manter o distanciamento social. E esse cuidado certamente vai provocar mudanças e se tornar uma das expectativas para o mercado no pós-pandemia.

Mesmo com a vacinação e um eventual controle da doença, a ideia de que os espaços empresariais precisam ser mais funcionais e seguros será uma máxima daqui para frente. Esse “pequeno detalhe” se tornará um diferencial para futuros talentos e até mesmo para a credibilidade das empresas.

Sustentabilidade e responsabilidade social

O mundo foi afetado por uma doença extremamente impactante, e isso vai fortalecer ainda mais o debate sobre sustentabilidade e a responsabilidade social das empresas em relação à sociedade.

Os clientes tendem a ser mais conscientes sobre essas questões, não apenas cobrando, mas também promovendo as marcas que se mostram ativas com essas ideias. Por isso, se a sua empresa ainda não tem esse perfil, é melhor começar a repensar a sua gestão.

Digitalização e mobilidade

O que seria de muitos negócios sem o uso da tecnologia durante a pandemia? Não que a transformação digital já não estivesse acontecendo antes, mas, sem dúvida, os efeitos da pandemia aceleraram o processo.

Não se trata apenas de tendência. Uma das expectativas do mercado é justamente que as empresas estejam ainda mais digitalizadas em 2021. E não somente isso, também há uma necessidade de mobilidade, possibilitando, por exemplo, que gestores controlem informações mesmo longe da empresa e que clientes contratem serviços à distância.

Quais as expectativas para o mercado nacional?

Mesmo com boas tendências para o pós-pandemia, as expectativas para o mercado nacional são cautelosas. Especialistas alertam que mesmo antes da pandemia o país vinha passando por um período lento de recuperação da recessão da economia. Em 2021 essa lentidão pode continuar.

As empresas que não quiserem ter tantas dificuldades terão que trabalhar com inteligência, realizar investimentos certeiros e controlar o capital financeiro de maneira analítica.

A tecnologia será um grande diferencial nesse início ainda de incerteza. Com softwares completos, as rotinas de trabalho tendem apresentar menor número de falhas e custos mais controlados, garantindo competitividade e estabilidade.

Enfim, não é uma receita de bolo pronto. A pandemia trouxe impactos inesperados e sem precedentes para todas as empresas do mundo e o período seguinte precisa ser trabalhado com cautela. Mas, com as ferramentas certas e movimentos bem planejados, é possível alcançar as expectativas do mercado.

Quer tornar a sua empresa mais digital e superar as expectativas do mercado em 2021? Então, conheça as soluções da Algar Telecom.

Deixe seu comentário