Artigos Algar Telecom | 9 de fevereiro de 2021

Comece a preparar a sua empresa para declaração de imposto de renda em 2021

Tempo de leitura: 5 minutos

Além das vendas e dos lucros, toda empresa deve se preocupar com a estabilidade fiscal para se manter em pleno funcionamento. É por isso que você jamais deve se descuidar da declaração de imposto de renda.

Mas, é verdade que ao mesmo tempo em que é essencial, a declaração de imposto de renda é uma das tarefas mais complexas que existem para uma pessoa jurídica – ainda mais se tratando de Brasil, onde a legislação tributária é altamente burocrática. Por essa razão, muitos empresários acabam se atrapalhando ou repassando essa responsabilidade.

Pensando nisso e com o objetivo de ajudar você na declaração de imposto de renda em 2021, preparamos este artigo com explicações e dicas sobre o tema. Continue lendo e confira.

Boa leitura!

Quem precisa declarar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica?

A declaração do imposto de renda é uma obrigatoriedade para todas as empresas. As únicas exceções são os empreendimentos enquadrados no Simples Nacional – regime tributário.

As empresas podem fazer a declaração trimestralmente, em uma das datas pré-determinadas: final de março, junho, setembro ou dezembro. Porém, caso você seja optante do regime Lucro Real, tem a possibilidade de realizar apenas uma vez ao ano, tendo como data o último dia de dezembro.

Como não errar na declaração de imposto de renda?

2021 é o ano da retomada econômica no pós-Covid, por isso é provável que os governos ofereçam benefícios para ajudar as empresas nessa retomada.

A grande questão é que, em geral, é preciso estar em dia com a legislação  tributária para ter direito a essas vantagens. Por isso, não vale a pena ser negligente com a declaração de imposto de renda.

Conheça algumas dicas para não errar no processo.

Providencie todos os documentos necessários

O primeiro ponto para não ter dor de cabeça com a declaração de imposto de renda é providenciar todos os documentos necessários para o processo. Pesquise previamente sobre todas as informações que serão pedidas pelo governo e reserve até o momento da declaração.

Baixe e instale o IRPF 2021

O sistema do governo agora trabalha de maneira digital, necessitando de um programa para o repasse das suas informações. Então, acesse o site da Receita Federal, baixe o IRPF 2021 e faça a declaração dentro do período obrigatório.

Salve todos os comprovantes

Ainda que o processo hoje esteja quase todo digitalizado, é importante guardar os comprovantes da sua declaração. Você deve ter em mente que esse tipo de documentação deve ser guardado por, no mínimo, 5 anos. Mantenha-se precavido para não cair na malha fina.

Conte com ajuda profissional

Fazer a declaração do imposto de renda é, de fato, complicado. Mas isso não é nenhum demérito, pelo contrário, a legislação tributária nacional é realmente complexa.

Então, caso você não conte com um departamento especialista na sua empresa, é interessante firmar parceria com algum escritório ou profissional credenciado para fazer a sua declaração. O importante é nunca deixar de acompanhar o processo mesmo quando terceirizado.

Utilize a tecnologia para ajudar

Mesmo tendo um contador contratado você terá que levantar algumas informações sobre leis e regimes tributários. E caso faça a declaração de imposto de renda por conta própria, essa parte se torna ainda mais fundamental.

Mas, no meio de milhões de regras fiscais, como fazer um levantamento rápido e eficiente? É aí que a tecnologia faz toda a diferença. Ao contar com uma ferramenta especialista capaz de sanar as suas dúvidas de forma imediata, tudo fica mais fácil.

Um software voltado para a resolução tributária, garantindo que sua empresa atenda todos os requisitos do governo e se mantenha em conformidade tributária e sem irregularidades.

Enfim, o que você sempre deve ter em mente é que a declaração de imposto de renda é uma obrigatoriedade macroambiente, a qual não se pode negligenciar ou deixar de cumprir. Então, para evitar problemas com o Fisco e garantir a estabilidade fiscal da sua empresa, siga as nossas dicas na declaração do IR em 2021.

Gostou das dicas? Continue no nosso blog e saiba agora como um bom planejamento tributário pode reduzir cargas de impostos.

 

Deixe seu comentário