Artigos Algar Telecom | 8 de março de 2021

Como funcionam as chaves de segurança do Pix para empresas?

Tempo de leitura: 5 minutos

Em novembro de 2020 entrou em funcionamento o Pix para empresas, solução desenvolvida pelo Banco Central do Brasil (BCB) que permite a realização de pagamentos e transferências de forma instantânea.

Cercada por muito burburinho e promessas, essa nova modalidade de transação financeira está sendo bem recebida por pessoas físicas e jurídicas e tem grande potencial para se tornar o novo padrão de pagamentos e recebimentos no mercado brasileiro.

Mas, afinal, o que é e quais as vantagens do Pix para empresas? O que são e como funcionam as chaves de segurança? As respostas para essas e outras perguntas você encontra a seguir!

O que é o Pix?

Pix é um meio eletrônico de pagamento e transferência de dinheiro desenvolvido pelo BCB que funcionará 24 horas por dia, 7 dias por semana, inclusive finais de semana e feriados.

Dessa forma, pode-se dizer que ele pode ser utilizado como alternativa a transações como TED e DOC, assim como opções de pagamento como boleto e cartão de débito.

A grande vantagem do Pix é que ele permite transferências e pagamentos entre pessoas, empresas e governo a qualquer hora do dia em até 10 segundos.

Assim, ele pode ser utilizado tanto em transações de compra e venda em estabelecimentos comerciais, como em rotinas de pagamento e recebimento no dia a dia das empresas.

O que é necessário fazer para utilizar o Pix?

O Pix é uma funcionalidade que deve ser oferecida pelos bancos dentro dos canais que os clientes já utilizam, como app e internet banking.

Ou seja, não é necessário fazer nenhuma solicitação ou instalar um novo aplicativo.

O Banco Central recomenda que tanto pessoas físicas quanto jurídicas realizem o cadastro de chaves de segurança, para que seja possível realizar as transações de forma mais ágil.

Quais as vantagens do Pix para empresas?

Com o Pix, as empresas tem à disposição um meio para pagar, receber e transferir recursos muito mais rápido e barato.

Nessa modalidade, as transações são efetivadas em até 10 segundos, a qualquer dia e horário, sem a necessidade de intermediários.

Apesar do BCB autorizar a cobrança de tarifas das pessoas jurídicas, inicialmente o Pix para empresas está sendo disponibilizado gratuitamente pelas principais instituições financeiras do país.

Mesmo com a expectativa que o serviço possa ser cobrado no futuro, as tarifas devem ser menores do que as praticadas em transações de DOC  e TED, por exemplo.

Além disso, a eliminação de intermediários, como acontece com a emissão de boleto ou transações com cartão de débito, resulta em diminuição do custo da transação bem como na redução da necessidade de capital de giro, uma vez que os recursos ficam disponíveis instantaneamente. 

O que são e como funcionam as chaves de segurança do Pix?

As chaves de segurança são uma espécie de “apelido” utilizado para identificar uma conta bancária em determinada instituição.

Em suma, a chave de segurança traz consigo as informações completas que identificam uma conta bancária (identificação da instituição financeira ou de pagamento, número da agência, número da conta e tipo de conta).

Dessa forma, para receber um Pix, não é necessário fornecer todos os dados bancários, basta informar sua chave de segurança. 

Quando se trata de Pix para empresas, os tipos de chave que você pode utilizar são:

1- CNPJ;
2- E-mail;
3- Número de telefone celular; ou
4- Chave Aleatória.

A chave aleatória é uma combinação alfanumérica gerada automaticamente pelo BCB, nos próprios canais da instituição financeira em que você deseja fazer o cadastro. Essa é uma alternativa para quem deseja receber um Pix sem precisar informar quaisquer dados pessoais ao pagador.

As empresas podem cadastrar até 20 chaves por conta.

No entanto, cada chave é única, o que significa que você não poderá utilizar a mesma chave para contas diferentes.

Essa medida visa impedir fraudes, bem como permitir que pessoas físicas e jurídicas possam controlar de maneira mais efetiva seus recebimentos.

>> Aproveite a oportunidade e conheça 3 ferramentas para ajudar na gestão financeira da sua empresa <<

Apesar de ser uma recomendação do BCB, o cadastro da chave de segurança não é obrigatório, a princípio. É possível realizar pagamentos e transferências pelo Pix utilizando os dados bancários (Agência, Conta e CNPJ). No entanto, a utilização da chave oferece maior facilidade e agilidade.

Agora você já sabe um pouco mais sobre o Pix para empresas e também sobre o funcionamento das chaves de segurança.

Com essa novidade, sua empresa poderá reduzir os custos das transações financeiras e aumentar o capital de giro, eliminando intermediários e diminuindo o prazo de recebimento.

Para gerenciar esse novo fluxo de pagamentos e recebimentos sua empresa precisa de uma ferramenta de gestão financeira moderna e eficaz, como a solução desenvolvida pela Algar Telecom. Clique aqui para saber mais!

Deixe seu comentário