Finanças Algar Telecom | 5 de março de 2021

Como a gestão de pedidos correta é importante para a saúde financeira do seu negócio

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando falamos de gestão de pedidos e gestão financeira alguns profissionais acreditam se tratar de situações distintas, fatores que não impactam diretamente um ou outro. Mas estão errados. Afinal, o insucesso no controle de estoque e vendas compromete fortemente a saúde financeira de qualquer negócio.       

Embora, de fato, sejam departamentos diferentes, o equilíbrio financeiro depende do quão bem-sucedido você é na tarefa de vender os seus produtos. Um estoque parado significa um capital de giro baixo. Por outro lado, quando o ciclo de vida dos produtos ocorre de maneira ininterrupta, você consegue arrecadar dinheiro e assegurar os lucros para a empresa.

Para entender mais sobre a relação desses fatores e ainda conferir dicas para uma gestão de pedidos mais eficiente, continue lendo e confira a nossa postagem completa.

Boa leitura!

Qual é a relação entre a gestão de pedidos e a área financeira da sua empresa?

O primeiro ponto que jamais deve ser esquecido é que qualquer empresa funciona como uma grande máquina e que os setores são suas engrenagens. Quando algo não apresenta o desenvolvimento esperado, todas as outras partes são impactadas em certa medida.

Porém, a gestão de pedidos e a área financeira não são pontas distintas, pelo contrário, são duas engrenagens que se relacionam diretamente.

Como dito na introdução, os pedidos mexem com os ativos da empresa que estão no estoque, e com a arrecadação de dinheiro através das vendas realizadas. Quando tudo acontece dentro do esperado, o setor financeiro é beneficiado.

Da mesma forma que quando não há geração de pedidos, o estoque fica encalhado e a empresa deixa de arrecadar através das vendas. A consequência direta é o déficit financeiro para o negócio.

Resumidamente: realizar uma boa gestão de pedidos é assegurar que a parte financeira da sua empresa se mantenha estável e proporcione novas oportunidades de crescimento e investimento.

Mas, como aperfeiçoar a gestão de pedidos da sua empresa?

Tendo consciência que a gestão de pedidos influencia diretamente na saúde financeira da sua empresa, o próximo passo é trabalhar para aperfeiçoar todas as etapas do ciclo de vida dos seus produtos. Mas, como fazer isso? Confira as nossas dicas.

Crie um bom planejamento estratégico

Um bom planejamento é sempre o primeiro passo para o sucesso de qualquer estratégia. É nessa ação inicial que você define as ações necessárias para uma boa gestão de pedidos, assim como quais métricas serão aplicadas em cada etapa.

O planejamento também serve para alinhar todos os setores que fazem parte do ciclo de vida do pedido. É importante que todos os gestores estejam cientes das decisões tomadas: desde o líder da logística, passando pelo gerente de atendimento, chegando ao gestor de financeiro e assim por diante.

Assegure bons parceiros

Mesmo que você seja o fabricante do próprio produto, ainda precisará de bons fornecedores de matéria-prima. Fora isso, também necessitará da participação de transportadoras ou empresas especializadas no envio de encomendas.

Isso significa que para o sucesso da sua gestão de pedidos você terá que contar com parceiros confiáveis e que trabalhem em um padrão semelhante ao do seu negócio.

Não seja negligente durante a escolha. Tenha em mente que para o consumidor, toda a operação é de responsabilidade da sua empresa.

Invista em tecnologia diferenciada

Como a gestão de pedidos envolve muitas etapas e equipes, é praticamente impossível manter o controle total sem ajuda tecnológica. Porém, como se trata de um acompanhamento específico, não vale a pena investir em tecnologias que não trarão o retorno adequado.

Para aumentar a sua linha de lucros e melhorar a saúde financeira, você não deve se limitar ao básico. A sua ferramenta da gestão de pedidos precisa otimizar a operação, expandir a capacidade de atração da sua empresa e possibilitar o acompanhamento automático do pedido, por exemplo.

No dia a dia, esses detalhes podem até passar despercebidos, mas em ocasiões de grande apelo promocional, como a Black Friday, um software que aperfeiçoe a sua gestão de pedidos por completo pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de uma arrecadação importante.

Enfim, quanto mais bem trabalhada a sua gestão de pedidos, melhor para a área financeira e para a sua empresa como um todo. É muito mais fácil gerir um negócio com as contas equilibradas, pois as decisões são tomadas sem pressa e com muito mais planejamento. A sua marca só tem a ganhar.

Gostou das nossas dicas? Que tal agora entender como fazer uma gestão de pedidos eficiente usando a tecnologia?

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