Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

7 filmes imperdíveis sobre o mercado financeiro

Algar Telecom | 1 de maio de 2020

Como parte importante da cultura mundial, os filmes constantemente são utilizados como referências para novos aprendizados ou aprimoramento de ideias e conceitos. O mercado financeiro, por exemplo, já foi retratado e discutido em diferentes produções.

Por mais que algumas pessoas estranhem inicialmente, a verdade é que até o filme mais “despretensioso” necessita de uma pesquisa séria por parte dos produtores. Quando são abordados temas mais complexos, os estudos tendem a ser ainda mais aprofundados.

Pensando nisso, criamos este artigo com a indicação de 7 ótimos filmes para quem deseja conhecer mais sobre o mercado financeiro. Aprecie a nossa lista e torne a sua experiência de estudos mais prazerosa!

1. Uma Fábrica Americana

Uma Fábrica Americana é um documentário de 2019, dos diretores Julia Reichert e Steven Bognar. A história se passa no interior dos Estados Unidos e mostra os conflitos entre um bilionário chinês, que acabou de adquirir uma grande fábrica no país, e os seus funcionários americanos.

Um dos objetivos principais do filme é mostrar que até mesmo os aparentes bons investimentos podem passar por dificuldades quando não há entendimento entre a gestão de uma empresa e a sua mão de obra.

Aqui, ainda há um agravante por causa das barreiras culturais. Enquanto os trabalhadores locais enxergam os supervisores como autoritários e exploradores, a gestão chinesa considera os profissionais preguiçosos e improdutivos.

No Oscar de 2020, a produção ganhou o prêmio de Melhor Documentário de Longa-Metragem.

2. A Ascensão do Dinheiro

Sem dúvida alguma, A Ascensão do Dinheiro é uma das melhores produções sobre o mercado financeiro ao longo da história. O documentário é baseado no livro de mesmo nome do autor britânico Niall Ferguson.

Na mídia assistida, o best-seller foi dividido em seis episódios, com cada um explicando fatos históricos sobre as instabilidades do mercado financeiro mundial. Embora seja de 2008, The Ascent of Money (título original) é com certeza uma obra atemporal.

3. Freakonomics

Lançado em abril de 2010, o documentário Freakonomics é uma obra de Morgan Spurlock e Seth Gordon, inspirada no best-seller de mesmo nome, de Steven D. Levitt e do jornalista Stephen J. Dubner.

Sendo um trocadilho das palavras em inglês freak e economic (esquisito e econômico, respectivamente), o Freakonomics discorre sobre as diferentes ideias de Levitt e Dubner, que desmitificam conceitos formados mundialmente sobre o mercado financeiro.

4. Keynes vs. Hayek round one | round two

Produzido por John Papola, Russ Roberts e George Mason University e distribuído pela Econstories.tv, o filme apresenta o embate entre as filosofias de John Maynard Keynes, economista britânico, e Friedrich Hayek, especialista austríaco em mercado financeiro.

O filme conta com apenas 10 minutos. Nele as ideias intervencionistas de Keynes são confrontadas com o conceito de livre mercado de Hayek. A produção se inspira principalmente no encontro que os dois economistas tiveram durante uma audiência no Congresso americano.

5. Commanding Heights | Ep. 01, 02, 03

Baseado também em um best-seller de mesmo nome, The Commanding Heights é um documentário do ano de 2002 que traz a visão dos escritores Daniel Yergin e Joseph Stanislaw em relação ao processo de globalização.

Tanto Yergin quanto Stanislaw consideram que a globalização foi essencial para a ascensão do livre mercado durante as décadas passadas. Os episódios apresentados no documentário reforçam a visão dos autores sobre a positividade da globalização e o quanto ela influencia no crescimento das importações, exportações e troca de informações entre as nações.

6. O Banqueiro da Resistência

O Banqueiro da Resistência (The Resistance Banker, no original), filme de 2018 dirigido por Joram Lürsen, é baseado na vida do banqueiro holandês Walraven van Hall.

A produção também é holandesa e mostra como van Hall financiou grupos do seu país para resistirem às investidas dos inimigos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Embora se passe no período do conflito, o filme foca na expertise de van Hall em fraudar o próprio sistema holandês para arrecadar dinheiro e ajudar os seus compatriotas.

7. TED Talks | O que o coronavírus significa para a economia global e mercado financeiro

Criado pela Fundação Sapling, o TED Talks surgiu como um conjunto de conferências focadas em Tecnologia, Entretenimento e Design (TED), mas hoje reúne especialistas também de outras áreas.

A discussão sobre os impactos do coronavírus na economia global foi realizada pela especialista Corey Hajim, pelo escritor Chris Anderson (autor do livro A Cauda Longa: Do Mercado de Massa para o Mercado de Nicho) e por Ray Dalio, gerente de fundos de hedge e filantropo que atua como codiretor de investimentos da Bridgewater Associates.

Em pouco mais de 50 minutos, os três debatem sobre a situação atual do mundo em relação ao coronavírus e quais mudanças acontecerão no mercado financeiro por causa da pandemia.

Essas foram as nossas indicações com 7 filmes imperdíveis sobre o mercado financeiro. Além de questões financeiras, você também pode conhecer curiosidades sobre fatos históricos.

Gostou das dicas? Então que tal agora conhecer 7 filmes de empreendedores para você se inspirar?

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: