TI Algar Telecom | 21 de julho de 2020

O que é Outsourcing de TI e por que aplicá-lo na sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos

O gestor financeiro precisa lidar com diferentes desafios em sua rotina. Garantir o uso sustentável dos recursos da empresa é um deles. Isso ajuda a evitar desperdícios e a manter o orçamento sempre equilibrado. E muitas empresas têm adotado o outsourcing de TI como uma forma de atingir esse objetivo.

Essa solução permite que o gestor financeiro reduza custos com TI, além de oferecer diversos outros benefícios para os negócios. Entenda a seguir o que é outsourcing de TI e porque ele pode ser vantajoso para a sua empresa!

O que é outsourcing de TI?

Outsourcing de TI é um modelo de serviço em que a empresa contrata um fornecedor para gerenciar e controlar sua infraestrutura de TI e os sistemas de informação.

Em vez de ter uma equipe própria para cuidar da área de tecnologia da informação, a empresa terceiriza essa responsabilidade para um fornecedor especializado. Existem três tipos de outsourcing de TI. Veja quais são!

Offshore

O gerenciamento dos processos e da infraestrutura de TI é feito por fornecedores de países em desenvolvimento, que contam com maior número de profissionais. A Índia, por exemplo, está entre os melhores países para alocar serviços de outsourcing.

Onshore

As empresas contratadas para prestar os serviços são do mesmo país do contratante. A vantagem desse modelo é que não há barreiras de língua e horário entre contratante e fornecedor. Além disso, caso surja uma necessidade, o profissional pode ir até o escritório do contratado resolver o problema.

Nearshore

Nesse modelo, a empresa busca fornecedores que sejam de países com fuso horário e idioma iguais aos do contratante.

Leia também: Terceirização de TI – qual é a hora certa para contratar?

Por que o outsourcing de TI pode ser interessante para sua empresa?

Contratar uma equipe terceirizada para gerenciar e manter a operação de sua infraestrutura de TI pode ser muito vantajoso. Confira, a seguir, alguns motivos para investir na terceirização da TI!

Garante a disponibilidade dos recursos

Ao contratar uma equipe terceirizada, a empresa consegue distribuir o atendimento dos profissionais para permitir que o sistema funcione de forma ininterrupta. Assim, diante de qualquer instabilidade, haverá uma equipe disponível para solucionar o problema. Isso garantirá o bom desempenho e a segurança dos sistemas.

Aumenta a agilidade na correção de falhas

Uma infraestrutura de TI pode ser impactada por inúmeras falhas, causando indisponibilidade dos serviços e comprometendo a produtividade dos profissionais. Como consequência, a empresa sofre impactos em suas demandas, entregas e finanças.

Ter uma equipe dedicada ao negócio evita esse tipo de situação. Os profissionais de outsourcing de TI agem rapidamente para realizar reparos e mitigar problemas.

Melhora a previsão de orçamento

Para empresas cujo core business não é tecnologia, o planejamento de investimentos e gastos com TI é um grande desafio. É difícil mensurar o que é realmente necessário ou não quando o responsável por aprovar as contas não tem conhecimento para fazer esse tipo de avaliação.

Ao contratar uma empresa terceirizada, o gestor sabe exatamente quanto vai pagar pelo serviço contratado. Caso seja necessário ampliar o serviço, saberá quais pontos precisam de mais investimento.

Torna a empresa mais produtiva

A infraestrutura de TI é fundamental para a produtividade de qualquer negócio. Falhas em sistemas, pane nos computadores, instabilidade em conexões de internet e outros problemas podem comprometer a operação corporativa.

O outsourcing de TI oferece profissionais dedicados para evitar situações que prejudicam as atividades do negócio. Os sistemas são atualizados com frequência, os backups realizados periodicamente e a empresa conta com soluções que impedem falhas de conexão.

Reduz os custos

Ter uma equipe de TI interna gera muitos gastos para a empresa. É preciso contratar, treinar, oferecer infraestrutura para o trabalho etc. Além disso, quando um colaborador é desligado, a empresa precisa lidar com todo o processo para substituí-lo. Com isso, as atividades são impactadas.

Por outro lado, com o outsourcing de TI, o contratante não lida com nenhum desses problemas. Toda a gestão profissional é de responsabilidade do fornecedor. Ou seja, a empresa não é impactada.

Convencido de que o outsourcing de TI é uma ótima solução para o seu negócio? Então, converse com nossos especialistas e conheça o nosso serviço!

 

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