Por que minha empresa precisa de um CRM?

Escrito por humanos

Nos últimos tempos, muito se tem falado de Customer Relationship Management (CRM), sigla que pode ser traduzida como Gestão do Relacionamento com o Cliente. Mas você sabe o que esse termo realmente quer dizer?

O que é CRM

Trata-se de uma estratégia de negócio adotada pelas empresas que têm foco nas necessidades dos clientes, com forte apoio tecnológico na gestão de dados e que envolve o marketing, a área de vendas e os serviços de atendimento.

CRM também é o nome do tipo de software que permite implementar esta estratégia, que armazena os dados dos clientes com segurança e processando-os com rapidez, de forma a tornar possível conceber e realizar ações de relacionamento eficientes e personalizadas.

Os melhores sistemas CRM disponíveis guardam os dados em uma nuvem, trabalham com certificações para garantir a segurança e oferecem inovação constante, o que permite às empresas customizar suas demandas em função do que os clientes desejam.

E que tipo de negócio precisa de um CRM?

No mundo atual, interconectado, com mercados cada vez mais competitivos e globais, com clientes que exigem respostas rápidas e eficientes, praticamente toda empresa necessita de um sistema CRM desde o início de suas atividades. Isso porque ele permite o planejamento e realização de ações personalizadas com rapidez, além de fazer registro de feedbacks, produzir análises diversificadas e tornar possível o aperfeiçoamento constante dos planos e metas.

E quanto custa implementar um sistema deste tipo?

Há softwares para todos os tamanhos de empresas. Para os pequenos negócios, existem até mesmo opções simplificadas e gratuitas. Em geral, o preço de um CRM varia de acordo com a abrangência do negócio em questão, a quantidade de dados a ser armazenada e gerenciada, assim como com a complexidade das ações que serão realizadas e monitoradas.

Para você que está pensando em usar um sistema CRM na sua empresa ou que precisa atualizar o software já implementado para dar conta de demandas mais complexas, confira a seguir algumas vantagens deste tipo de investimento e como ele pode ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Torna possível uma gestão mais eficiente 

A carteira de clientes é o maior patrimônio da empresa, portanto, vale a pena investir na gestão dela. O CRM permite ter mais informações registradas sobre a sua clientela, assim como um gerenciamento rápido e eficiente delas. Ao centralizar os dados de forma estratégica, a ferramenta também torna possível a mensuração e análise de resultados constantes. As principais consequências podem ser a otimização dos gastos com publicidade e a ampliação das oportunidades de negócios.

Permite se livrar das planilhas

Embora sejam usadas como solução temporária em muitas empresas, quando estamos falando de vendas e de atingir pessoas, as planilhas não permitem a uma equipe de vendas ter a velocidade necessária hoje em dia para se relacionar com os clientes, aprimorar estratégias, executá-las e monitorá-las. Desta forma, elas podem causar mais confusão e demora no processo do que qualquer negócio pode suportar.

Otimiza as vendas, reduzindo gastos

Estudos de mercado apontam que o uso de sistemas CRM permite melhorar o planejamento e a integração das equipes, resultando em aumento das vendas por pessoa e redução dos ciclos de vendas, além da ampliação da taxa de conversão, o que permite diminuir os custos de marketing. A organização e o compartilhamento das informações permite vender o produto certo, para o cliente certo, da forma certa, na hora certa. Tudo isso gera aumento das margens de lucro do negócio.

Gera maior alinhamento da equipe

O processo de planejamento do sistema e sua implementação implicam necessariamente o envolvimento de todas as áreas da empresa, pois é preciso que todos entendam quais dados devem ser inseridos. Desta forma, todos se tornam mais informados sobre as estratégias da empresa e suas metas. Isso gera maior alinhamento da equipe com o negócio, fazendo com que trabalhem melhor.

Aperfeiçoa a comunicação entre as pessoas

Ao melhorar a forma com a qual os clientes são ouvidos na estratégia da empresa, por meio dosinputs recebidos e registrados no sistema, a equipe pode oferecer mais informações e produtos interessantes. O acesso de diferente àreas da empresa ao sistema também faz com que os funcionários de diferentes setores falem a mesma língua.

Aumenta a produtividade de todos

O CRM transforma praticamente todo integrante da organização em um vendedor, pois cada funcionário passa a contribuir no processo de venda ao simplesmente registrar informações no sistema. Todos os dados podem ser usados para apoiar a equipe de vendas na busca por melhores oportunidades. Ao permitir automatizar tarefas e realizar agendamentos, esse tipo de sistema aumenta a produtividade.

Melhora a satisfação dos clientes

O foco de adotar a estratégia e implementar o sistema CRM deve ser sempre aprimorar seu relacionamento com os clientes, aumentando a satisfação deles. Isso acontece quando o atendimento sabe qual o melhor horário para dar um retorno ao cliente, dispondo de todas as informações que ele precisa.

Ajuda a fidelizar a sua carteira

Com um sistema CRM, você não só vai evitar que os dados dos clientes se percam, como vai evitar que os investimentos feitos para conquistá-los sejam desperdiçados pela falta de uma ação assertiva, por exemplo. O monitoramento permite alertas e o armazenamento de oções de campanhas relacionadas a diferentes perfis. O resultado é a melhora da taxa de retenção.

Tem baixo investimento comparado ao retorno

De acordo com estudos do IDC a respeito do Retorno sobre o Investimento (ROI) em CRM, mais da metade das empresas que investiram nestes sistemas registraram taxas entre 50% e 500%. A maior parte deste sucesso se deve ao aumento da produtividade e a melhoras nos processos.

Agora que você já sabe o que é o CRM, como funciona e porque ele é necessário, mãos à obra: crie a sua estratégia, pesquise um sistema adequado para as suas necessidades e o implemente na sua empresa. Tenha um plano para usufruir dos benefícios do seu investimento e conseguir um retorno rápido do seu investimento, ampliando suas vendas e a satisfação dos seus clientes.

Você está pesquisando um sistema CRM para a sua empresa? Compartilhe conosco quais são os seus objetivos e o que espera. Deixe um comentário abaixo!

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

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