Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Porque a mobilidade pode transformar sua empresa

Algar Telecom | 5 de fevereiro de 2016

É notável a evolução pela qual a tecnologia passou nos últimos anos e como isso impactou no aumento da preocupação em criar ferramentas e soluções com foco no aprimoramento de processos e na maximização dos resultados das empresas. É nesse cenário que a mobilidade vem se desenvolvendo a passos largos, tornando-se cada vez mais popular por proporcionar inúmeros benefícios — tanto no âmbito pessoal como no profissional. Prova conclusiva disso é o aumento do uso de gadgets como smartphone e tablets.

Foi pensando nisso que resolvemos criar este texto, abordando detalhadamente o que é a mobilidade, como ela pode ser aplicada em uma empresa e, principalmente, qual é sua importância e que vantagens proporciona para um negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Confira!

O que é a mobilidade?

Simplificadamente, a mobilidade é uma tecnologia que permite a movimentação do usuário enquanto é utilizada e que vai com ele para qualquer lugar. Ela surgiu com o objetivo de facilitar a rotina das pessoas, por meio do desenvolvimento em telecomunicações (smartphones, tablets, notebooks, GMS, redes wi-fi, entre outros), sendo hoje uma necessidade dentro das empresas. Sua rápida evolução se deve, principalmente, à possibilidade de acesso a informações de qualquer lugar e a qualquer momento.

Como aplicá-la às empresas?

Empresas de todos os portes têm notado que a mobilidade pode oferecer grandes melhorias na gestão de seus negócios, permitindo maior conectividade e interação tanto entre pessoas como entre setores e empresas ou clientes, bem como entre empresas ou parceiros e outros negócios. Entretanto, para que a mobilidade possa ser implementada com sucesso, oferecendo benefícios reais, é preciso pensar nela em termos estratégicos, e não simplesmente como um recurso extra que a área de TI pode oferecer. Por isso, antes de adotar essa tecnologia, o ideal é levar alguns fatores em consideração. São eles:

Conectividade

Os gestores precisam contar com ambientes que permitam uma conexão segura entre a base de dados da empresa e todos os equipamentos utilizados. Além disso, esse ambiente também deve favorecer o desenvolvimento e a gestão dos aplicativos que farão o intercâmbio dos dados.

Ferramentas

Além contar com um ambiente que permita o desenvolvimento de aplicações móveis, as empresas precisam ter ferramentas adaptáveis às suas necessidades, que possuam uma boa relação custo-benefício e possam ser integradas a outros ambientes utilizados para o desenvolvimento dos aplicativos.

Aplicativos

O desenvolvimento de aplicativos móveis contribui para que se estendam os processos do negócio, facilitando, por exemplo, a gestão de equipes virtuais e o atendimento aos clientes. Entretanto, essas aplicações também podem ser criadas com intenção de facilitar a rotina dos colaboradores por meio do uso de gadgets (por exemplo, um restaurante que adota tablets para criar e controlar pedidos).

Ao planejar esses fatores, a empresa passa a contar com uma excelente estrutura para a criação de estratégias de mobilidade, que podem ser escaláveis e controladas (com um acompanhamento de resultados que permita avaliar se o desempenho está satisfatório ou quais são as falhas que precisam de correção), além de adquirir facilidade maior para elaborar os planos de ação de melhorias.

Que benefícios ela proporciona?

Como já citamos, a mobilidade implementada com uma estratégia definida pode proporcionar inúmeros benefícios para qualquer e toda empresa, independentemente do porte ou área de atuação.

A seguir, vamos apontar alguns dos principais benefícios que as empresas podem obter por meio da tecnologia móvel. Confira:

Disponibilidade integral de informações

Por se tratar de uma tecnologia móvel, um dos primeiros, e provavelmente o mais óbvio dos benefícios, é a possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar e a qualquer momento. Como já mencionamos, a gestão de equipes virtuais e a interatividade com os clientes são as maiores vantagens obtidas pelas empresas, contudo, mesmo que essas atividades não sejam realizadas pelo negócio, é possível destacar o auxílio nos casos em que os funcionários realizam trabalhos externos ou até mesmo no suporte dado em caso de alguma reunião realizada fora da sede.

Maior agilidade na comunicação

Com a possibilidade de acessar, transmitir e alterar dados em tempo real e absolutamente a qualquer momento, a mobilidade proporciona uma velocidade como nunca antes vista pelas empresas. Isso implica em uma comunicação mais fluida e assertiva, além de maior integração entre equipes e mais rapidez na resolução de problemas e falhas.

Tomada de decisões mais assertivas

Essa agilidade no intercâmbio de informações proporciona aos gestores maior confiabilidade e segurança em relação à atualização dos dados acessados. Isso, aliado à agilidade proporcionada à comunicação em geral, permite que o processo de tomada de decisões seja feito de forma mais adequada, de acordo com as vastas e valiosas informações disponíveis.

Serviço de alto nível para os clientes

A rapidez e a autonomia proporcionadas pela mobilidade influenciam positivamente tanto os processos, como seus respectivos resultados. Torna-se possível, consequentemente, transmitir aos clientes a ideia de maior profissionalismo e preocupação com a qualidade dos serviços prestados (principalmente no que se refere ao atendimento).

Acesso à nuvem

Exatamente por se tratar de tecnologia móvel, a mobilidade impede que os dados e aplicativos fiquem restritos ao equipamento utilizado pelo funcionário, seja ele qual for. Isso faz com que os dados passem a ser compartilhados em cloud. Como benefício secundário, a computação nanuvem proporciona ainda mais segurança às informações, além de fácil integração com gadgetse, principalmente, uma considerável redução de custos (investimentos em softwares, infraestrutura e equipes de TI).

Como você pôde ver, a mobilidade não se limita a facilitar a comunicação, servindo apenas como um recurso que garante acesso integral às informações. Com uma visão mais estratégica, é possível transformar, por meio dela, os processos empresariais, a forma como as equipes se comunicam e até mesmo o relacionamento com os clientes, que passam a notar as diferenças proporcionadas pelo aprimoramento dos resultados internos.

Agora aproveite os comentários e nos conte: o que achou do nosso artigo? Ficou claro como a mobilidade pode transformar sua empresa em termos de processos e resultados? Compartilhe suas opiniões conosco e participe da conversa!

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

 

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: