É notável a evolução pela qual a tecnologia passou nos últimos anos e como isso impactou no aumento da preocupação em criar ferramentas e soluções com foco no aprimoramento de processos e na maximização dos resultados das empresas. É nesse cenário que a mobilidade vem se desenvolvendo a passos largos, tornando-se cada vez mais popular por proporcionar inúmeros benefícios — tanto no âmbito pessoal como no profissional. Prova conclusiva disso é o aumento do uso de gadgets como smartphone e tablets.
Foi pensando nisso que resolvemos criar este texto, abordando detalhadamente o que é a mobilidade, como ela pode ser aplicada em uma empresa e, principalmente, qual é sua importância e que vantagens proporciona para um negócio. Quer saber mais sobre o assunto? Confira!
Simplificadamente, a mobilidade é uma tecnologia que permite a movimentação do usuário enquanto é utilizada e que vai com ele para qualquer lugar. Ela surgiu com o objetivo de facilitar a rotina das pessoas, por meio do desenvolvimento em telecomunicações (smartphones, tablets, notebooks, GMS, redes wi-fi, entre outros), sendo hoje uma necessidade dentro das empresas. Sua rápida evolução se deve, principalmente, à possibilidade de acesso a informações de qualquer lugar e a qualquer momento.
Empresas de todos os portes têm notado que a mobilidade pode oferecer grandes melhorias na gestão de seus negócios, permitindo maior conectividade e interação tanto entre pessoas como entre setores e empresas ou clientes, bem como entre empresas ou parceiros e outros negócios. Entretanto, para que a mobilidade possa ser implementada com sucesso, oferecendo benefícios reais, é preciso pensar nela em termos estratégicos, e não simplesmente como um recurso extra que a área de TI pode oferecer. Por isso, antes de adotar essa tecnologia, o ideal é levar alguns fatores em consideração. São eles:
Os gestores precisam contar com ambientes que permitam uma conexão segura entre a base de dados da empresa e todos os equipamentos utilizados. Além disso, esse ambiente também deve favorecer o desenvolvimento e a gestão dos aplicativos que farão o intercâmbio dos dados.
Além contar com um ambiente que permita o desenvolvimento de aplicações móveis, as empresas precisam ter ferramentas adaptáveis às suas necessidades, que possuam uma boa relação custo-benefício e possam ser integradas a outros ambientes utilizados para o desenvolvimento dos aplicativos.
O desenvolvimento de aplicativos móveis contribui para que se estendam os processos do negócio, facilitando, por exemplo, a gestão de equipes virtuais e o atendimento aos clientes. Entretanto, essas aplicações também podem ser criadas com intenção de facilitar a rotina dos colaboradores por meio do uso de gadgets (por exemplo, um restaurante que adota tablets para criar e controlar pedidos).
Ao planejar esses fatores, a empresa passa a contar com uma excelente estrutura para a criação de estratégias de mobilidade, que podem ser escaláveis e controladas (com um acompanhamento de resultados que permita avaliar se o desempenho está satisfatório ou quais são as falhas que precisam de correção), além de adquirir facilidade maior para elaborar os planos de ação de melhorias.
Como já citamos, a mobilidade implementada com uma estratégia definida pode proporcionar inúmeros benefícios para qualquer e toda empresa, independentemente do porte ou área de atuação.
A seguir, vamos apontar alguns dos principais benefícios que as empresas podem obter por meio da tecnologia móvel. Confira:
Por se tratar de uma tecnologia móvel, um dos primeiros, e provavelmente o mais óbvio dos benefícios, é a possibilidade de acessar os dados de qualquer lugar e a qualquer momento. Como já mencionamos, a gestão de equipes virtuais e a interatividade com os clientes são as maiores vantagens obtidas pelas empresas, contudo, mesmo que essas atividades não sejam realizadas pelo negócio, é possível destacar o auxílio nos casos em que os funcionários realizam trabalhos externos ou até mesmo no suporte dado em caso de alguma reunião realizada fora da sede.
Com a possibilidade de acessar, transmitir e alterar dados em tempo real e absolutamente a qualquer momento, a mobilidade proporciona uma velocidade como nunca antes vista pelas empresas. Isso implica em uma comunicação mais fluida e assertiva, além de maior integração entre equipes e mais rapidez na resolução de problemas e falhas.
Essa agilidade no intercâmbio de informações proporciona aos gestores maior confiabilidade e segurança em relação à atualização dos dados acessados. Isso, aliado à agilidade proporcionada à comunicação em geral, permite que o processo de tomada de decisões seja feito de forma mais adequada, de acordo com as vastas e valiosas informações disponíveis.
A rapidez e a autonomia proporcionadas pela mobilidade influenciam positivamente tanto os processos, como seus respectivos resultados. Torna-se possível, consequentemente, transmitir aos clientes a ideia de maior profissionalismo e preocupação com a qualidade dos serviços prestados (principalmente no que se refere ao atendimento).
Exatamente por se tratar de tecnologia móvel, a mobilidade impede que os dados e aplicativos fiquem restritos ao equipamento utilizado pelo funcionário, seja ele qual for. Isso faz com que os dados passem a ser compartilhados em cloud. Como benefício secundário, a computação na nuvem proporciona ainda mais segurança às informações, além de fácil integração com gadgets e, principalmente, uma considerável redução de custos (investimentos em softwares, infraestrutura e equipes de TI).
Como você pôde ver, a mobilidade não se limita a facilitar a comunicação, servindo apenas como um recurso que garante acesso integral às informações. Com uma visão mais estratégica, é possível transformar, por meio dela, os processos empresariais, a forma como as equipes se comunicam e até mesmo o relacionamento com os clientes, que passam a notar as diferenças proporcionadas pelo aprimoramento dos resultados internos.
Agora aproveite os comentários e nos conte: o que achou do nosso artigo? Ficou claro como a mobilidade pode transformar sua empresa em termos de processos e resultados? Compartilhe suas opiniões conosco e participe da conversa!
Deixe seu comentário