Dicas para criar um canal no YouTube da sua micro e pequena empresa

Escrito por humanos

Um dos principais desafios para quem busca o desenvolvimento de um negócio é conseguir expandir o alcance da marca. Há alguns anos, o orçamento apertado tornava as possibilidades de divulgação limitadas, já que a grande mídia era praticamente a única alternativa para esse fim. Com a internet, essa realidade se modificou drasticamente. Hoje, é possível difundir a imagem de um empreendimento com ações pontuais no mundo digital. Entre essas alternativas, o YouTube é uma das mais eficientes na geração de mídia espontânea.

Essa plataforma tem como principal vantagem o fato de ser gratuita e de fácil acesso a qualquer dispositivo conectado à rede. Sem contar a reconhecida estabilidade de seus servidores, o que transforma seu conteúdo disponível em tempo integral aos usuários.

No entanto, mais importante do que o fato de uma marca ser amplamente conhecida, é a forma como o mercado enxerga aquele empreendimento. A divulgação no YouTube é capaz de agregar valor e reconhecimento à atuação da empresa. Por meio de um bom conteúdo, qualquer negócio pode se tornar uma referência de conhecimento, credibilidade, profissionalismo e seriedade diante de determinado segmento.

As possibilidades de se trabalhar com a linguagem audiovisual são infinitas, mas, para conseguir usufruir de todas as vantagens e ter sucesso nessa empreitada, algumas dicas são essenciais. Confira as mais importantes:

Pense em algo novo

A facilidade de se fazer um canal no YouTube propiciou o surgimento de incontáveis formatos, linguagens e conteúdos. O principal desafio para quem busca visibilidade na plataforma atualmente é fugir do senso comum, entregar algo inédito ao usuário. O primeiro ponto é descobrir como fazer algo que promova a marca, mas que seja, ao mesmo tempo, interessante e inovador aos potenciais clientes.

Uma dica é fazer uma grande pesquisa sobre a atuação de empresas (de porte, nacionalidade e segmentos variados) na plataforma, tanto para se inspirar quanto para fugir da mesmice. Também é fundamental ter em mente qual é o público-alvo do negócio, no sentido de conseguir aliar a linguagem ao perfil exato do consumidor.  Criatividade, humor, originalidade e irreverência são algumas armas poderosas nesse processo.

Planeje estrategicamente

Depois de ter esboçado uma ideia inicial, é o momento de elaborar um planejamento completo e aprofundado. Não se trata apenas de pegar uma câmera e começar a gravar. Para se atingir efetividade nessa atuação, deve ser feita uma gestão profissional, como em qualquer outro aspecto do negócio. Uma série de parâmetros deve estar contemplada no projeto, como conteúdo e formato.

Toda a identidade do canal (nome, logo, vinhetas etc) precisa ser harmônica. É preciso planejar, também, os custos do investimento com infraestrutura básica e manutenção do canal. É preciso definir, ainda, se a produção será inteiramente de responsabilidade do empreendedor ou contará com o apoio de parceiros especializados.  

Além disso, é necessário delinear os objetivos daquela ação. Ou seja, estipular quais são os efeitos esperados a curto, médio e longo prazo com a produção do canal. Isso permitirá uma análise posterior sobre sua efetividade.  

Vá além do anúncio de produtos

Uma empresa que se limita a anunciar seus produtos ou serviços no YouTube está reduzindo consideravelmente o alcance de suas postagens. A atuação nessa plataforma precisa ter como principal objetivo a expansão da visibilidade da marca, não necessariamente gerar vendas diretas. Por isso, é fundamental criar vídeos que tenham alguma utilidade para o usuário, no qual a publicidade é absorvida de forma espontânea e natural.

Por exemplo, uma pequena empresa que produz e vende sabonetes artesanais pode fazer um vídeo apresentando dicas de cuidados com a pele durante o verão. Em determinada dica, o especialista aponta que um importante fator para manter a pele saudável é o uso constante de um bom sabonete hidratante, com as mesmas características daquele vendido pela empresa. O resultado é um vídeo que atrai interesse pela prestação de serviço, mas que também gera popularização da marca.

Experimente bastante antes de postar

Antes de se conseguir uma obra-prima, é comum haver várias tentativas. Para quem não está acostumado com a linguagem audiovisual, é comum haver erros nas primeiras tentativas. O mais importante é não se precipitar em fazer a primeira postagem e, sem querer, colocar todo o projeto a perder. A experimentação é fundamental até que se atinja a produção tal qual foi planejada. Faça quantos vídeos forem necessários até que tudo possa ser considerado perfeito.

Essa fase de descobertas e aprendizado também é importante para se ter uma dimensão exata do tempo, estrutura e trabalho demandado por cada vídeo. Dessa maneira, será possível estipular a periodicidade das postagens. Um canal não pode formar grandes hiatos entre uma publicação e outra, mas também não pode se propor a um ritmo acelerado de produções impossível de ser alcançado.

Não se esqueça da qualidade técnica

Se for para fazer vídeos, que eles sejam os melhores possíveis. Usuários do YouTube estão cada vez mais exigentes com os parâmetros técnicos dos canais. Não é necessário ter equipamentos profissionais para que se consiga um mínimo de qualidade. O manuseio correto de ferramentas simples, como a câmera de um bom celular, por exemplo, é capaz de deixar a produção com um bom aspecto.  

O primeiro parâmetro é, sem dúvidas, a qualidade da imagem.  Ela precisa ser nítida, com uma ótima iluminação e foco regulado. No entanto, não adianta atingir uma imagem em alta definição e negligenciar o áudio. Existem microfones de altíssimo custo benefício no mercado, baratos e eficientes, que podem deixar o som excelente. O terceiro ponto fundamental é a edição, que precisa deixar o vídeo atrativo, conciso e objetivo.

Divulgue o canal

É bastante comum encontrar postagens com ótimo conteúdo no YouTube, mas com pouquíssima visualização, ao passo que obras inferiores possuem um elevado número de views.  Isso, muitas vezes, pode ser explicado pela diferença na divulgação entre um e outro. Tal qual um produto no mercado, um canal possui a necessidade de ser conhecido. Por isso, ele deve fazer parte de uma ação integrada de Marketing Digital.

Para conseguir um bom alcance de visualizações, uma dica é integrar as produções com outras mídias sociais. Instagram, Facebook, Snapchat e Twitter são algumas mídias de apoio, que servem como uma forma de fomento ao produto principal.

Outro ponto fundamental para o vídeo chegar ao público-alvo é sua otimização. Ou seja, fazer com que a postagem seja uma dos primeiros resultados ao se buscar determinado conteúdo. Nesse processo, é essencial escolher títulos, descrições e tags com palavras-chave precisas.  

Está na hora de você, micro e pequeno empreendedor, começar a planejar seu canal no YouTube, não é mesmo? Trata-se de uma ótima oportunidade para desenvolver o alcance da sua marca. Então: luz, câmera e ação! 

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