Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Convergência digital: a integração das forças de TI

Cristina Cruz | 28 de julho de 2016

A computação moderna passa por um momento de mudanças, e talvez uma dessas principais transformações se dá pela interação e integração crescente entre gadgets, que diz respeito aos dispositivos eletrônicos (smartphones, tablets, relógios inteligentes, entre outros) e widgets, que são estão relacionados aos softwares. Cada vez mais inteligentes e conectados à rede, esses dispositivos estão alterando o comportamento dos usuários, que menos passivos e com maior controle sobre o desejam e esperam, passam a criar grandes expectativas em relação a interatividade e facilidade ao acesso de informações.

Pesquisas realizadas nos últimos anos pela Gartner apontam para o nascimento e desenvolvimento de quatro forças que juntas dão origem ao “The Nexus of Forces” (Liga das Forças). Essas forças são: mídias sociais, mobilidade, computação em nuvem e informação. A convergência dessas áreas inovadoras e disruptivas tem contribuído diretamente para a mudança e criação de novas tendências no mundo dos negócios, tecnologia e comunicação.

A integração das 4 forças de TI

A convergência digital que essas quatro forças promovem é um movimento claro para os gestores que são adeptos às novas tecnologias. Entenda como essas áreas, a partir de suas características, estão conseguindo mudar a forma como as pessoas se relacionam a tecnologia.

Computação em nuvem: As soluções de Cloud Computing têm se tornado cada vez mais uma boa alternativa para negócios que buscam eficiência, flexibilidade, segurança e dinamismo. Essas vantagens conseguem conferir às empresas maior capacidade de desenvolvimento e inovação na criação de seus produtos e serviços, oferecendo assim experiência melhor e mais agradável aos usuários.

Mídias sociais: As mídias sociais transformaram o modo como as pessoas se comunicam. Prova disso é que essas redes se tornaram umas das principais vitrines de promoção para as empresas que buscam atingir um número grande de usuários ao mesmo tempo. Ao dar voz e espaço ao consumidor, as mídias sociais passam a oferecer aos negócios algo muito valioso: a informação. Com isso, a capacidade de ação, e até mesmo reação, das corporações ficam maiores e mais eficazes.

Informação: Todos os dias, milhões de informações são compartilhadas na web. Como mencionado acima, na maior parte das vezes elas não são produzidas, mas sim evocadas pelos próprios usuários da rede. Além disso, milhões de dados também são produzidos diariamente em todo o mundo, o que pode representar uma mina de ouro a ser explorada através do Big Data. Por isso, essa é uma das áreas que apresentam maior potencial de pesquisa e desenvolvimento, pois através desses dados e informações é possível que as empresas criem ações personalizadas e eficazes rumo aos objetivos traçados.

Mobilidade: A mobilidade é um fenômeno crescente na sociedade que vivemos. A 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, divulgada em abril deste ano pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), apontou um crescimento de 9% em relação ao ano passado no número de smartphones no Brasil. A base instalada no país atualmente conta com 168 milhões de celulares, contra 152 milhões registrados em 2015. Essa é uma demonstração do potencial de crescimento dos dispositivos móveis, que já representam o maior canal por onde as informações são difundidas.

Nexus das Forças aplicado aos negócios

A liga que as quatro forças de TI constroem podem definir o posicionamento estratégico das empresas no mercado. Por isso, é preciso estar atento ao poder de transformação e ao impacto que essa convergência entre mobilidade, mídias sociais, informação e computação em nuvem pode imprimir aos negócios. Qual empresa não gostaria de contar com os benefícios que a aplicação dessas forças traz, como o aumento de receita, redução dos custos ou estar de acordo com políticas de compliance? As oportunidades existem, e estão disponíveis para os negócios que buscam qualidade aliada a inovação na oferta de produtos e serviços.

As tendências de transformação digital relacionadas ao atendimento dos clientes são um ótimo exemplo de como juntas essas quatro forças realmente podem fazer a diferença e gerar resultados. Isso porque elas conseguem unir informação, mobilidade, computação em nuvem e social a fim de tornar mais satisfatório o relacionamento das empresas com os seus usuários. Serviços de multicanais, atendimento através do reconhecimento de voz, impacto positivo no relacionamento através das tecnologias vestíveis (wearables), suporte para vendas via vídeo chat e o desenvolvimento de aplicativos cada vez mais completos e que atendam as necessidades dos clientes são algumas das aplicações facilitadas pela convergência digital.

E então, qual a sua opinião sobre a convergência entre as quatro grandes forças de TI? Sua empresa já usufrui dos benefícios oferecidos por essa interação? Compartilhe conosco suas experiências.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: