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Artigos Escrito por Algar Telecom | 13 de outubro de 2015

Como se adaptar ao novo cenário de trabalho com equipes virtuais?

Tempo de leitura: 2 minutos
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Com o mundo cada vez mais digital, os ambientes empresariais foram transportados para uma realidade diferente em termos de trabalho. A globalização fez com que as corporações se expandissem para diversas cidades e isso faz com que a equipe de uma mesma empresa esteja em lugares diferentes, sejam cidades, estados ou mesmo países. Para quem precisa gerir uma rotina de trabalho dessas, conciliando os horários, as diferenças culturais e mantendo a mesma filosofia de trabalho, o desafio é muito grande. É nessas horas que surge a necessidade de um planejamento adequado, uma agenda organizada e alguns conselhos de quem entende do assunto para que a gestão de equipes que estão separadas seja eficaz e eficiente. Confira o que Magdalena Jarosch, gerente de relações públicas da TeamViewer, diz sobre o assunto:

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Supervisão de longa distância – com uma equipe distante geograficamente, é importante facilitar o compartilhamento de ideias e feedbacks, tornando o ambiente aberto para que os funcionários se sintam ligados entre si e à empresa. Dicas: “conversar via telefone pelo menos uma vez por semana, usar mensagens instantâneas e outras tecnologias são meios de ajudar a minimizar problemas de comunicação”, diz.

Familiarização com a tecnologia do grupo – checar quais ferramentas de TI e conexões de internet os membros utilizam em cada local é fundamental, pois ajuda a definir as necessidades de cada equipe e facilitar as videoconferências, chamadas via web e compartilhamento de tela.

Designação clara de tarefas e processos – como gerente de projetos, defina claramente os procedimentos básicos, quais tarefas serão designadas para cada pessoa, quais as expectativas, os prazos, resolução de problemas da equipe e a disponibilidade.

Forte personalidade virtual – para passar a imagem de um gerente aberto, comunicativo e sempre presente, busque o equilíbrio na hora de se comunicar com sua equipe virtualmente: não se comunique em excesso, nem se torne invisível, esteja à vista e mostre-se quando preciso.

Eficiência nas reuniões – o desafio das reuniões virtuais é evitar que as pessoas se dispersem. Para isso, o ideal é preparar uma dinâmica ou uma pauta clara e, além disso, o líder deve reger as perguntas, o planejamento e estabelecer regras de interação.

Por: Equipe de Conteúdo Algar Telecom

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