Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

7 tendências de BI que você precisa conhecer

Cristina Cruz | 19 de setembro de 2017

Se os conceitos de Cloud e Big Data são bastante difundidos no meio corporativo nos dias de hoje, isso não é por acaso. O mundo está totalmente imerso na Era Digital, e lidar com uma vasta quantidade de dados tornou-se ponto estratégico para o crescimento de qualquer empresa.

A quantidade de dados produzidos no planeta todos os dias é impressionante. Para se ter ideia, a Datacenter Dynamics, organizadora global de eventos direcionados às empresas e profissionais do setor de datacenters, estima que, para processar todos os dados gerados até 2040, com a infraestrutura energética atual, será obrigatório consumir toda a energia gerada no mundo.

De fato, as proporções de demandas relacionadas ao fenômeno de Big Data são colossais e, nesse cenário, os grandes especialistas de TI são interpelados diretamente e, por conseguinte, convocados para um debate global sobre o datacenter do futuro. Já no contexto empresarial, em que esses conceitos são divulgados e conhecidos, o grande desafio é criar estratégias para explorar os dados produzidos, de forma efetiva e organizada, multiplicando, desse modo, o valor dos negócios.

Nesse sentido, o Business Intelligence (BI) é o principal método adotado pelas corporações para organizar dados e informações, a fim de projetar cenários e possibilidades. Sendo conceito e aplicação os dois lados da mesma moeda que define o que é BI, pode-se considerá-lo, simultaneamente, como um conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas e um procedimento capaz de coletar, processar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar dados que oferecem suporte à gestão do negócio.

Tendo em vista a usabilidade dessa abordagem, é cada vez mais comum que as empresas aliem seu departamento de TI a áreas específicas do negócio, com o objetivo de obter o máximo de valor para a marca a partir do trabalho especializado de processamento de dados. No entanto, na mesma velocidade em que as inovações surgem no meio corporativo, as novidades relacionadas ao Business Intelligence também aparecem. Em virtude disso, apresenta-se a seguir uma lista com 7 tendências de BI, que podem colaborar significativamente com os desafios de se trabalhar com grande quantidade de dados agora e no futuro.

1 – A informação imprecisa é um grande problema

Por consequência da Era da pós-verdade, em que os fatos objetivos têm menos influência que os apelos emocionais e as crenças pessoais, as informações podem se tornar imprecisas, em virtude de sua manipulação. Em alguns casos, até mesmo a boa informação pode ser poluída pela má informação.

Nesse cenário, torna-se cada vez mais fundamental analisar qual é a informação correta e precisa. Para isso, os sistemas de BI precisam ser inovados a fim de que sejam capazes de certificar a probabilidade dos dados analisados de serem verdadeiros ou falsos.

2 – O Big Data será menos sobre tamanho e mais sobre combinações

Com o aumento da produção de dados cada vez mais fragmentados, sendo, geralmente, gerados externamente e na Cloud, analisar conjuntos de dados singulares, sem considerar o contexto, será menos eficiente. A tendência é que os processos de BI sejam capazes de combinar dados de forma veloz, conjugando, em casos específicos, Big Data com Small Data.

3 – A prática de self-service BI será acessível a todos

Self-service é uma prática de autoatendimento em que, justamente por não necessitar da ação de um terceiro, pode reduzir custos e tempo. Com o self-service de BI cada vez mais utilizado nas corporações, alguns processos podem ser descentralizados, sendo executados, desse modo, tanto por um especialista ou por outro colaborador.

Essa tendência ganha força, pois as interfaces de análise estão cada vez mais intuitivas, de fácil manuseio e confiáveis, podendo ser utilizadas, mediante treinamentos mais curtos, por funcionários não especialistas.

4 – O BI moderno ultrapassará o BI tradicional

O trabalho com os dados evoluiu para o BI moderno, que já está se tornando o novo padrão. Isso se equivale a dizer que os novos sistemas substituirão obsoletas plataformas de relatório, a partir de plataformas mais confiáveis, escaláveis, seguras e com melhores performances.

5 – Cloud híbrida e multiplataformas serão modelos primários

Já é uma realidade o fato de que os dados são, cada vez mais, criados e analisados dentro da Cloud. No entanto, apenas uma Cloud não será mais suficiente, porque os dados e os workloads não se concentrarão mais numa única plataforma. Nesse caso, uma Cloud elástica e híbrida figura como solução primária, tornando-se inviável o modelo de só uma Cloud.

6 – Graças ao BI incorporado, as análises de dados estarão em todos os lugares

Na mesma perspectiva do item 3, as novas tendências de BI apontam para uma maior circulação de dados nas mãos dos mais variados profissionais. Isso quer dizer que analisar dados não será mais uma exclusividade dos especialista de TI, mas será uma prática presente em todos os setores de uma empresa, seja na central de atendimento de uma loja ou no seu departamento de marketing. Ademais, com o avanço de BI, a habilidade de analisar dados será cobrada de qualquer colaborador de uma empresa.

7 – O departamento de TI será o coração das estratégias de BI

Ainda que a análise da informação seja descentralizada, estando presente em todos os lugares, o momento atual coloca o setor de TI como peça central no controle da transformação para a análise do autoatendimento escalável, além de passar a ser sua tarefa, também, oferecer flexibilidade e agilidade para ações de inovação da empresa e, simultaneamente, o equilíbrio da governança e segurança dos dados. Desse modo, os profissionais de TI figurarão, cada vez mais, como o coração dos processos de BI, sendo fundamentais para as tomadas de decisão do negócio.

Tendo em vista os novos modelos de visão e aplicação de BI que, cada vez mais, ganham destaque no mundo corporativo, influenciando diretamente o modo pelo qual as corporações operam seus negócios, você já está implementando algumas dessas inovações em sua empresa? Conte-nos a sua experiência com o Business Intelligence.

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: