1. Home
  2. /
  3. Tecnologia
  4. /
  5. Yoichi Wada: futuro dos games multiplayer está na nuvem


Artigos Escrito por Algar Telecom | 28 de setembro de 2015

Yoichi Wada: futuro dos games multiplayer está na nuvem

Tempo de leitura: 2 minutos
Tempo de leitura: 2 minutos

Os jogos multiplayer são um dos tipos mais populares e mais procurados pelos gamers, no entanto, é um processo muito difícil implementar em grande parte dos títulos, tanto em produtoras indies, como em grandes desenvolvedoras. A solução encontrada por Yoichi Wada, antigo CEO da Square Enix, estúdio de games japonês, é a criação de uma plataforma de computação em nuvem especificamente para a indústria dos jogos. O empresário trabalha atualmente em uma subsidiária da Square Enix, a Shinra Technologies, que trabalha com esse tipo de plataforma, que já está sendo estudada para utilização nos jogos da desenvolvedora japonesa, como Final Fantasy e Dragon Quest. Outros estúdios, e também os independentes, também já trabalham com a possibilidade de testar a nova tecnologia em seus multiplayers.

Leia também: O USO DA GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA DE ENGAJAMENTO DOS FUNCIONÁRIOS

A proposta da plataforma em nuvem para armazenamento dos dados dos games para múltiplos jogadores é alocar itens como cálculos gerais e armazenamento nos servidores de serviço, para criar formas de jogo massivas para um grande público, movimentando um grande volume de informações e sem as dificuldades existentes. O projeto da Shinra não se limita a facilitar a vida de quem produz os jogos, mas também criar mundos persistentes de verdade para agradar os jogadores. E o que são mundos persistentes? São universos digitais de jogos gigantescos, que guardam marcas de batalhas, sinais do tempo e outros fatores que aparecem nos cenários dos jogos. Como esses detalhes ocupam muito espaço de memória, há uma dificuldade em comedir quais são realmente persistentes, qual sua escala e isso traz muitos limites. Com boa parte dos dados na nuvem, isso muda e modifica também a forma como os jogadores interagem com os mundos e como suas ações vão influenciar o digital. Cada multiplayer teria sua própria história e cada jogador teria uma experiência única, engajando ainda mais os grupos.

Yoichi Wada acredita que a nova plataforma pode, ainda, ampliar a criatividade dos desenvolvedores, com mundos nos quais se possa mudar as condições da água de acordo com a meteorologia, por exemplo, ou alterar o clima, ou criar interação do jogo com redes sociais, estas influenciando a realidade do mundo digital. Ou seja, a possibilidade dos jogos em nuvem ajudam a economizar espaço na plataforma de games do usuário, permite atualizações direto no servidor e o público vai ter ainda mais motivos para se engajar e envolver com o jogo, aproveitando sempre a última versão, de forma bem mais rápida.

Você conhece todas as possibilidades do Cloud Computing? Conheça o nossos serviços para sua empresa!empresas

Deixe seu comentário