Tecnologia Algar Telecom | 1 de julho de 2020

Transformação digital: passo a passo para digitalizar o seu negócio

Tempo de leitura: 5 minutos

Se a sua empresa quer se destacar, continuar desenvolvendo os melhores talentos, alcançando metas e aumentando os indicadores comerciais, precisa pensar na transformação digital. Aqui, vale ressaltar que ela serve para todas as empresas, incluindo os pequenos negócios.

Podemos dizer que a digitalização é uma ferramenta essencial para que a transformação digital aconteça. Afinal, os recursos on-line trazem impactos positivos que melhoram o fluxo de trabalho e aumentam a produtividade.

Vamos conferir como fazer isso? Venha conosco, pois elaboramos este passo a passo que vai ajudá-lo nessa trajetória!

1. Aposte no marketing digital

Se a sua empresa ainda não tem um marketing muito avançado para iniciar a sua presença digital, não precisa se preocupar! Afinal, uma pesquisa realizada pela consultoria McKinsey com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) apontou que 80% das empresas brasileiras ainda estão nos estágios iniciais do marketing digital.

Portanto, saiba que agora é o momento ideal para começar a entender melhor sobre o assunto e investir no meio digital para se destacar. Com o passar do tempo e com a experiência adquirida, temos certeza de que a sua empresa alcançará a excelência na transformação digital.

2. Atenda os seus clientes no universo on-line

Estar presente no universo digital é essencial. Veja algumas ideias interessantes que podem ajudar:

  • Crie um site: ele precisa ser responsivo, com boa usabilidade, atualizado com frequência e ter ótimos conteúdos otimizados para os mecanismos de busca.
  • Esteja presente nas redes sociais: as mídias digitais são ótimas aliadas quando o assunto é atrair e converter os usuários em clientes. Lembre-se de investir em um calendário de conteúdo interessante e relevante para o seu público.
  • Atualize o Google Meu Negócio: use a ferramenta Google Meu Negócio para atualizar informações sobre a sua marca e fazer com que as pessoas encontrem você com mais facilidade. Aqui, você atualiza também o endereço da sua empresa no Google Maps.

O mais importante de estar presente no meio digital é encontrar maneiras criativas para atender o seu cliente. Por isso, lembre-se de que é importante manter o conteúdo on-line da sua empresa atualizado e sempre responder e interagir com o seu consumidor.

3. Diminua o acúmulo de papel para promover a transformação digital

O excesso de papel é sempre prejudicial. Por isso, saiba que é necessário abolir essa prática. Afinal, o universo digital traz inúmeras possibilidades seguras e que não prejudicam o meio ambiente. Veja algumas soluções:

  • Assinatura de contrato: você pode utilizar ferramentas digitais para realizar a assinatura de contratos. Existem diversas ferramentas que possibilitam isso, como a Clicksign, D4Sign e Certisign.
  • Bilhetes de anotações: os famosos post-it ou rascunhos podem ser substituídos por anotações no meio digital. Você pode usar, por exemplo, as notas autoadesivas que já vêm instaladas no Windows ou fazer download do Sticky Notes.

4. Automatize os processos

Utilize ferramentas como softwares e chatbots de autoatendimento para automatizar alguns processos da sua empresa. Dessa forma, gradualmente, você torna o seu negócio cada vez mais digital.

Além disso, ao automatizar os processos, você oferece ao seu cliente um atendimento mais rápido e personalizado. Isso aumenta a satisfação do consumidor e faz com que ele tenha uma ótima experiência com o seu negócio.

5. Invista no armazenamento em nuvem

Um dos aspectos mais importantes quando falamos na transformação digital é o armazenamento em nuvem. Esse é um ótimo recurso para digitalizar todos os dados da sua empresa com velocidade, redução de custos e muita segurança.

Para isso, mais do que investir em um bom servidor na nuvem, é importante fazer backup regularmente. E, para garantir a proteção das informações da sua empresa, você pode utilizar, por exemplo, o Cloud Backup da Algar. Com ele, você evita problemas como queda de energia, falhas no servidor ou outras ocorrências que podem prejudicar o fluxo de trabalho.

Agora que você aprendeu um passo a passo para a transformação digital, que tal aprender também sobre a diferença entre armazenamento e backup em nuvem?

Deixe seu comentário