Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Terceirização de TI: o que é tendência e o que é ultrapassado

Cristina Cruz | 25 de agosto de 2017

Trabalhar com Tecnologia da Informação é uma realidade imposta a qualquer empresa hoje, sobretudo às médias e grandes companhias. Houve um tempo em que o trabalho desenvolvido por equipes de TI se restringia apenas a questões operacionais, mas a área tecnológica das empresas não é vista mais como uma mera ferramenta funcional. Ao contrário disso, o setor de TI é um dos responsáveis pelo crescimento das corporações, atuando estrategicamente na busca por inovações.

Diante dessa mudança de paradigma, que tem ocorrido progressivamente nos últimos anos, contar com uma equipe de TI terceirizada pode trazer inúmeras vantagens competitivas. Na realidade, a opção por terceirizar profissionais de TI já é uma prática comum no mundo corporativo, mas a demanda por soluções cada vez mais inovadoras e a necessidade constante de atualização tecnológica são fatores fundamentais que reafirmam a importância de confiar o setor de TI de uma companhia a uma empresa terceirizada e especialista na área.

É um consenso no meio corporativo que a informação é um dos bens mais valiosos de qualquer empresa. Nesse sentido, saber quais estratégias utilizar para melhor aproveitar esses dados é um diferencial altamente competitivo. Por meio dos serviços de TI, por exemplo, pode-se: implementar novos sistemas de informação, desenvolver softwares para otimização do trabalho, criar soluções digitais para diferentes situações, dentre outras inúmeras operações estratégicas que valorizam ainda mais a capacidade de se inovar a partir da informação.

Se boa parte do potencial de crescimento de uma empresa concentra-se no modo de funcionamento de softwares, hardwares, banco de dados, redes e em como as informações são gerenciadas e analisadas, a terceirização de TI é um caminho muito próspero para que as empresas desenvolvam um trabalho altamente qualificado de tecnologia da informação, sem necessariamente investir em equipe própria para esse fim.

Algumas vantagens da terceirização de TI

As empresas que fazem outsourcing de TI possuem grandes diferenciais competitivos frente ao mercado corporativo, já que essa terceirização pode resultar em diversas vantagens, tais como:

Atendimento especializado: as empresas que fornecem soluções em tecnologia da informação possuem, geralmente, uma equipe multidisciplinar e altamente especializada para atender aos seus clientes. Essas empresas investem fortemente no treinamento de seus colaboradores, a fim de estarem sempre atualizadas às demandas do mercado; além de possuírem muita experiência na área, já que lidam com um vasto número de clientes e, por consequência, com diferentes problemas.

Controle dos serviços: contratando uma empresa especializada em TI, o contratante recebe relatórios bastante detalhados de desempenho dos serviços executados. Ademais, a equipe de TI terceirizada pode fazer visitas periódicas à empresa a qual presta serviço, a fim de analisar equipamentos, softwares, redes etc. Esse atendimento exclusivo e qualificado, que precisa gerar resultados, é otimizado pelo próprio fornecedor, que busca fidelizar o cliente por meio da apresentação de saldos positivos.

Mais tempo para o negócio: gerenciar tempo para focar em seu core business é fundamental a toda empresa, já que concentrar todas as energias para pensar em soluções de crescimento da companhia é fundamental para a sua estratégia de desenvolvimento. Mais especificamente, uma empresa de determinada área, ao repassar os serviços de TI para fornecedor qualificado, garante mais tempo para planejamento e execução de soluções de seu próprio negócio.

Redução de custos: os motivos anteriores por si só já justificariam os benefícios de se contratar uma empresa de outsourcing de TI. Contudo, é preciso mencionar também que essa opção pode ser ainda mais econômica do que contar com uma equipe da própria empresa. Primeiramente, por causa da diminuição dos encargos trabalhistas. Além disso, porque as empresas especializadas em TI, como atendem a diversos clientes, conseguem também reduzir custos e repassar essa economia ao contratante.

Tendência e obsolescência no mercado de terceirização de TI

Ainda que esse mercado de TI seja relativamente novo, é uma área que está em constante e progressiva demanda por atualização. Nesse sentido, algumas práticas de terceirização de TI já estão ultrapassadas e precisam dar lugar às tendências, que surgem a todo o tempo. A fim de se fazer um contraponto entre o que é obsoleto e o que é novidade, apresenta-se a seguir um recorte do que está em alta e o que está em baixa nesse mercado, segundo estudo feito pela revista CIO:

Em alta: desenvolvimento rápido de soluções em TI

Uma das tendências é que as companhias de outsourcing em TI estão se transformando, cada vez mais, em empresas ágeis, que exigem ciclos de desenvolvimento rápidos, além de muita expertise para coordenar negócios, engenharia e operações.

Em baixa: contratar diferentes empresas de TI

Por outro lado, é ultrapassado uma empresa contar com vários prestadores de serviços em TI, o modelo multisourcing. Diante das inovações do mercado e das novas metodologias de trabalho, como dos DevOps e da tecnologia de Cloud, as empresas de terceirização oferecem uma combinação de serviços de TI que busca atender a todas as necessidades de seu contratante.

Em alta: cloud privada

Também é tendência o fato de que as empresas hoje trabalham com dados em nuvens públicas, mas também executam determinadas aplicações em ambientes de nuvens privadas. Isso se deve ao fato de que essa diversificação traz mais segurança, competitividade, dentre outros benefícios.

Em baixa: gerenciamento de infraestrutura remota tradicional

Ainda que a entrega remota de serviços operacionais (serviços de redes, suporte e manutenção) tenha sido bastante popular, hoje essa é uma prática ultrapassada, já que as empresas terceirizadas de TI estão migrando para os serviços de gerenciamento por meio de nuvens, com diversas possibilidades integradas.

 

Em alta: disputa por talentos da área

O desafio de recrutar novos talentos é uma tendência do mercado de empresas terceirizadas de TI. A demanda por novas habilidades está em uma crescente, o que faz com que essas prestadoras de serviços, para se manterem relevantes, recrutem novos especialistas.

Em baixa: locais mais baratos para redução de custos

A outsourcing de serviços de TI em locais de menor custo trabalhista já não é mais um benefício buscado pelas empresas contratantes. Na verdade, as médias e grandes empresas exigem o uso de automação e ferramentas qualificadas para gerar resultados mais eficientes.

Em alta: buscar mais automação

As empresas estão, cada vez mais, exigindo das prestadoras de serviços em TI mais capacidade de automação. Essa automação pode trazer mais eficiência aos processos, além de reduzir custos. Portanto, também se configura como uma tendência competitiva do mercado.

Em baixa: o não detalhamento dos processos

Com a crescente dos processos automatizados, a prestação de contas de serviços em TI também necessita se tornar mais transparente. Ou seja, as empresas terceirizadas de TI não podem mais oferecer relatórios simples aos seus clientes. O detalhamento é necessário, sobretudo quanto à redução de custos propiciada pelo investimento em automação. Por conseguinte, essa economia também deve ser repassada ao contratante, que agora pode controlar melhor os serviços prestados.

Você já possuía conhecimento quanto às novidades no mercado de empresas terceirizadas em TI? Agora que possui essas informações, considera que algum processo ultrapassado é realizado por sua prestadora de serviço em TI? Divida as suas experiências conosco nos comentários.

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: