Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

22/jun
Cristina Cruz
Tendências em TI: o que está em alta ou ultrapassado?

Seja qual for a área de atuação da sua empresa, estar atento às tendências em TI é fundamental para o sucesso do negócio. Essas tendências costumam ter um alto potencial disruptivo e prometem ganhar cada vez mais espaço nos próximos anos.

Este post foi preparado especialmente para apresentar para você uma seleção das tendências em TI mais inovadoras e que vieram para ficar. Além disso, você pode conferir alguns exemplos de tecnologias ultrapassadas e entender por que investir nelas pode não ser uma boa ideia. Continue lendo!

Confira algumas das principais tendências em TI

1.Inteligência Artificial

A inteligência artificial tem se tornado a base para o desenvolvimento e aprimoramento de diversos processos e ferramentas utilizadas no mundo corporativo. A grande inovação da inteligência artificial é fazer com que os computadores e dispositivos tecnológicos possam aprender sozinhos a partir de experiências anteriores e adaptar-se de forma autônoma, sem a necessidade de serem previamente programados.

Ela é considerada uma das maiores tendências em TI por conta da sua capacidade de facilitar a tomada de decisões dentro das empresas e ainda revolucionar a experiência do cliente.

2.Blockchain

O blockchain é uma das mais recentes tendências em TI. Conhecido por ser responsável pela circulação de diversas moedas digitais, a tecnologia promete evoluir para uma plataforma de Transformação Digital. Isso porque o blockchain muda radicalmente os mecanismos de transação centralizados e de manutenção de registros.

Além de ter se tornado essencial para os negócios digitais disruptivos, a tecnologia tem um grande potencial para ser usada em diversas outras áreas, como saúde, indústria, administração pública, cadeias de abastecimento, entre outras.

2.Realidade Virtual e Aumentada

As tendências em TI também envolvem mudanças na maneira como as pessoas controlam e interagem com o mundo digital. Por isso, ainda que os mercados de realidade virtual e aumentada sejam fragmentados, eles vêm ganhando cada vez mais espaço nas organizações.

Elas podem ser aplicadas das mais variadas formas e em diferentes áreas. Na construção civil, por exemplo, engenheiros já utilizam a realidade aumentada para conseguir visualizar futuras construções. Na área de turismo, elas também têm sido bastante úteis, já que permitem que o consumidor possa ter uma experiência digital em um destino turístico. Portanto, seja onde for, elas chegaram para mudar para sempre a nossa interação com o universo digital.

3.Plataformas de Conversação

As plataformas de conversação são mais uma das tendências em TI que alteram a maneira das pessoas interagirem com o digital. Aqui, os computadores é que são responsáveis por traduzir as intenções do usuário.

Por meio de um comando ou questionamento, as interfaces de conversação já estão aptas a executar funções e apresentar conteúdos, por exemplo. Isso só é possível graças à capacidade das máquinas de compreender a linguagem natural e disponibilizar resultados complexos.

Não invista em tecnologias ultrapassadas

Embora algumas tecnologias chamem a atenção à primeira vista por conta do baixo custo, investir em ferramentas e sistemas ultrapassados pode não valer a pena e ainda sair mais caro em longo prazo. Há empresas que ainda utilizam o método padrão de login, por exemplo, que não só é antigo como também apresenta um risco para a organização. As senhas podem ser facilmente descobertas e interceptadas sem que o dono saiba, o que aumenta a possibilidade de ataques ao sistema.

Outro exemplo está ligado à terceirização de TI. Existem empresas utilizando o ultrapassado modelo multisoucing, ou seja, contratando vários prestadores de serviços em TI. Dentro de um cenário de inovação tecnológica, empresas de terceirização já oferecem uma combinação de diferentes serviços, visando atender a todas necessidades de um modo mais ágil, o que pode ser muito mais vantajoso.

Esse conteúdo foi útil para você? Se você gostou desse post sobre tendências em TI, o que acha de conhecer um pouco mais sobre computação cognitiva? Acesse o conteúdo agora mesmo!

Deixe seu comentário