PABX: o que é, como funciona e principais benefícios para sua empresa

Escrito por humanos

Aparelho telefone PABX. Este sistema é muito vantajoso para as empresas.

PABX é a sigla para Private Automatic Branch Exchange (Troca Automática de Ramais Privados), um aparelho que permite a criação de uma rede interna de telefonia.

Com esses equipamentos, as empresas facilitam a rotina de trabalho de seus profissionais, contribuindo para a eficiência dos times. 

E como isso acontece? Qual é a função de um PABX? O que é, de fato, esse aparelho? Uma central telefônica?

Em certa medida, sim. No entanto, para entender a fundo esse equipamento, é preciso conhecer suas características e seus diversos tipos, bem como as funções de cada um.

Vem com a gente que explicaremos tudo que você precisa saber!

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PABX: O que é?

Um sistema PABX é um equipamento que se conecta diretamente à uma operadora de telefonia e, ao mesmo tempo, faz a ligação direta com outras linhas internas por meio de ramais. 

Dessa forma, funciona como uma central telefônica que, de forma automática e sem a intervenção de terceiros, direciona as chamadas externas para o ramal escolhido.

A partir do momento em que o sistema é configurado, a comunicação interna e externa da empresa se torna mais organizada e eficaz. 

Afinal, é possível implantar um ramal por setor e dar um destino correto às ligações, além de realizar chamadas simultâneas, por exemplo.

Para entender melhor as funções dessa tecnologia, é preciso conhecer seus diversos tipos.

Quais os tipos de PABX que existem e como escolher?

Aparelho telefônico com sistema PABX. Existem diversos tipos que podem ser implementados em uma empresa.

Uma central telefônica existe para interligar ramais e linhas, que podem ser analógicas, virtuais ou com tecnologia IP.

Considerando isso, você é capaz de imaginar quais os tipos de PABX que existem atualmente? Se você pensou em analógica e virtual, esse é o caminho..

Os sistemas podem ser analógicos, híbridos, por tecnologia IP e em nuvem.

Analógico

O sistema analógico é indicado para pequenas e médias empresas, pois é uma opção mais básica e de menor custo. Suas funções são diversas, e incluem:

  • Chamada em espera;
  • Identificador de chamadas;
  • Transferência de chamadas;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Bloqueio no recebimento de chamadas a cobrar;
  • Chamada em conferência (reuniões por telefone);
  • Controle de chamadas telefônicas externas e internas;
  • Possibilidade de programação de um ramal para realizar o desvio externo;
  • Ramal econômico, que determina um limite de tempo para cada ligação;
  • Possibilidade de integração de um software de tarifação para fazer o controle de chamadas (Controller);
  • Seleção automática de linhas na hora da ligação, com a central verificando o melhor plano para o cliente em cada linha;
  • Possibilidade de inserção de um menu por meio do qual os clientes fazem seu autoatendimento até serem encaminhados para o setor correto (URA ou Atendimento Automático Digital).

Híbrido

E se falarmos de um sistema híbrido? 

Este sistema reúne as funções dos sistemas analógico, digital e IP. Com ele, a empresa escolhe qual utilizará em cada momento conforme as suas demandas. 

Sua configuração é bastante simples, e ela pode se interligar com outros Private Automatic Branch Exchange e também com computadores.

As funcionalidades deste aparelho também são inúmeras

  • Ramal econômico;
  • Maior capacidade de ramais;
  • Seleção automática de linhas;
  • Terminais com tecnologia digital;
  • Conexão com porteiros eletrônicos;
  • Realização de chamadas com tecnologia IP;
  • Interligação entre matriz e filial por meio da tecnologia VoIP;
  • Atendimento Automático Digital por URA (Unidade de Resposta Audível);
  • Possibilidade de programação de um ramal para realizar o desvio externo;
  • Estrutura flexível, pois a capacidade da central se adequa conforme a necessidade da organização;
  • Consulta de portabilidade dos números de celular, o que faz com que a ligação seja feita pela operadora que possibilita maior economia.

IP

Você certamente já ouviu falar em comunicação VoIP (voz sobre protocolo de internet), certo? Sabe, então, que ela funciona por meio da conversão de voz em pacotes de dados que são transmitidos de um ponto a outro.

É exatamente assim que o sistema baseado em IP funciona: por meio de tecnologia VoIP. Ou seja, utiliza a conexão de internet ao invés de aparelhos e linhas telefônicas tradicionais.

Por essa característica, esse sistema traz outros recursos, como:

  • Até 700 ramais disponíveis.
  • Mais qualidade nas chamadas com voz em alta definição;
  • Uso da mesma estrutura de cabeamento da internet para telefonia;
  • Utilização do celular como um ramal móvel, bastando a instalação de um aplicativo no aparelho.

Apesar de ter características interessantes, esse sistema apresenta um custo relativamente maior do que o analógico. Por isso, ele é indicado para médias e grandes empresas, que precisam de mais recursos. 

Nuvem

Para quem deseja aproveitar os recursos do sistema IP sem precisar instalar o software no computador, a saída é optar pelo PABX na nuvem. 

O gerenciamento e o armazenamento é realizado na cloud, o que facilita ainda mais sua configuração. O investimento inicial é baixo, o que torna o sistema uma opção bastante flexível, que atende desde pequenas a grandes empresas. 

Conheça algumas de suas características:

  • Geração de relatórios em tempo real;
  • Facilidade para alterar e adicionar ramais;
  • Execução de chamadas de voz e vídeo pelo navegador web;
  • Correio de voz web, sendo que cada ramal possui sua própria caixa postal;
  • Captura de tela e gravação de chamadas recebidas e originadas na sua empresa;
  • Comunicação em tempo real para todos os aplicativos, navegadores e dispositivos móveis;
  • Call Center com URA, DAC e discador automático, o que confere maior agilidade aos atendimentos;
  • Facilidade no acesso às funções do ramal, bastando a instalação e a configuração do softphone no smartphone.

Com possibilidade de integração de sistemas e recursos de gerenciamento modernos, é uma solução vantajosa para qualquer organização, pois também elimina gastos com manutenção.

Quais as vantagens de ter um sistema PABX em sua empresa?

Aparelho de telefone PABX. Redução de custos e eficiência são umas das vantagens de ter este sistema em uma empresa.

Sistema de comunicação otimizado é sinônimo de melhor atendimento ao cliente e colaboração entre os times. 

Após aprender como mexer, os gestores conseguem organizar seu ambiente profissional, dar um destino correto às ligações e muito mais. 

Confira algumas vantagens de contar com essa tecnologia em sua organização!

Controle do sistema telefônico

A integração promovida pelo sistema PABX possibilita maior controle sobre o uso de telefones da empresa. 

Os gestores e diretores podem acessar relatórios em tempo real para avaliar essa atividade, acompanhar métricas e tomar melhores decisões.

Redução de custos

Com os sistemas de comunicação da empresa conectados via rede interna de telefonia, as equipes poderão realizar chamadas gratuitas entre departamentos e filiais. Isso traz uma significativa redução de custos operacionais com ligações telefônicas, certo?

Essa economia também pode acontecer com o uso da PABX digital, pois o modelo virtual é flexível. Na prática, o gestor adquire novos ramais somente quando a demanda cresce, o que evita gastos desnecessários. 

Eficiência

A eficiência é uma grande vantagem deste tipo de tecnologia que se manifesta em diversos pontos. 

O uso de URA (Unidade de Resposta Audível), por exemplo, possibilita atender ligações por meio de uma gravação personalizada. 

Isso facilita o direcionamento da chamada para o setor adequado, promovendo a economia de recursos humanos e financeiros.

Outro exemplo de eficiência é o uso do sistema em dispositivos móveis, nos casos de IP e nuvem. 

Dessa forma, as equipes conseguem acessá-lo de onde estiverem, realizando os contatos necessários de forma mais dinâmica e produtiva.

Unificação

Vamos tomar como exemplo a tecnologia IP. Com um sistema que funciona por meio de tecnologia VoIP, é possível unificar ramais, o que facilita a adaptação dos colaboradores e elimina a necessidade de mudanças de número.

Gestão organizada

Por fim, outra grande vantagem de se utilizar essa tecnologia é ter uma gestão mais organizada. 

Seja por integrar todos os ramais de telefonia, seja por proporcionar um controle maior do sistema telefônico, o gestor conseguirá maior desempenho de suas equipes ao simplificar sua central de telefonia.

7 recursos que um PABX na nuvem oferece para as empresas

Na hora de escolher um Private Automatic Branch Exchange, o gestor precisa avaliar, antes de mais nada, as necessidades da sua empresa. O orçamento também será um definidor, sem dúvidas. 

Mas um ponto de extrema importância são as funcionalidades que essa espécie de central telefônica oferece. Veja a seguir sete recursos que a PABX digital oferece:

  • Acesso de qualquer estação: por ser um sistema em nuvem, ele pode ser acessado por dispositivos móveis, de qualquer tipo de estação.
  • Integração com outros softwares: softwares do tipo ERP ou CRM se integram ao sistema e podem trabalhar em prol da melhor experiência do cliente.
  • Integração com a atual central de telefonia da empresa: o uso de PABX digital é compatível com qualquer tipo de telefonia e pode se integrar com outros recursos, como headsets e sistemas físicos.
  • Maior número de ramais conforme demanda: conforme sua empresa cresce, o Private Automatic Branch Exchange na nuvem é escalável e acompanha a sua expansão, oferecendo mais ramais sob demanda.
  • Gravação de ligações: as ligações telefônicas podem ser gravadas por meio do sistema e são disponibilizadas em formato mp3. Isso é importante para controle e segurança da própria empresa e de seus clientes.
  • Uso de discadores e URA: empresas que trabalham com call center ou televendas se beneficiam de discadores automatizados (distribuem as chamadas com eficiência) e da URA, ambos os recursos disponíveis no sistema digital.
  • Integração com equipes remotas e filiais: a ausência de custo para as ligações entre os ramais da empresa, independentemente de os funcionários estarem em outra cidade ou estado, é um fator favorável para a integração geral da organização.

Um bom exemplo de como esses recursos funcionam na prática é o Cloud Phone Pro, o PABX na nuvem da Algar Telecom.

Conheça o Cloud Phone Pro: um PABX na Nuvem

Aparelho telefônico conectado à uma rede PABX.

O Cloud Phone Pro é um PABX virtual que possibilita a redução de custos com infraestrutura, conta telefônica e manutenções. 

A solução da Algar promove maior integração do time, pois simplifica a comunicação da empresa. Ao mesmo tempo, facilita o trabalho do gestor ao favorecer o gerenciamento online e a gestão da equipe em tempo real.

Confira a seguir as características e os benefícios de contar com o Cloud Phone Pro.

Economia

A economia com infraestrutura, manutenção e conta telefônica é evidente. No entanto, a solução também evita deslocamentos e viagens de colaboradores.

Gestão unificada

Em um só lugar, o gestor consegue centralizar ligações e gravações, acessar relatórios e dashboards de desempenho. A gestão unificada é sinônimo de organização e produtividade.

Mais segurança

Uma PABX digital de confiança, como a Cloud Phone Pro, protege todas as operações realizadas. Para tanto, utiliza ferramentas de gravação e monitoramento de chamadas, além de criptografia.

Fácil instalação

Já pensou em eliminar a necessidade de equipamentos caros e instalações complexas, cheias de fios passando em todos os lugares? Com o sistema em nuvem isso é possível.

Ligações mais baratas

Uma das grandes vantagens dessa tecnologia é permitir as ligações gratuitas entre os colaboradores e o menor custo para ligações externas.

Escalabilidade

O número de ramais contratados pode ser aumentado ou diminuído a qualquer momento, conforme a necessidade do seu negócio.

Suporte total

Em caso de problemas, basta acionar o suporte 24 horas da Algar Telecom para ter um acompanhamento próximo, disponível sempre que precisar.

Use de qualquer lugar

Telefone, celular, notebook ou computador. O uso dos ramais pode ser feito em qualquer um desses equipamentos.

Conheça mais sobre a Cloud Phone Pro, a PABX virtual da Algar Telecom!

Perguntas Frequentes (Guia Rápido)

Para frisar os principais conceitos que trouxemos sobre o tema, o que é e como funciona, preparamos um guia rápido!

Qual é a função de um PABX?

Um Private Automatic Branch Exchange tem como função criar uma rede interna de telefonia, promovendo a conexão entre os setores da empresa e direcionando chamadas externas para o ramal escolhido.

Quais os tipos de PABX que existem atualmente?

Os tipos de PABX são: Analógico (convencional), Híbrido, por IP e em nuvem.

Qual é a diferença entre PABX e PBX?

O PBX (Private Branch Exchange) faz a distribuição de ligações entre ramais. É um modelo que depende de um telefonista.

O PABX (Private Automatic Branch Exchange) é a evolução desse sistema, que não depende de um operador físico para o controle e a distribuição das ligações.

Conclusão

Ter um PABX na empresa é contar com uma espécie de central telefônica que garante diversos benefícios, como economia de recursos, eficiência e gestão organizada.

Para garantir essas vantagens, o gestor deve saber não só como configurá-lo, como também escolher a melhor solução para suas necessidades.

Como apontamos, as soluções em nuvem oferecem muitos recursos interessantes que promovem integração na rotina empresarial.

Elas são, inclusive, uma forma de manter a produtividade dos profissionais em home office!

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