Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Os desafios do administrador de sistemas no futuro da TI

Cristina Cruz | 20 de fevereiro de 2017

Nos últimos anos, o surgimento de forças, como a TI híbrida, virtualização, computação em nuvem, convergência continuada de infraestrutura e  BYOD (traga seu próprio dispositivo) ofereceu aos profissionais de tecnologia novas formas de trabalhar, revolucionando o modelo tradicional até então praticado na área. Diante disso, o destino do administrador de sistemas passou a ser encarado como uma incógnita, ou seja, com tantas mudanças qual o papel desse profissional no futuro da TI?

As funções relacionadas a TI tradicional, que leva em conta a administração de sistemas, banco de dados e armazenamento, deixou de ser prioridade para empresas que buscam por profissionais de tecnologia no mercado atual. Agora, a expectativa é de que as pessoas que trabalham nessa área consigam colocar em prática conceitos e tendências tecnológicas, como arquiteturas de software sem servidor, Internet das Coisas e Cloud Computing, mas sem deixar de lado as habilidades de gerenciar tecnologias e infraestruturas tradicionais. Além disso, é preciso estar atento ao pleno funcionamento dos protocolos de segurança, uma vez que as soluções, principalmente aquelas baseadas na nuvem, podem sofrer ameaças relacionadas à violação de dados.

Diante da necessidade de softwares e aplicativos cada vez mais funcionais, rápidos e que atendam ao máximo as expectativa do cliente, a função do administrador de sistemas acabou se tornando mais complexa. Além de garantir o funcionamento da infra de TI e solucionar todos os problemas que surgem ao longo do desenvolvimento dos processos, é vital que esses profissionais se tornem conselheiros e saibam resolver dificuldades reais que fazem parte da rotina de uma empresa. Portanto, nesse cenário em constante transformação, é necessário que os responsáveis pela área de TI busquem se reformular a fim de continuar sendo significativos e de agregar valor aos negócios.

Transformando desafios em oportunidades

Apesar de exigirem mudança de postura, as novas tecnologias também simbolizam o surgimento de novas oportunidades para os administradores de sistemas. Os processos de DevOps, que propõem uma cultura de colaboração entre os times de desenvolvimento e operação para agilidade dos projetos de tecnologia,  juntamente com o crescimento das soluções baseadas em Cloud, representam a chance de uma atuação mais estratégica e não somente operacional como acontecia antes.

Além disso, com a ampliação do mercado de apps, outro ponto que a TI começa a olhar com mais atenção diz respeito às métricas que medem a experiência das pessoas em relação aos aplicativos desenvolvidos para dispositivos móveis. Isso quer dizer que o olhar dos profissionais deve ir além do hardware e software em si, ou seja, é primordial que eles pensem em como o produto criado está sendo utilizado, de fato, pelos usuários finais.

Outra oportunidade que bate a porta dos administradores de sistemas diz respeito a quantidade de opções de tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de softwares e aplicativos. Esse aumento, aliado à capacidade de percepção do profissional para entender o que funciona e o que é melhor do ponto de vista do usuário e também da empresa, faz com que os especialistas de TI consigam entender as necessidades de todos os envolvidos no processo para avaliar o custo-benefício e recomendar a melhor opção aos gestores. Nesse conjunto de oportunidades, as metodologias ágeis também já representam uma opção eficiente para gestores de tecnologia que desejam aumentar a produtividade e a colaboração entre os membros da equipe. Ao organizar e gerenciar projetos complexos de TI, a garantia de cumprimento de prazos e orçamento é maior, gerando benefícios tanto para as empresas quanto para os clientes.  

E você, já está trabalhando para se adaptar a esse novo formato da TI? Acredita que os profissionais do futuro precisam mudar o mind set para garantirem seus lugares no futuro? Compartilhe conosco sua opinião nos comentários!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: