Em busca da implantação da Transformação Digital e de uma melhor performance de seus sistemas, as micro e pequenas empresas estão investindo cada vez mais no modelo SaaS – Software as a Service.
Pense na seguinte situação: você tem uma caixa de ferramentas, mas na realidade utiliza apenas a chave de fenda no seu dia a dia. Então, por que levar a caixa de ferramentas toda, que é pesada e não tem uso efetivo para você?
Assim é o modelo SaaS. Nele, as empresas têm direitos sobre seus dados e uso do software, mas só pagam efetivamente pelas funcionalidades que usam.
Esse modelo possibilitou que ainda mais empresas de menor porte tivessem condições de ter acesso às tecnologias que, anteriormente, exigiam um investimento financeiro enorme, sendo que só apresentava resultados efetivos em médio e longo prazo.
O sistema antigo, o HaaS – Hardware as a Service, exigia que as empresas mantivessem não só um servidor próprio para o armazenamento de dados. Mas também, muitas vezes, uma equipe especializada em TI para que o sistema funcionasse corretamente. Além disso, as empresas pagavam por um Hardware e suas licenças de uso, que são bem caras, para um uso estrito.
Leia também: IAAS, PAAS, SAAS: ENTENDA OS SIGNIFICADOS E AS DIFERENÇAS
O modelo SaaS é perfeito para os modelos de negócio das micro e pequenas empresas também devido ao tempo de implantação. A partir da contratação da funcionalidade, a empresa já pode começar a utilizar o software em seu sistema em um período de tempo muito menor do que a tecnologia da instalação dos hardwares.
Hoje o uso efetivo do modelo, normalmente, é disponibilizado em algumas horas, isso quando o acesso já é liberado imediatamente.
Com a Transformação Digital, estar atento aos novos modelos tecnológicos é essencial para o crescimento da sua empresa. Conheça mais sobre soluções digitais para micro e pequenas empresas!
Deixe seu comentário