Consultor Especializado mais perto da sua empresa> Sou de Média e Grande Empresa Sou de Micro e Pequena Empresa

Para melhorar sua experiência, selecione um perfil de conteúdo:

21/ago
Redator MPE
Modelo SaaS e a adoção de novas tecnologias para micro e pequenas empresas

Em busca da implantação da Transformação Digital e de uma melhor performance de seus sistemas, as micro e pequenas empresas estão investindo cada vez mais no modelo SaaS – Software as a Service.

 

Pense na seguinte situação: você tem uma caixa de ferramentas, mas na realidade utiliza apenas a chave de fenda no seu dia a dia. Então, por que levar a caixa de ferramentas toda, que é pesada e não tem uso efetivo para você?

Assim é o modelo SaaS. Nele, as empresas têm direitos sobre seus dados e uso do software, mas só pagam efetivamente pelas funcionalidades que usam.

Esse modelo possibilitou que ainda mais empresas de menor porte tivessem condições de ter acesso às tecnologias que, anteriormente, exigiam um investimento financeiro enorme, sendo que só apresentava resultados efetivos em médio e longo prazo.

Por que o SaaS é ideal para pequenas e micro empresas?

O sistema antigo, o HaaS – Hardware as a Service, exigia que as empresas mantivessem não só um servidor próprio para o armazenamento de dados. Mas também, muitas vezes, uma equipe especializada em TI para que o sistema funcionasse corretamente. Além disso, as empresas pagavam por um Hardware e suas licenças de uso, que são bem caras, para um uso estrito.

O modelo SaaS possibilita ainda mais:

  • Facilidade de funcionamento: não é preciso mais manter funcionários especializados para garantir o funcionamento correto dos programas. Essa função passa a ser da empresa provedora do software. Com isso, a manutenção e as atualizações não são mais preocupações do seu negócio,incluindo o fim do pagamento das taxas de upgrade.
  • Armazenamento em Cloud: se o modelo anterior exigia a contratação de um servidor para o armazenamento dos dados, com o modelo SaaS esse passo deixa de ser necessário. O armazenamento é todo feito em Cloud (nuvem) o que desonera os sistemas operacionais da sua empresa.
  • Mobilidade para o uso: como a instalação do Hardware não é mais necessária e as informações ficam armazenadas na nuvem, as aplicações contratadas dentro do modelo SaaS podem ser acessadas por qualquer dispositivo autorizado com acesso à internet. Isso facilita muito para empresas que possuem necessidade da integração de seus funcionários ao sistema dentro ou fora da empresa, como no caso de representantes de vendas, por exemplo.

Tempo de implantação do modelo SaaS

O modelo SaaS é perfeito para os modelos de negócio das micro e pequenas empresas também devido ao tempo de implantação. A partir da contratação da funcionalidade, a empresa já pode começar a utilizar o software em seu sistema em um período de tempo muito menor do que a tecnologia da instalação dos hardwares.

Hoje o uso efetivo do modelo, normalmente, é disponibilizado em algumas horas, isso quando o acesso já é liberado imediatamente.

Com a Transformação Digital, estar atento aos novos modelos tecnológicos é essencial para o crescimento da sua empresa. Conheça mais sobre soluções digitais para micro e pequenas empresas!

Receba informações e dicas exclusivas em TI e Telecom, assine nossa Newsletter:

Deixe seu comentário