Tecnologia Algar Telecom | 31 de março de 2017

Linha 0800 para empresas: como começar?

Tempo de leitura: 5 minutos

A Discagem Direta Gratuita (DDG), mais conhecida como linha 0800, é um canal normalmente utilizado por médias e grandes empresas para estabelecer contato, realizar atendimentos e oferecer produtos aos clientes. 

Esse serviço, entregue nacionalmente mediante a viabilidade técnica, oferece um atendimento personalizado, ágil e não resulta em custos para os consumidores que a utilizam.  Esse é um dos principais benefícios para as empresas que decidem adotá-lo como parte de seus sistemas de suporte ao cliente. 

É possível também utilizá-lo como um canal de vendas, normalmente conhecido como televendas. Assim, é possível atender, de forma rápida, as possíveis dúvidas do consumidor e fechar o negócio pelo próprio telefone.

Vale a pena contratar uma linha 0800 para empresas?

A utilização de um número 0800 se relaciona a diferentes fatores dentro de uma empresa. Isso quer dizer que a adesão deste tipo de linha não está ligada apenas ao atendimento de fato, mas também à visão que os clientes têm do seu negócio.

Mesmo com a evolução tecnológica e o surgimento de novas ferramentas de comunicação, a telefonia ainda é um canal muito utilizado por empresas, sendo ainda um investimento muito positivo para o contato com o cliente. 

Por isso, a DDG deixou de ser uma ferramenta para grandes empresas e se tornou um diferencial muito relevante para o alcance de empresas dos mais diferentes tamanhos. 

Quando analisamos o custo-benefício do uso da linha, podemos levar em conta a credibilidade, alto alcance, facilidade para o cliente e a humanização do atendimento. 

Credibilidade da empresa

A ideia de ter um método de ligações convencional pode atrair público e, por ser algo usado  há mais tempo, também pode se associar a uma imagem positiva. 

Formalizar o contato mostra credibilidade. Desta forma, os clientes tendem a confiar mais em canais desse tipo para transações e contratações mais significativas. 

Maior alcance

Por atuar em um cenário nacional, o 0800 derruba barreiras e acaba atraindo clientes de localização mais distante que o convencional, possibilitando um contato próximo e um diálogo assertivo para concluir um negócio. 

Mais facilidade para o cliente

Empresas que visualizam as dores dos clientes e trabalham para solucioná-las ganham pontos na hora de fechar um negócio. Por isso, a economia de contato para o cliente pode se transformar em uma nova venda para a sua empresa. 

Além disso, levar em conta que o número é um só para qualquer lugar do país facilita a assimilação do contato pelo cliente,  além de estimular o acionamento do número para dúvidas.

Humanização do atendimento

Pessoas gostam de falar com pessoas e se sentem mais seguras quando isso acontece. Mesmo que o atendimento digital ganhe força, o compartilhamento de informações online nem sempre é visto como seguro.

Desta forma, é importante ter um canal em que os clientes possam tirar dúvidas, independente de sua localização, sem pagar por isso. 

Como funciona uma linha 0800 para empresas?

Normalmente, os números 0800 direcionam as chamadas para um telefone fixo que a empresa já possui. Porém, com esse serviço, a cobrança fica a cargo da empresa e não de quem realiza a ligação. 

Com cobranças por minuto, as chamadas possuem custos distintos, dependendo da região de onde está sendo originada e se é realizada via celular ou telefone fixo.

No que diz respeito à contratação, um dos modelos disponíveis no mercado é o de consumação mínima. 

Nesse modelo, pautado pela customização de acordo com as necessidades do cliente, as ligações recebidas são deduzidas de uma franquia mínima pré-estabelecida com a operadora. 

Assim, a empresa paga, ao final do ciclo de faturamento, o valor acordado em contrato. Caso esse limite seja excedido, a diferença é paga na própria fatura.  

Tarifas de ligação

É essencial ficar atento quanto à cobrança de tarifas relacionadas aos mais diferentes DDDs existentes no país.  

Também é importante conhecer as duas modalidades de ligações possíveis (fixo e móvel), uma vez que cada tipo (local, fixo, móvel e LDN) possui custos específicos.

Propriedade do número

Existem algumas regras criadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que regem a telefonia fixa e que também se aplicam ao DDG. 

Ao manifestar o interesse de contratação de uma linha 0800, o cliente pode fazer a reserva de um número no site da Anatel. 

Essa reserva, que tem duração de 10 dias, garante que, neste tempo, o número seja passado ao consultor de vendas de uma operadora e seja efetivado.

Com a efetivação da venda, o número passa a ser de propriedade do cliente, podendo ser portado para qualquer outra operadora que seja de seu interesse.

Caso seja feito o cancelamento da linha, o número recém-cancelado continua sendo de posse do cliente pelo período de 180 dias, podendo ser reativado dentro desse prazo sem nenhum prejuízo. 

A ressalva, nesse caso, é que se o cliente fez a portabilidade de um número para outra operadora, esse prazo é dividido entre a prestadora de serviço de origem e a que recebeu a portabilidade (90 dias em cada uma). Porém, ele só poderá ser reativado na operadora de origem. Ou seja, onde ele ativou pela primeira vez a sua linha 0800. 

Após 180 dias, o número volta a estar disponível para comercialização, podendo ser adquirido por qualquer pessoa, em qualquer lugar do Brasil.

Bloqueios de ligação

Muitas organizações fazem o bloqueio de ligações realizadas de celulares pelo fato da tarifa ser mais alta para essa modalidade. 

Porém, pesquisar por boas tarifas no momento da contratação de um serviço de DDG pode representar um diferencial relevante entre uma empresa que aceita chamadas originadas de telefones móveis em relação a outra, que não aceita.

Direcionamento de ligação

É essencial ficar atento às questões relacionadas ao direcionamento de ligação, uma vez que chamadas mal direcionadas podem render aumento de custos e insatisfação do cliente.

Um sistema de Discagem Direta Gratuita pode gerar impactos positivos significativos para as organizações, como credibilidade e oportunidade de novos negócios, por exemplo. 

Sendo assim, pesquisar e entender as soluções oferecidas no mercado é o primeiro passo para a adoção eficaz de uma linha 0800. 

Quais são as vantagens de contratar 0800 para empresa?

A Discagem Direta Gratuita, que há algum tempo poderia parecer algo completamente dispensável na planilha de custos de uma empresa, tornou-se imprescindível para quem deseja oferecer um serviço eficiente aos seus clientes. 

Porque, com a alta concorrência observada no mercado,  atendimento rápido e de qualidade se tornaram premissas de negócios bem sucedidos. 

Confira a seguir outras vantagens de adotar esse sistema no contexto corporativo.

1. Maior Economia

A economia é um fator relevante que pesa no momento da escolha por uma linha 0800 para atendimento aos clientes. 

Não é necessário nenhum gasto para aquisição de uma infraestrutura mínima de implantação do DDG e as tarifas simplificadas. Assim, a escolha pode variar entre os modelos de contratação local, ligação direta nacional (LDN) e fixo móvel. Isso auxilia de forma considerável na redução de custos. Vantagens que fazem desse serviço algo atrativo para as empresas.

2. Flexibilidade de atendimento

Com o DDG, é possível encaminhar as chamadas que a empresa recebe através de uma programação baseada em horário, dia da semana e localidade. 

É possível, ainda, combinar essas programações com restrições de chamadas locais, de celular e de áreas específicas. 

Essa é uma vantagem que pode estar atrelada às necessidades e estratégias de atendimento preestabelecidas pela empresa, como dar prioridade para certas localidades em que a atuação é mais forte, por exemplo.  

3. Atendimento gratuito ao consumidor

Ter uma linha 0800 garante que todas as ligações sejam centralizadas de forma que um único número seja divulgado pela empresa, facilitando a memorização do telefone para o cliente que deseja entrar em contato. 

Além disso, o fato da ligação ser completamente gratuita para o consumidor que está originando a chamada impacta positivamente na experiência do usuário com a organização.

4. Aumento das ligações

Contratar um 0800 transforma o contato com a sua empresa em uma situação acessível de qualquer localização em território nacional. 

Dessa forma, a tendência é que os clientes se conectem mais por esse canal, principalmente, por ser uma maneira gratuita de entrar em contato com a marca. 

Leia também: MARKETING DIGITAL: A IMPORTÂNCIA PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Como contratar número 0800 para empresa?

O primeiro passo para contratar uma linha 0800 para empresas é entrar em contato com uma operadora de telefonia fixa, para que assim seja desenhado o melhor plano para o seu tipo de negócio. 

Muitas opções no mercado oferecem diferenciais, como o bloqueio de recebimento de chamadas de regiões determinadas ou tipos específicos de aparelhos. Esses benefícios ajudam a segmentar melhor o seu atendimento. 

A Algar Telecom oferece o 0800, um canal de relacionamento de forma gratuita para os seus clientes. Com ele, é possível ficar ainda mais próximo dos seus consumidores e fornecedores.

Empresas com 0800 otimizam o seu atendimento em território nacional e trazem vantagens para a operação do seu negócio:

  • Redirecionando de forma automática para agilizar e qualificar o atendimento;
  • Flexibilizando ligações a partir de telefone fixo ou celular;
  • Relacionando-se melhor com o cliente, tornando-se um canal de vendas, pesquisa e fidelização.

Conheça agora o 0800 da Algar Telecom e utilize um DDG Executivo para sua empresa com reconhecimento nacional. 

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