Inteligência Artificial: O que é e como ela pode auxiliar sua empresa

Escrito por humanos

imagem de um homem mexendo em um tablet com redes neurais remetendo a inteligencia artificial

O conceito de Inteligência Artificial já faz parte de diversas rotinas operacionais, e agora, se consolida com mais força no setor empresarial, com benefícios que podem auxiliar o seu negócio. 

No passado, muitas pessoas associavam inovações inteligentes com atividades grandiosas, como o desenvolvimento de robôs e sistemas responsivos. 

Embora isso também seja fruto da inteligência artificial, hoje é possível observar sua preferência em inúmeras áreas, na comunicação, execução de tarefas e praticidades no dia a dia. 

Atualmente, essas soluções também estão chegando no mercado empresarial, e é importante se atentar para essas mudanças, e acompanhar a revolução tecnológica corporativa. 

Entenda mais sobre o assunto e qual a importância da inteligência artificial em micros empresas e grandes corporações. 

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O que é inteligência artificial? 

A inteligência artificial é um conjunto de várias tecnologias que buscam simular as capacidades humanas ligadas à inteligência. 

Diferentes sistemas, programas e equipamentos inteligentes reúnem inovações como: 

  • Redes neurais artificiais; 
  • Algoritmos; 
  • Métodos de aprendizado avançado; 
  • Técnicas de simulação; 
  • Programação. 

Estes sistemas servem, principalmente, para realizar atividades que envolvam raciocínio, percepção e habilidades de análise, como a mente humana. 

Em outras palavras, a inteligência artificial é um conceito que se relaciona à capacidade de encontrar soluções por meio de programações computadorizadas. 

Além disso, atualmente, inovações mais aprimoradas buscam permitir que máquinas inteligentes desenvolvam a capacidade de aprendizado independente, para efetuar análises mais complexas e tomarem decisões autônomas. 

O conceito pode parecer novo, mas os primeiros estudos sobre o tema começaram em torno da década de 20. Posteriormente, em 1943, o termo “redes neurais” é citado pela primeira vez por analistas da área. 

Em 1950, Alan Turing, pai da computação moderna, se destaca com seus primeiros protótipos, e a inteligência artificial passa a ser oficialmente desenvolvida. 

Inclusive, a área também é um campo de estudo da ciência, trabalhando, principalmente, com robótica e programação de sistemas. 

Todos esses segmentos convergem para as máquinas que conhecemos na atualidade, caminhando, cada vez mais, para a autonomia inteligente. 

 

Qual a importância da inteligência artificial para empresas? 

No ambiente corporativo, a inteligência artificial representa o avanço da ciência para potencializar operações industriais e tomadas de decisões estratégicas. 

Em termos práticos, máquinas inteligentes poderão propor rotinas automatizadas, que não dependam de mão de obra humana para serem produtivas. 

Dessa forma, operações mais simples, que demandam muito tempo para serem finalizadas, podem se beneficiar com as novas tecnologias. 

Com isso, será necessário menos funcionários para realizar as mesmas atividades, de modo que a empresa terá a opção de redirecionar seus colaboradores para produções mais complexas, otimizando todo o fluxo operacional. 

Enquanto isso, sistemas mais inteligentes também são capazes de atuar junto de gestores e administradores, para encontrar soluções mais assertivas a partir de uma maior análise de dados. 

Por exemplo, plataformas integradas podem reunir informações financeiras em formatos gráficos, e apontar, com programação inteligente, as melhores estratégias para otimizar os recursos. 

Ou, ainda, conjuntos de inteligências artificiais poderão avaliar os resultados de campanhas de marketing, e criar, com base no algoritmo, soluções que sejam mais atrativas para o público. 

Em resumo, permitirá que a empresa otimize seu rendimento, reduza custos operacionais e ofereça serviços de maior qualidade, em menor tempo hábil e com práticas mais concretas, utilizando a tecnologia para auxiliar seus processos internos e externos. 

 

Principais tecnologias por trás da inteligência artificial 

homem utilizando óculos de realidade virtual e a Principais tecnologias por trás da inteligência artificial 

Uma vez que a inteligência artificial é formada por diferentes tecnologias, existem algumas modalidades que se destacam mais. Confira os principais sistemas por trás dessa inovação: 

Processamento de linguagem natural 

A princípio, o Processamento de Linguagem Natural procura realizar estudos e reproduções de processos ligados ao funcionamento da linguagem humana. 

Em outras palavras, sistemas inteligentes podem aprender linguagens de produção e comunicação, além de replicá-las em atividades como: 

  • Análise de dados; 
  • Reconhecimento de contextos; 
  • Extração de informações; 
  • Resumo de textos extensos; 
  • Interpretação de dados. 

Essa tecnologia é de vital importância no desenvolvimento da inteligência artificial, pois são as línguas naturais que permitem a conversão de dados para a linguagem computacional. 

Dessa forma, é preciso que as máquinas tenham plena compreensão da linguagem humana antes de transformar os sinais maternais em algoritmos binários. 

Uma vez que os sistemas realizam, satisfatoriamente, esses procedimentos, é possível dar continuidade a outras atividades, incluindo operações no universo corporativo. 

Por exemplo, para as empresas, esses sistemas podem ser usados para interpretar e elaborar relatórios e documentos. 

Ou, ainda, para realizar o monitoramento das máquinas, e interpretar relatórios de funcionamento para levar as informações para os devidos responsáveis. 

Deep Learning 

Enquanto isso, o Deep Learning, ou aprendizagem profunda, em tradução, é uma tecnologia que trabalha com o aprendizado da máquina. 

A partir de redes neurais que imitam a mente humana, ela se torna capaz de reconhecer e imitar padrões. 

Isso ocorre por meio de programações matemáticas e diversas camadas de dados, que se interligam para incentivar a ação autônoma da máquina. 

Basicamente, funciona como um treinamento para que a máquina execute atividades como se fosse um ser humano. Sua aplicação ocorre, principalmente, na identificação e reprodução visual de imagens, e reconhecimento de voz. 

É o princípio do Deep Learning que permite, por exemplo, a implementação de sistemas de reconhecimento facial em câmeras de monitoramento. 

No universo corporativo, máquinas que trabalham com essa tecnologia podem oferecer serviços de atendimento ao cliente de maneira ainda mais desenvolvida, além da automação de processos por comando de voz. 

Machine Learning 

Por fim, a inteligência artificial também conta com o Machine Learning, ou aprendizado de máquina. Que é de um dos sistemas mais comuns e estudados, que ensina as máquinas por meio de dados e padrões, de modo que ela possa tomar decisões como a mente humana. 

As plataformas de Machine Learning podem aprender por meio de dados, algoritmos e projeções, replicados em aplicativos inteligentes.Dessa forma, no futuro, elas poderão tomar decisões racionais com base nos padrões estudados anteriormente. 

As primeiras máquinas com essa tecnologia eram programadas para jogos de xadrez, por exemplo, ainda em meados da década de 1950.  

Atualmente, existem sistemas inteligentes capazes de criar soluções completas para uma problemática, além de replicar comportamentos de programação. 

Por exemplo, carros automáticos, que dirigem sozinhos, utilizam esse princípio. O sistema compreende os comandos básicos, e os replica em movimento. Assim, ele entende a hora que precisa parar, virar ou acelerar. 

Em empresas e indústrias, as máquinas de Machine Learning já ocupam espaços de operação, produzindo e verificando produtos por conta própria, sem necessidade de acompanhamento humano. 

 

Principais benefícios da inteligência artificial para negócios 

pessoas utilizando inteligência artificial Principais benefícios da inteligência artificial para negócios 

Depois de entender mais sobre inteligência artificial, existem algumas formas de utilizá-la a favor das empresas e obter benefícios interessantes para o seu negócio. 

Ainda existem diversos estudos relacionados à inteligência artificial, e grande parte dos sistemas ainda estão em fase de desenvolvimento.  

Contudo, algumas aplicações já podem ser implementadas satisfatoriamente em empresas e negócios comuns, podendo trazer resultados positivos. 

Veja algumas das principais vantagens que acompanham essas inovações: 

Tomadas de decisão mais assertivas 

Com os processos de análise de dados mais complexos que os sistemas de inteligência artificial proporcionam, é possível tomar decisões mais assertivas e estratégicas para a empresa. 

É possível reproduzir esse benefício em todos os setores da empresa. Por exemplo, na área financeira, sistemas inteligentes podem não apenas reunir os dados contábeis, como traçar previsões e comparativos em gráficos, para facilitar a visualização. 

No setor operacional, a inteligência artificial permite a automação de etapas inteiras, além do monitoramento para garantir a qualidade das máquinas, tomando decisões com base em sua produtividade. 

E, claro, o setor de atendimento ao cliente também é beneficiado, com soluções que agilizam todos os passos, desde o primeiro contato, até a compra efetiva. 

Além disso, todas essas ações podem ser elaboradas com uma base mais sólida, pois os sistemas identificam dados e padrões com um maior nível de precisão. 

Automação de rotinas 

Como mencionado, sistemas inteligentes também podem auxiliar as empresas na automação de suas rotinas. 

Isso permite transformar processos manuais em digitais, com mais autonomia e praticidade. Dessa forma, será possível otimizar o fluxo de trabalho e reduzir custos com mão de obra. 

Além disso, a automação de atividades também é uma área que se populariza no mercado empresarial, como negociações online por meio do comércio eletrônico. 

Atualmente, o segmento de compras virtuais tem se tornado o principal canal das empresas, e também aproveita os benefícios da inteligência artificial. Por exemplo, com atendimento automatizado e resolução de problemas com mercadorias. 

No entanto, o diferencial é que esses sistemas permitem essa inserção virtual com maior segurança e eficiência. 

Reduz as chances de erros 

De forma geral, procedimentos manuais são mais propensos a erros humanos e de logística.  

No entanto, essas probabilidades podem diminuir com o uso de inteligências artificiais. 

Isso se deve aos seus sistemas que são programados para atuar de maneira eficiente e assertiva, enquanto a análise de padrões possibilita que a máquina aprenda com possíveis erros, e não torne a repeti-los. 

Ainda, a automação de processos pode tornar as rotinas mais organizadas e com menos propensão a falhas. 

Otimização do atendimento ao público 

Outro benefício importante que a inteligência artificial oferece é um atendimento ao público mais otimizado, como mencionado anteriormente. 

Isso porque existem diferentes impactos nesse setor, que são significativos para as empresas. 

Em um primeiro momento, a comunicação direta com o público é otimizada. Já existem inúmeros sistemas inteligentes em operação, como chats e assistentes virtuais. 

Dessa forma, o cliente pode entrar em contato com a empresa sem esperar muito pela resposta, podendo, inclusive, ter seu problema resolvido nesta comunicação inicial. 

Além disso, sistemas de inteligência artificial também podem ser programados para realizar direcionamentos mais assertivos para equipes de atendimento humano. 

Isso não apenas agiliza os procedimentos da empresa, como oferece ao cliente uma experiência mais satisfatória. 

Proteção de dados 

Por fim, a inteligência artificial também está aumentando a proteção de dados em empresas, por meio de soluções que criam novas barreiras de segurança no acesso. 

Além de sistemas altamente protegidos, programas inteligentes também podem oferecer soluções personalizadas para o negócio, de modo a assegurar os dados da empresa e dos clientes com maior efetividade. Por exemplo, com o uso de Cloud Backup e servidores externos. 

Isso garante a proteção das informações em diferentes canais, o que também facilita a recuperação no caso de complicações. 

Ainda, vale ressaltar que o aumento dessa segurança pode ser feito com um melhor custo-benefício para o negócio. 

Inúmeras plataformas inteligentes oferecem mais de uma solução de segurança no mesmo pacote de serviços, algo vantajoso para as empresas que contratam esses produtos. 

 

O que esperar da inteligência artificial no universo corporativo? 

O que esperar da inteligência artificial no universo corporativo? 

Em termos gerais, a inteligência artificial ainda deve percorrer um longo caminho de pesquisas e desenvolvimento, para aprimorar, ainda mais, seus sistemas e programações. No entanto, já existem expectativas para essas tecnologias, especialmente no universo corporativo. 

No futuro, espera-se que a inteligência artificial proporcione uma convergência ainda maior de soluções digitais. Inúmeros nichos empresariais já estão aderindo a recursos inteligentes personalizados para suas demandas. Entretanto, o uso dessas ferramentas ainda mesclam processos manuais e virtuais em suas rotinas. 

Dessa forma, as perspectivas são de que os sistemas artificiais se tornem a principal fonte operacional das empresas, fornecendo soluções que otimizem a produção e a gestão interna em uma transição natural para o ambiente digital. 

A aplicação de máquinas inteligentes já é uma realidade em grandes corporações, principalmente em produções de larga escala, onde não é mais necessário utilizar mão de obra para embalar e enviar produtos, por exemplo. 

Contudo, essas soluções ainda são pouco acessíveis para negócios de menor porte. Assim, é possível esperar que a inteligência artificial se torne mais presente em outros nichos. 

Finalmente, as companhias poderão contar com soluções integradas, unidas a outras ferramentas, como a internet, e plataformas que permitem uma comunicação total na empresa. 

 

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