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Tecnologia Escrito por Algar Telecom | 16 de dezembro de 2022

Infraestrutura de TI, importância e dicas para implementar

Tempo de leitura: 8 minutos
Tempo de leitura: 8 minutos

O que é infraestrutura na área de TI, importância e dicas para implementar nas empresas.

A infraestrutura de TI tem papel fundamental em qualquer negócio, afinal reúne todos os componentes necessários para o funcionamento diário da organização.

Com a digitalização de processos cada vez mais presente no ambiente corporativo, garantir a eficiência, a segurança e a confiabilidade da rede é essencial.

Uma boa infraestrutura tem exatamente esses objetivos, atuando para melhorar a comunicação e otimizar as atividades da empresa.

Neste artigo, você vai entender como funciona e como implementar uma estrutura de qualidade. 

Boa leitura!

Conheça as soluções de gerenciamento de rede da Algar e otimize o controle de operações de TI na sua empresa

Leia também:

O que é uma infraestrutura de TI?

A infraestrutura de TI é o conjunto de equipamentos e sistemas tecnológicos necessários para executar atividades indispensáveis no funcionamento de uma empresa.

Ela é responsável por fornecer um conjunto completo de recursos para que os usuários finais possam interagir com os sistemas de tecnologia da informação. 

Para isso, a infraestrutura inclui todas as soluções que possibilitam a operação e o gerenciamento das redes, desde o hardware e o software até a rede de computadores e os servidores. 

A infraestrutura de Tecnologia da Informação também pode contar com dispositivos móveis, como laptops, tablets e smartphones, assim como abranger os sistemas de segurança da empresa, como firewall e criptografia

Qual é a importância da infraestrutura em TI para uma empresa?

No mundo cada vez mais conectado de hoje, a infraestrutura de TI é vital para o sucesso de qualquer empresa.

Ele é a espinha dorsal para todas as operações da empresa, permitindo que a equipe se comunique e colabore de forma eficaz, os clientes interajam com a organização e as trocas de informações sejam realizadas com segurança. 

Além disso, uma infraestrutura robusta também ajuda a proteger os dados da empresa contra ameaças externas. 

Essa segurança é crucial para todas as organizações, pois uma violação de dados pode resultar em perda de informações importantes ou até mesmo na divulgação de dados confidenciais. 

Benefícios da infraestrutura de TI

Benefícios da infraestrutura de TI

Como vimos, uma infraestrutura bem projetada de Tecnologia da Informação ajuda a garantir que os sistemas funcionem corretamente e de forma eficiente, facilitando a colaboração entre os funcionários e promovendo a segurança de dados.

Os benefícios da infraestrutura de TI não param por aí. Dentre as vantagens podemos destacar:

  • automatização de processos;
  • redução de custos operacionais;
  • melhora no atendimento ao cliente;
  • aumento na produtividade da equipe;
  • maior qualidade nos serviços prestados;
  • tomada de decisões mais ágil e assertiva;
  • identificação e solução rápida de problemas.

Além desses pontos positivos, vale ressaltar o papel de uma área de TI bem estruturada para a proteção e para o tratamento de dados, uma vez que os equipamentos e sistemas são fundamentais no processo de gerenciamento da informação.

Em suma, a infraestrutura em TI é essencial para o funcionamento diário da empresa. Sem ela, a organização não seria capaz de realizar suas atividades essenciais. 

Como funcionam os componentes da infraestrutura de TI?

A infraestrutura em TI conta com vários componentes com elementos independentes. Dentre eles, o hardware e o software se destacam como pilares para o funcionamento de outros sistemas.

Enquanto o hardware é a parte física da estrutura, o software são os comandos necessários para a operação das máquinas. 

Além deles, o sistema conta com outras soluções tecnológicas voltadas para o uso e gerenciamento das redes. 

Para conhecer os componentes mais importantes da infraestrutura de TI e entender como eles funcionam na prática, confira as explicações a seguir. 

Hardware

Quando falamos em hardware, estamos nos referindo a toda a parte física dos equipamentos. Ou seja, as peças que compõem um computador, por exemplo, são hardwares.

Esses componentes podem ser internos ou externos, sendo essenciais para o funcionamento das máquinas e, muitas vezes, atuando como uma ferramenta de otimização para aprimorar o desempenho.

Como exemplos de hardware, podemos citar:

  • monitor;
  • teclados;
  • roteadores;
  • placa de vídeo;
  • processadores.

Software

O software consiste em programas, scripts e aplicativos que funcionam como um guia para os hardwares – ou equipamentos, como computadores.

Eles são escritos em uma linguagem específica que fornece instruções ao computador. Essas instruções, ou códigos, dizem ao dispositivo o que fazer e como fazê-lo. 

Após traduzir esse código, o computador executa todas as instruções, linha por linha, produzindo o resultado desejado.

Ou seja, os softwares são todos os componentes responsáveis por indicar aos equipamentos como a operação deve ser executada. Alguns exemplos são:

  • editor de textos;
  • servidores da web;
  • navegador de internet;
  • sistema de ERP (Enterprise Resource Planning ou Sistema Integrado de Gestão Empresarial);
  • ferramenta de CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o cliente).

Gerenciamento de dados

O gerenciamento de dados é um dos principais serviços de infraestrutura de TI, envolvendo todos os processos de coleta, armazenamento, tratamento e uso das informações. 

Hoje, as empresas precisam lidar com um alto volume de dados e gerenciá-los com eficiência está entre os principais desafios da atualidade. 

Segundo o relatório “The Data Paradox”, realizado pela Dell Technologies, 70% das organizações entrevistadas afirmaram coletar dados mais rápido do que elas conseguem analisar e utilizar essas informações.

Contar com uma estrutura consistente de TI, com soluções eficientes para a gestão de dados, simplifica a coleta e o armazenamento dessas informações, além de garantir mais segurança a elas.

Redes

As redes também são parte essencial de uma boa infraestrutura em TI, uma vez que elas ficam responsáveis por promover acesso a todos os recursos e dispositivos do sistema.

Com função de conectar as soluções tecnológicas da empresa, a infraestrutura de rede possibilita o compartilhamento de informações, assim como o uso de todos os componentes de TI.

Servidores, cabos, data centers e os próprios computadores são exemplos de elementos da rede. 

Uma rede corporativa, por exemplo, deve ser capaz de conectar dispositivos internos e também fazer a conexão das máquinas com a rede exterior, permitindo a comunicação com clientes, fornecedores e parceiros. 

Serviços de infraestrutura de TI

A infraestrutura em TI não só permite o uso de sistemas e dispositivos, mas também atua para otimizar a performance de todos os recursos, garantindo o melhor funcionamento.

Para isso, os serviços oferecidos pela estrutura entram em ação. Entre eles, alguns dos mais importantes são:

Essas soluções tem como objetivo manter as configurações adequadas para cada objetivo da empresa, além de facilitar a comunicação e o gerenciamento das informações.

Quais são os tipos de infraestrutura do TI?

Quais são os tipos de infraestrutura do TI?

Na prática, existem diferentes tipos de infraestruturas de Tecnologia da Informação, sendo o modelo tradicional e o cloud os mais utilizados.

Com o avanço da tecnologia, novas soluções surgiram para facilitar o gerenciamento dessa estrutura da informação, como é o caso do modelo hiperconvergente.

A seguir, você vai conhecer melhor esses três tipos de infraestruturas e suas principais características para entender qual se aplica às necessidades da sua empresa.

Infraestrutura tradicional

O modelo tradicional reúne os componentes mais comuns de uma infraestrutura de TI, como computadores, data centers e ferramentas de armazenamento de dados, por exemplo.

Neste tipo de estrutura, a empresa fica responsável por abrigar e gerenciar todas as instalações, o que exige um espaço físico maior e requer um uso maior de energia.

Essas demandas encarecem a infraestrutura tradicional, por isso essa opção pode não ser a melhor para organizações que buscam otimizar os seus recursos financeiros e operacionais.

Infraestrutura na nuvem

A infraestrutura na nuvem, por outro lado, não exige um grande espaço físico para abrigar as instalações de TI: tudo é feito pelo sistema de cloud computing.

Ela funciona da mesma forma que o modelo tradicional, com a diferença de que os usuários podem acessar todos os recursos de computação por meio da internet. 

Os dados, as soluções e os recursos da rede ficam armazenados em um data center remoto, gerenciado por um provedor de serviços na nuvem.

Para usar esses serviços, normalmente a empresa faz um plano de assinatura mensal ou anual, garantindo o acesso a informações sem a necessidade de manter instalações físicas.

Apostar em uma migração para cloud computing reduzirá os custos da infraestrutura de TI sem perder a qualidade no gerenciamento dos dados.

Infraestrutura hiperconvergente

A infraestrutura hiperconvergente reúne as soluções de armazenamento, rede e computação em um só lugar, centralizando as atividades de TI. 

Com uma única interface definida por software, esse tipo de infraestrutura permite processos menos complexos do que os promovidos pelo modelo tradicional. 

Esse tipo de estrutura também garante mais flexibilidade e escalabilidade, facilitando a ampliação de recursos de TI. 

Como é uma infraestrutura de TI ideal?

A infraestrutura ideal de TI varia de acordo com as necessidades e os objetivos de cada empresa, por isso não existe um padrão absoluto. Entretanto, todas essas estruturas buscam objetivos em comum.

De maneira geral, modelos de TI bem estruturados são aqueles capazes de proporcionar segurança de dados, armazenamento de alto desempenho e WANs com bom gerenciamento de rede.

Além disso, infraestruturas de qualidade promovem a virtualização, garantindo servidores mais rápidos enquanto economiza energia. 

Como deve ser um processo de suporte de TI?

Para garantir um processo de suporte de TI eficaz, é importante seguir esses passos:

  1. Diagnóstico: o primeiro passo é analisar a situação atual do negócio para definir objetivos e traçar um plano de ação;
  2. Documentação: após uma auditoria, documente o cenário atual da infraestrutura de TI da organização de maneira detalhada;
  3. Plano de investimentos: a partir da análise documentada, defina as ações necessárias e as opções disponíveis dentro do orçamento da empresa;
  4. Atendimento a equipe de TI: estruture uma equipe de TI responsável pelo funcionamento da área, desde a execução de atividades até o monitoramento de resultados.

Como funciona o gerenciamento da infraestrutura de TI?

Como funciona a gestão de infraestrutura de ti?

A gestão de infraestrutura de TI é responsável por organizar e controlar todas as atividades, sistemas e recursos necessários para o funcionamento da área, bem como os colaboradores envolvidos nos processos.

Neste contexto, existem diferentes pontos de gerenciamento. Confira os mais comuns:

  • Gerenciamento da nuvem: controla tudo o que está armazenado e o que está em execução na nuvem, incluindo dados, usuários e serviços;
  • Gerenciamento da virtualização: disponibiliza uma interface integrada entre ambientes virtuais e hardwares utilizados pela empresa;
  • Gestão das operações de TI: inclui a implementação, monitoramento e otimização dos processos dentro da área de TI;
  • Gestão do sistema operacional: permite o controle e a supervisão de ambientes que usam o mesmo sistema operacional;
  • Automação da TI: cria e implementa processos para automatizar atividades manuais, otimizando o uso de sistemas de TI;
  • Gestão de API: responsável por organizar, controlar e analisar as APIs que conectam os dados em organizações e na nuvem;
  • Gerenciamento de riscos: responsável por identificar riscos e criar planos preventivos para evitá-los ou administrá-los de forma a minimizar os impactos;
  • Orquestração de containers: consiste no gerenciamento e implantação automatizada de rede dos containers;
  • Gerenciamento da configuração: tem a função de manter os sistemas funcionando de acordo com as configurações definidas.

Sua empresa precisa de serviços de infraestrutura de TI?

Qualquer negócio que queira prosperar deve investir em uma forte infraestrutura de TI. Se você faz parte desse time, pode contar com as soluções de gerenciamento de rede da Algar Telecom.

O SOC da Algar reúne várias ferramentas de segurança em um só lugar, garantindo a coleta de informações para detectar vulnerabilidades de forma ágil e solucioná-las da melhor maneira possível. 

Com atendimento 24×7, a sua equipe terá suporte técnico ilimitado via WhatsApp, e-mail e telefone para aproveitar ao máximo os recursos disponíveis.

Isso sem contar a emissão de relatórios periódicos com dados sobre tentativas de ataques e todas as vulnerabilidades identificadas – e solucionadas – pelo SOC.

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Conclusão

Ter uma infraestrutura de TI eficiente é fundamental para o funcionamento diário da empresa. Sem ela, o uso de dispositivos, a segurança de informações e a produtividade dos sistemas são prejudicados.

Como vimos neste artigo, é possível implementar infraestruturas tradicionais, na nuvem ou hiperconvergentes. O modelo ideal varia de acordo com as necessidades e objetivos de cada organização.

Entretanto, vale lembrar que uma estrutura de qualidade deve ser capaz de garantir a proteção de informações, reduzir os custos operacionais e otimizar o desempenho da rede.

Agora que você já sabe quais são as características fundamentais de uma boa infraestrutura em TI, não deixe de conhecer as soluções da Algar para entender como elas ajudam a sua empresa nesses processos.

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