Conheça como obter a certificação ITIL, uma das mais importantes de TI

Escrito por humanos

Mais que um diferencial, ela se tornou nos últimos tempos quase que uma obrigação para quem busca uma carreira brilhante em Tecnologia da Informação (TI). Estamos falando da certificação ITIL (Information Technology Infrastructure Library), o framework, ou biblioteca de práticas de gestão de TI, adotado como padrão no mundo todo.

A ITIL conta com funções e processos para que a área de TI foque no negócio no qual a empresa está estabelecida e possa desenvolver serviços com qualidade, agilidade e rapidez com preço justo. Sendo assim, o uso das práticas na ITIL contribui para que empresas e organizações, principalmente as altamente dependentes de TI, atinjam os objetivos de negócios. Pois, a ITIL fornece a documentação mais detalhada para processos de gerenciamento de serviços bem-sucedidos em uma organização de TI.

A certificação foi criada no final dos anos 80 pelo governo da Inglaterra por meio da Agência Central de Computação e Telecomunicações, cujo objetivo era organizar os processos na área de TI. Na década de 90, os resultados das empresas tornaram-se populares e outras adotaram as práticas.

Conheça os níveis de certificação ITIL

A ITIL fornece quatro níveis de certificação, a ITIL Foundation, a ITIL Advanced (Practitioner), a Intermediate e a ITIL Master. Cada uma tem a sua particularidade, mas é pré-requisito para a próxima.

A ITIL Foundation é considerada o “ensino fundamental” da ITIL. O objetivo é comprovar que o candidato tem conhecimento das melhores práticas para Gerenciamento de Serviços em TI e se domina a terminologia da ITIL. Ela é considerada o primeiro passo para avançar aos outros níveis das certificações, pois é pré-requisito.

No caso da ITIL Advanced (Practitioner), você terá que fazer um curso em instituições educacionais que são autorizadas e, ao final, prestar a prova. Aqui, além de Gerenciamento de Serviços, você também terá de comprovar o seu conhecimento em Incidentes e Service Desk.

Já no Nível Intermediário (Intermediate) é feita a divisão em duas diferentes áreas, a Service Lifecyce, que detalha o ciclo de vida de um serviço e a Service Capability que estuda os processos e funções dentro de uma empresa ou instituição. Nesse caso, você precisará fazer um curso especializado para conseguir se certificar com mais facilmente. 

A ITIL Master é o maior nível de certificação e comprova todo o seu conhecimento profundo nas práticas da ITIL. É indicada para executivos ou gerentes, que tem atuação sênior ou experiência de mais de 5 anos. Para conquistar a certificação você terá que fazer um curso com duração de duas semanas.

Como faço para tirar a certificação?

Para cada nível de certificação é preciso fazer uma prova aplicada por instituições autorizadas como EXIN e ISEB. No caso da Foundation, por exemplo, custa 205 dólares presencial e 223 dólares online.

Você terá de responder 40 perguntas em 60 minutos. Essas perguntas são no estilo teste, para que você realmente comprove o seu conhecimento e seja aprovado, terá de ter 65% de acerto. Lembrando que dominar o inglês é requisito básico para um profissional de TI, mas se você está em falta, existe uma opção em português para fazer a prova.

Os níveis Advanced (Practitioner) e Intermediate exigem cursos nas instituições credenciadas pela Axelos, detentora da ITIL. Nesta fase ela pode custar uma média de R$ 3 mil.

No caso da ITIL Master, se você se encaixar no pré-requisito, terá de elaborar uma proposta de adoção da ITIL® em uma situação real. Caso seja aprovada, você ainda terá de apresentá-la a uma banca de avaliadores. Aqui os custos, incluindo os gastos com pesquisas e cursos, chega a R$ 18 mil.

A importância de ser certificado

O número de pessoas que possuem a certificação tem crescido cada vez mais. Em 2014 o site APinfo fez um levantamento das certificações dos profissionais de tecnologia mais frequentes. Ao todo, 22.233 pessoas responderam à pesquisa. Desse total, 36% dos profissionais que têm alguma certificação são certificados em ITIL, contra 30% em 2012 e 12% em 2010. Dado que demonstra o crescimento do interesse dos profissionais pela certificação.

Esse interesse crescente tem explicação. Um dos pontos é a carreira em TI ser considerada a melhor dos últimos tempos e a segunda e a exigência da certificação por parte das empresas na hora de fazer a contratação.

Há ainda o fator de que a ITIL é base para outras certificações complementares como a ISO 20000 e Cobit. A ITIL é adequada para diferentes cargos, como service desk, suporte técnico, desenvolvimento, operações e data center.

Para os profissionais de TI, essa certificação é de extrema importância, tendo em vista que comprova ao mercado que você domina perfeitamente o uso da plataforma ITIL e sabe como aplicar o conhecimento para fazer o Gerenciamento dos Serviços de TI em diferentes portes.

Sem contar que o ITIL oferece conhecimento, em livros ou descrições, para que adote boas práticas e as desenvolva com foco no aprimoramento e adaptação dos procedimentos para solucionar os problemas reais do dia a dia e aplicá-los na empresa em que trabalha. Podendo assim, agilizar o seu trabalho e te colocar em situação de destaque.  

Outro ponto interessante é que você não precisa necessariamente trabalhar com processos ou gestão de serviços. Um analista de Service Desk, ao ser certificado, terá uma noção elevada sobre as vantagens de fazer o registro de cada chamada, de disseminar o conhecimento e ainda dos motivos que levam o Service Desk a ser o primeiro contato com os usuários.

No caso de um gerente de projetos ou de negócios, a certificação irá beneficiá-lo porque ele poderá identificar e especificar quais são os serviços mais coerentes com relação ao nível esperado pelo cliente. Sendo assim, as decisões são mais assertivas e garantem bons resultados.

Faça seu marketing pessoal

Quem tem essa certificação deve se beneficar do bom e velho marketing pessoal. Não se esqueça de divulgar, em suas assinaturas de e-mail ou cartões de visitas, que você é um especialista certificado. Isso significa que você é diferente dos demais e adota boas práticas.

Conheça mais sobre Governança de TI e as boas práticas para o seu negócio.

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