Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Como utilizar DevOps para aumentar a produtividade do seu time de TI

Cristina Cruz | 13 de outubro de 2016

Um alinhamento entre as equipes de desenvolvimento e operações com o intuito de acelerar as entregas mas sem perder de vista o alto grau de qualidade: essa é a principal finalidade do DevOps, uma cultura que nasceu para suprir uma necessidade de aumentar a agilidade das demandas de projetos do setor de TI. Portanto, trata-se de uma cultura baseada na colaboração, em que todos trabalham juntos para atingir os objetivos específicos de cada projeto.

O movimento DevOps tem ganhado visibilidade dentro do mundo corporativo por colocar softwares em produção com uma frequência maior e índice menor de erros em relação aos modelos tradicionais comumente adotados pelo mercado. E esses resultados só são possíveis porque há uma atenção especial voltada para a comunicação e integração entre desenvolvedores de softwares e os administradores de infraestrutura de TI.

Por volta de 2009, com o surgimento de muitas metodologias de gestão, produtividade e eficiência voltadas para serviços de tecnologia, como Agile e Lean, uma série de eventos para discutir a aplicação dessas correntes de pensamento começou a ser realizada pelo mundo. Logo, todas essas correntes de pensamento transformaram-se na filosofia por trás do DevOps, que através de ferramentas, responsabilidades compartilhadas e confiança entre desenvolvimento e infraestrutura consegue garantir entregas contínuas de forma organizada e eficiente.

Os 4 eixos do DevOps

O criador do termo DevOps,  Patrick Debois, diz que essa cultura pode ser descrita a partir de 4 eixos centrais, que são: cultura, automação, avaliação e compartilhamento. Dentro de cada um desses eixos, existem temáticas que direcionam o método de trabalho e que são segmentadas da seguinte maneira:

1) Cultura

  • Colaboração
  • Fim das divisões
  • Relação saudável entre as áreas
  • Mudança de comportamento

2) Automação

  • Deploy
  • Controle
  • Monitoração
  • Gerência de configuração
  • Orquestração

3) Avaliação

  • Métricas
  • Medições
  • Performance
  • Logs e integração

4) Compartilhamento

  • O feedback é tudo
  • Boa comunicação entre a equipe

Os principais benefícios da cultura DevOps

Os projetos conduzidos a partir do DevOps são pautados pela otimização de tempo e esforço de desenvolvimento e a colaboração mútua entre os times de Dev e Infra. Seguindo essa filosofia de trabalho, conheça quais são os principais benefícios de se adotar essa cultura para os negócios de TI:

1) Integração e redução de tempo nos projetos de TI

O trabalho com DevOps faz com que a integração a tendências, como Cloud Computing, PaaS, SaaS e IaaS, diminua de forma considerável os custos operacionais, além de facilitar a rotina das equipes de trabalho, uma vez que as ferramentas de compartilhamento e engajamento tornam-se mais amplas. Com isso, é possível criar um modelo mais produtivo e eficiente dentro das empresas, levando a uma diminuição no tempo de desenvolvimento dos projetos de TI.

2) Melhor aproveitamento de recursos e processos

Alterar a forma de trabalho dos times responsáveis por desenvolver, testar e implementar softwares, com base nos princípios do DevOps, garante uma redução no que diz respeito ao esforço de entrega dos projetos, além de aumentar o tempo de resposta de possíveis problemas apresentados pelas soluções recém-desenvolvidas. Outro grande benefício é a diminuição do índice de ajustes e até de retrabalho que são passíveis de acontecer em projetos que são divididos em muitas etapas e que não prezam por entregas intermediárias, ou seja, por pequenas entregas ao longo do desenvolvimento do projeto.

3) Intervenção proativa

Com o DevOps, é possível integrar, de forma mais fácil, os times envolvidos em um mesmo projeto, e os possíveis problemas que possam aparecer ao longo do trabalho são resolvidos em conjunto, sempre com o foco nas melhores soluções. Além disso, a detecção de possíveis falhas, com o método de pequenas entregas e não do projeto todo de uma única vez, contribui para a otimização de custos e tempo. Ou seja, essas medidas proativas garantem a eficiência e qualidade prezada por essa cultura, transformando o modo como a empresa faz seus negócios.

É preciso mudanças operacionais

O DevOps não é apenas uma metodologia ou um conjunto de práticas e ferramentas, mas uma reavaliação sobre o papel do setor de TI dentro da empresa. Por isso, sua adoção não acontece repentinamente: é preciso investir em mudanças organizacionais. E o primeiro passo desta jornada requer muito cuidado, uma vez que cair na armadilha de adquirir um conjunto de ferramentas de testes ou provisionamento, achando que só isso basta para transformar a cultura de trabalho da empresa, é um erro comum cometido pelas corporações. Diante disso, as principais mudanças operacionais necessárias são:

  • Modelo de serviço integrado: O processo tradicional concentra as mudanças e faz todas as entregas de uma única vez. O DevOps entende que no mundo dos negócios as transformações se dão de maneira tão rápida e frequente que esperar essa acúmulo representa um risco eminente para a empresa.
  • Times multifuncionais: Para que um ambiente de DevOps funcione da maneira esperada, é importante que o time de TI seja formado por equipes de trabalho multifuncionais, ou seja, que sejam responsáveis por servidores, rede, desenvolvimento, testes, entre outros. Times multifuncionais respondem pelo bom desempenho e pelo alcance dos objetivos dos clientes finais do negócio.
  • Quadro de gestão: Um quadro de gestão é extremamente necessário, uma vez que essa cultura torna padrão o ambiente de desenvolvimento e controla, com maior facilidade, processos e tarefas inerentes à documentação de programas, emissão de relatórios, entre outros.

É possível concluir então que o DevOps atua como um operador de mudanças, integrando desenvolvimento e operações, e requer investimento em conhecimento e atualização constante. E você, já conhecia essa cultura que promete conferir maior eficiência aos projetos de TI? Compartilhe conosco suas experiências.  

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: