Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Velocidade e estabilidade: Link dedicado é a solução para a sua MPE?

Redator MPE | 28 de novembro de 2017

Já se tornou impossível pensar que um empreendimento moderno pode atingir o máximo de sucesso sem fazer uso da internet.  A importância desta ferramenta para o mundo dos negócios é indescritível, com possibilidades incontáveis e cada dia mais surpreendentes em seu uso.

Aumentar a produtividade, aproximar-se do cliente, armazenar e gerir dados essenciais, integrar os processos de produção e estender a atuação no mercado são apenas algumas de suas aplicações no dia a dia empresarial.

Para algumas pequenas e médias empresas, sobretudo as relacionadas à tecnologia e ao comércio online, uma hora sem internet já pode significar perdas consideráveis e irreversíveis. Por isso, são recorrentes entre gestores as queixas envolvendo os planos de internet. Os principais problemas relatados são a baixa velocidade, as quedas de conexão e a dificuldade de desempenho em momentos de pico.

O que muitos não sabem é que existem dois tipos básicos de conexão disponíveis, que se diferem na relação entre usuários e servidores. Além do tradicional modelo de banda larga compartilhada, há o link dedicado. Mas como entender as diferenças e escolher a melhor opção para cada tipo de negócio?

Desvantagens de uma conexão compartilhada

A conexão compartilhada refere-se à internet banda larga convencional, indicada para residências e pequenos negócios onde a rede não precisa atuar em velocidade máxima em tempo integral. Neste tipo de tecnologia, os computadores e dispositivos mobile estão conectados a um mesmo provedor de internet. É como se fosse um único distribuidor de sinal compartilhado que divide a conexão com todos os usuários.

De um modo simplificado, as empresas, residências e demais pontos de acesso competem pelo mesmo provedor. Ou seja, quanto mais pessoas estiverem fazendo uso da rede, mais o sinal será repartido e, consequentemente, a velocidade de conexão será reduzida. O problema acentua-se, principalmente, em momentos com alta demanda de acesso, como os horários de pico de produção comercial.

Para empreendimentos, isso pode ter efeitos prejudiciais diretamente ligados à produção, uma vez que nos momentos em que precisam de mais efetividade de rede, é justamente quando dispõem do menor desempenho de banda.

Outro aspecto negativo é a sua velocidade assimétrica entre downloads e uploads. Em alguns planos, o desempenho em subir arquivos e mídias pode ser nove vezes mais lento do que o obtido quando esses arquivos estão sendo baixados. Isso afeta serviços como videoconferências e backup em nuvem.

Além da menor fluidez no compartilhamento de dados, este sinal, de uma forma geral, está constantemente sujeito a falhas, com maior índice de queda de conexões pelos mais variados fatores.

O link dedicado e seu desempenho diferenciado

Uma conexão à internet é uma troca de dados com um provedor. Enquanto nas tecnologias convencionais de banda, o usuário divide o desempenho do servidor com os demais assinantes, no link dedicado, a situação é inversa. Uma empresa que faz uso desse recurso possui, à sua disposição, um sistema exclusivo de conexão, o que garante uma longa lista de vantagens.

Em uma analogia, é como se a internet compartilhada fosse uma rua com largo congestionamento em horários de pico, aumentando consideravelmente o tempo e a dificuldade para quem a utiliza. Ao passo que no link dedicado é como se todos os demais veículos fossem eliminados, o que garante uma otimização considerável de tempo e eficiência para o usuário.

A adoção de uma conexão dedicada é essencial para negócios que precisam de uma excelente velocidade de conexão em tempo integral, com alta performance e estabilidade no compartilhamento de dados. Quem escolhe esse plano, além de ter a velocidade maior, tem garantia de poder usufruir, ao longo de todo o dia, do pico de velocidade real que está contratando.

Um bom serviço de link dedicado também garante IPs fixos, o que assegura a total estabilidade nos sites controlados pela empresa, mesmo quando recebem um altíssimo número de visitantes ao mesmo tempo. Além disso, os dados compartilhados podem ficar muitos seguros com serviços de certificação.  

A instalação deste recurso não é feita de forma instantânea como na contratação de uma banda larga compartilhada. Antes de tudo, um gestor precisa solicitar, junto à empresa contratada, um estudo de viabilidade daquela tecnologia. O relatório vai poder determinar as melhores características da instalação para atender as reais necessidades de um negócio, evitando gastos desnecessários ou equivocados.

Escolhendo a melhor opção de link dedicado

Ao decidir fazer uso de um link dedicado, como em qualquer outro investimento, um gestor precisa estar certo de que fez a melhor escolha dentre as opções de mercado. Uma alternativa errada pode acarretar problemas em vez de soluções. É essencial, então, saber diferenciar os melhores prestadores de serviço, capazes de oferecer aquilo a que se propõem.

Durante a contratação do plano, alguns pontos precisam ser analisados. O item mais básico é saber se o parceiro contratado é capaz de realmente fornecer uma internet de alta velocidade de uma forma confiável e permanente. Conversar com outros gestores que já fazem uso do serviço e procurar por produtos reconhecidos historicamente por sua boa atuação no ramo são algumas dicas para uma escolha acertada.

Apesar de uma conexão dedicada, por si só, demandar muito menos intervenções técnicas devido à sua natural estabilidade, é impossível abrir mão de um suporte integral em caso de quaisquer eventualidades, com garantia de correção de problemas em tempo ágil.

A solução dedicada da Algar Telecom é uma ótima opção por ser resultado de constantes investimentos e pesquisas de ponta para otimizar a conexão de empresas que necessitam de desempenho máximo de internet. Alguns de seus aspectos diferenciais são o suporte técnico 24h por dia, a possibilidade de fornecimento de IPs válidos e fixos, além da garantia de eficiência nas transações eletrônicas estabelecidas com funcionários, clientes e parceiros.

A Algar Telecom foi além e também disponibilizou o serviço diferenciado de internet sob demanda. Trata-se de uma solução perfeita para quem precisa de internet reforçada em determinados períodos de tempo. Isso facilita a rotina de uma série de empreendimentos cuja demanda é maior ou menor a depender da época do ano.

Como está a conectividade de sua empresa? Depois de ler esse artigo, você tem muito mais recursos para escolher qual é a melhor opção de plano para atender às necessidades de seu negócio. Lembre-se que uma boa conectividade representa um grande passo em busca do sucesso de um empreendimento. Quer conhecer os produtos da Algar Telecom para sua MPE? Acesse: https://compre.algartelecom.com.br/ ou agende uma visita com nossos consultores.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: