Como melhorar o sinal do Wi-Fi? Veja 7 dicas da Algar!

Saber como melhorar o sinal do WiFi pode ser crucial para sua rotina de trabalho, lazer na internet ou estudo. Afinal, o sinal do WiFi varia por inúmeros fatores, que vão desde o tamanho da casa e sua estrutura até o número de conexões e a qualidade da provedora, além dos seus equipamentos e serviços utilizados.

Aumentar o sinal WiFi significa melhorar a sua conexão, mesmo quando está distante do seu roteador. Quanto mais forte o seu sinal, maior será a liberdade para utilizar a internet banda larga residencial, independente de onde estiver em sua própria residência.

Por isso, conhecer as dicas, práticas e métodos de como obter sinal WiFi mais forte é essencial para sua experiência online. Confira a seguir!

1. Mude o seu roteador de lugar

Um dos melhores e mais práticos métodos é mudar de lugar o seu roteador e colocá-lo em uma posição estratégica. Esta posição varia bastante conforme a arquitetura de cada casa e também da necessidade do seu dia a dia.

Existem usuários que não necessitam de um sinal forte em todos os cômodos ou áreas de sua casa e preferem algo mais concentrado, por exemplo. Neste caso, é ideal que o roteador esteja colocado exatamente no cômodo de interesse da pessoa, geralmente um escritório ou quarto.

No entanto, há aquelas casas maiores, especialmente de famílias com bastante membros, onde o ideal é o roteador estar em um local estratégico onde o sinal é ampliado para todos os espaços, como um local mais central do ambiente. Ao mesmo tempo, ele não pode ficar separado por muitas paredes do cômodo em que você mais usa a internet.

2. Utilize um extensor de alcance

Extensores são uma forma prática de como aumentar o alcance do WiFi, e assim como o roteador, devem ser colocados em lugares específicos. Mas é importante entender que extensores de sinal não são uma forma de melhorar WiFi em si, somente aumentam seu alcance para mais cômodos.

O ideal é contar sempre com uma provedora que forneça uma banda larga de qualidade e também com aparelhos, fibras e outros materiais de excelentes condições. Só desta maneira que você pode melhorar o sinal de WiFi da sua casa e combiná-lo a um extensor.

3. Verifique se há algum tipo de interrupção do sinal

Dentro de sua casa pode haver diversos obstáculos para o sinal do seu WiFi o que pode prejudicar sua experiência. Paredes são os mais clássicos, mas não são os únicos. Também há várias estruturas, objetos e até algumas atividades podem prejudicar seu WiFi — como, por exemplo:

  • Aquários;
  • Espelhos;
  • Telas LCD;
  • Dispositivos micro-ondas;
  • Cabos desprotegidos.

Em empresas ou locais maiores, onde há correntes de água, o sinal pode ser ainda mais prejudicado. Leve esses obstáculos em consideração ao estudar como melhorar o sinal do WiFi, pois eles podem prejudicar bastante o sinal sem fio.

4. Entenda se o seu roteador está utilizando o melhor canal de acesso

Seu roteador tem diversos canais possíveis para se conectar e há aqueles mais populares que frequentemente se tornam congestionados. É necessário analisar se seu roteador está conectado em um canal mais popular, com bastante acessos. Caso esteja, pode ser que sua internet banda larga fique lenta.

Verifique com sua operadora de internet se há possibilidade de mudar o canal para melhorar o WiFi. É necessário contar com o apoio de um especialista para realizar essa mudança: o técnico irá encontrar o canal menos congestionado para seu WiFi e sinal de internet no geral.

5. Veja se o cabo não está estragado

É comum que sinais de WiFi sejam prejudicados por meio de um cabo de má qualidade. Seja o cabo de fibra óptica que sai do poste até seu modem, ou até mesmo do modem até o roteador, neste caso é o cabo ethernet. A internet depende desses cabos para se conectar e estabelecer um sinal estável.

Quando estes cabos se encontram em péssimo estado, é difícil haver estabilidade no sinal. Consequentemente, sem um sinal estável é praticamente impossível um WiFi de qualidade. Se este for o caso de sua conexão, então é fundamental entrar em contato com sua provedora e solicitar uma vistoria.

6. Confira se a potência do roteador não é fraca

Cada roteador tem uma potência específica que pode influenciar, e muito, o resultado do seu WiFi, especialmente do alcance. Em certos casos, até mesmo a estabilidade da conexão e sua qualidade é diretamente impactada.

Ao procurar uma provedora, procure aquelas que oferecem um roteador de ótima qualidade. Também há sempre a possibilidade de comprar roteadores e substituir o padrão oferecido, especialmente quando é necessário atualizar o setup de sua internet.

7. Contrate o serviço Casa ON da Algar

Para ter um ótimo sinal WiFi, procure uma provedora de qualidade como a Algar, especialmente o serviço Casa ON. Ele é uma solução definitiva para os que sofrem com um sinal WiFi ruim, porque os profissionais da Algar estudam sua casa antes de instalar seus roteadores.

No caso deste serviço, os profissionais colocam roteadores em locais estratégicos, que ampliam o sinal para todas as áreas da sua casa, empresa ou onde precisar. Esta solução exclusiva da Algar se soma ao pacote completo de soluções oferecidas. Entre outros benefícios da provedora podemos citar:

Sinal estável em todos os cômodos

Um bom WiFi não tem apenas velocidade, mas a mantém em vários cômodos e horários diferentes. Quando uma estratégia para melhorar o sinal da internet sem fio é colocada em prática, ela não deve apenas cuidar para haver um sinal decente em sua casa, mas também que ele seja constante em todos os cômodos. O serviço da Algar Casa ON oferece essa conexão!

Modelo de casa

Suporte 24

Se você tiver qualquer problema com sua conexão, a Algar tem profissionais prontos para te atender em qualquer horário, além de haver um canal pronto para tirar suas dúvidas e oferecer ajuda com sua conexão e internet de maneira geral.

Liberdade para toda a família

O melhor da Casa ON é favorecer a toda a sua família o melhor serviço WiFi. Sem dúvidas, o Casa ON da Algar é a solução definitiva para garantir um ótimo sinal para sua casa!

A solução é prática e muito fácil de ser contratada. Basta entrar na página e solicitar, e em poucos dias ou horas os profissionais da Algar já estarão em sua residência para te ajudar.

Avalie este post

Deixe um comentário