1. Home
  2. /
  3. Soluções
  4. /
  5. Sabe qual o melhor nome para seu negócio?


Artigos Escrito por Algar Telecom | 8 de outubro de 2015

Sabe qual o melhor nome para seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos
Tempo de leitura: 3 minutos

De todas os desafios na hora de abrir uma empresa, talvez o mais difícil é a criação de um nome. Com mais de dezoito milhões de empresas somente no Brasil, é complicado pensar em algo inédito e que traduza a essência que o empreendedor quer transmitir. Por isso, é fundamental pesquisar e contar com a ajuda de especialistas para encontrar aquele nome que vai marcar sua empresa no mercado. Confira algumas dicas elencadas pelo Endeavor Brasil para criar um nome inesquecível.

Defina sua visão e objetivos: o primeiro passo é definir exatamente o que sua empresa faz e o que ela quer entregar como valor para os consumidores. Isso é a Visão do seu negócio: onde você quer chegar e o que você quer ser. Esse diferencial também conta para a identidade visual e o nome da empresa.

Seja diferente: alguma característica no seu negócio faz com que ele seja único, mesmo entre tantas empresas, e isso pode ser mostrado no nome. E você pode se diferenciar de diferentes formas: por segmento – utilizar algum termo relacionado ao negócio, por exemplo, 99Táxis; por regionalização – se seu negócio é local, você pode utilizar essa estratégia, por exemplo, Hotel Praia do Forte; por público – foque no seu público específico e use isso no nome, por exemplo, Geek Store; por produto – dê a ideia exata do que você vende ou do que é o seu negócio já no nome, isso marca para o consumidor, por exemplo, Casa do Pão de Queijo; por inovação – se vai lançar um novo produto ou serviço inovador no mercado, a ideia é ter um nome criativo, que mostre a inovação, por exemplo, o Instagram.

Curto e direto: nomes curtos e até siglas são ótimos para memorizar e falar. Uma dica é tentar utilizar as inicias do dono ou do produto ou mesmo simplificar o nome longo com as iniciais na marca, por exemplo, GM – General Motors, C&A – Clemens e August Brenninkmeijer, dentre outros.

Converse com o público: uma boa tática é buscar o público, mostrar a ele as opções de nomes disponíveis e os deixar falar, para ver como fica a pronúncia e o que o nome indica que a empresa fará. Nem sempre o nome entrega o produto ou serviço, mas é importante que seja forte e fácil, para que todos identifiquem.

Pesquise muito: a pesquisa é um passo fundamental para chegar a um nome de sucesso. Observar como os concorrentes comunicam, quais nomes e cores utilizam, além de avaliar o público que seu negócio quer atingir, para saber quais seus costumes, hobbies e o que eles falam. Se for uma empresa internacional, é bom saber como o nome será pronunciado em outros lugares e se o significado não ficará deturpado de acordo com a língua, para não fugir à ideia original.

Faça um brainstorm: por fim, junte as várias ideias e marque uma reunião para discutir e selecionar o melhor nome. Você pode chamar qualquer pessoa que considere importante para sua empresa ou amigos que tenham boas ideias. Não descarte nenhuma, pois todas podem dar certo.

Verifique se o nome está disponível: o mais importante de tudo é conferir o registro de marcas e patentes para ter certeza que o nome escolhido é original e não foi usado por outra empresa. Isso pode ser feito pela ferramenta do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual): http://materiais.wedologos.com.br/busca-inpi . Também confira se o domínio para o seu site está disponível: http://www.uolhost.uol.com.br/registro-de-dominio.html#rmcl

Agora, é só anotar todas as suas ideias, seguir os passos acima e criar um nome incrível para seu negócio!

empresas

Deixe seu comentário