Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Por que realizar o backup é essencial para as MPEs

Algar Telecom | 29 de dezembro de 2016

Basicamente, processos de backup podem existir manualmente ou automaticamente. O manual é quando se copia manualmente arquivos para, por exemplo, um HD externo. Esse tipo de backup é muito utilizado por quem não quer perder seus arquivos, mas não tem muitos arquivos para copiar.

Para empresas, são recomendadas as opções de backup automático. Esse geralmente requer algum investimento, mas o benefício faz com que valha a pena. Eles são mais seguros e confiáveis pelo simples fato de deixarem cópias arquivadas em ambiente externo — que inclusive é livre de processos manuais.

Confira alguns dos motivos para que você invista no backup o mais rápido possível:

Nunca mais corra o risco de perder os arquivos

Caso você de fato tenha complicações como a de perder todos os arquivos da empresa, só o backup poderá resolver seu problema! Com um bom backup, você terá salvos todos os arquivos, de modo que será possível recuperar os dados. Dependendo do serviço contratado, ou caso os dados sejam armazenados na nuvem, você pode obtê-los de volta muito rapidamente.

Não se preocupe com falhas humanas

Como mencionado acima, os processos de backup para empresas geralmente são automatizados. O que acaba com a possibilidade de ocorrerem falhas humanas. Por isso, se os arquivos são essenciais para a continuação do trabalho, procure entender como automatizar uma atividade como essa e, assim, reduzir as preocupações. Dessa forma, você garantirá a integridade das informações geradas pela sua organização.

Concentre tudo em um só lugar

Além da segurança e da fácil recuperação, ter os dados em um só lugar auxilia na organização e gestão das informações empresariais. Deixar os arquivos espalhados por diversos computadores pode ser um problema quando alguém precisar deles. A melhor opção é centralizar tudo para ter uma estrutura enxuta e pronta para atender às necessidades da empresa da melhor maneira possível.

Não espere o pior acontecer

Backup significa segurança. Ter uma cópia segura de seus arquivos está diretamente relacionado à segurança da informação e essa deve ser uma das prioridades do seu negócio. Principalmente no que se refere a dados financeiros de clientes, ou mesmo a informações sobre projetos ou a tomadas de decisão especiais. As máquinas nunca estarão completamente imunes a vírus, defeitos ou acidentes, e, por isso, vale a pena investir em um bom backup.

Ter cópias seguras dos arquivos de sua empresa é extremamente importante. Por isso, fazer backup periodicamente pode, em muitos casos, ser a salvação do negócio. Compartilhe conosco sua opinião sobre o tema!

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: