Receba conteúdo diretamente no Messenger Podcasts exclusivos, direto no Spotify

Monitoramento de rede: qual a sua função na segurança de TI

Algar Telecom | 5 de julho de 2018

Conforme temos uma evolução nos sistemas de TI, maior se torna a necessidade de desenvolver meios de fornecer segurança no ambiente. Com dados navegando em diversas redes ao mesmo tempo, inclusive em nuvem, uma grande solução é buscar as ferramentas de monitoramento de rede para ajudar nessa área.

Mas você sabe como funciona na prática a atividade de monitoramento de rede? E entende como essa ação é importante para o meio corporativo ter total segurança nas várias informações geradas diariamente? Então o nosso conteúdo pode te ajudar.

Confira agora mais informações sobre a importância da segurança da informação dentro das organizações e como o monitoramento de rede é essencial para alcançar esse grande objetivo.

O que de fato é o monitoramento de rede?

O termo monitoramento de rede se refere a um tipo de sistema que monitora redes de computadores e de outros aparelhos em busca de problemas. Esses problemas são de ordem mais sensível, como: funcionamentos mais lentos ou com falha de execução em si.
Se algum desses problemas forem identificados, o sistema alerta os administradores de rede diretamente ou por meio de um outro sistema de suporte, para que eles possam resolver o problema o mais rápido possível e evitar que eles possam provocar outros prejuízos na prática.

Então, percebe como esse trabalho pode ser importante para todos que trabalham com essas ações? O monitoramento de rede precisa ser uma atividade constante em todo e qualquer negócio, independentemente do nível de atuação e tipo de mercado.

Qual a sua real importância para a segurança de TI?

Com o aumento e evolução do setor de TI dentro das empresas, surge a necessidade de desenvolver sistemas de redes completamente seguros, rápidos e que ofereçam grandes diferenciais competitivo para os negócios, como a integração entre os principais serviços utilizados no dia a dia.

É com essa compreensão importante, de que essa parte da empresa funciona como uma interligação entre áreas e atividades, que percebemos também a necessidade de implementar ações para segurança em TI.

Sem esse cuidado, fica difícil implementar ações de segurança de informações, que para sua empresa deve ser vista como um dos principais focos de atuação.

Como o monitoramento de rede pode ser aplicado na prática?

Com o entendimento que temos até aqui, já conseguimos perceber que manter um bom gerenciamento desta área em um negócio pode ser algo realmente complexo, mas extremamente necessário.

Mas na prática, existem ferramentas que podem ajudar a colocar em prática o monitoramento de rede. Temos alguns exemplos delas que pode utilizar o quanto antes no seu negócio:

Outsourcing

Para não se preocupar com os problemas de rede que demandam bastante atenção, você pode optar por um serviço de Outsourcing. Dessa forma, é possível contar com total apoio da empresa que presta esse serviço e traz diversas vantagens que antes não existiam para sua rede.

Entre essas vantagens estão a análise e recomendações de segurança da rede, além da análise de tendência e perfil de tráfego. Essas ações ajudam todas as empresas a evitar preocupações com os contratempos que os problemas de rede podem causar.

Gostou de saber mais sobre o papel do monitoramento de rede para os negócios, principalmente focada na segurança em TI? Então, acompanhe também as novidades do nosso blog , o lugar ideal para ficar por dentro de todas as novidades em relação a tecnologia, negócios e novas tendências do mercado.

Posts relacionados:

Para melhorar sua experiência,
selecione um perfil de conteúdo: